Pular para o conteúdo principal

Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:27

  

Colossenses 1.27

27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; 


27 -  aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; - Eis o segredo da satisfação e do sentimento de "guerra vencida" que o apóstolo faz menção nos versículos anteriores.

Deus quis revelar, quis mostrar a riqueza de sua glória ao homem. Ele quis mostrar o esplendor de sua grandeza e magnificência de  modo que a humanidade pudesse ter uma boa noção de quão glorioso é Deus. E como Deus fez isso? Ele escancarou as portas dos céus para os gentios! As portas que outrora ficavam abertas só para o povo de Israel, o povo de sacerdotes escolhidos.

E isso claramente provocou a fúria de muitos judeus. Afinal eles eram o povo escolhido desde a chamada de Abraão e agora, de uma maneira totalmente inesperada , Deus abre as portas da salvação para todos os povos do mundo.  E isso provocou ciúmes no povo judeu (Rm 11.11). Agora o Senhor não teria mais em Israel um povo exclusivo, mas chamaria para si um povo diferente, separado entre toda a classe de pessoa do mundo. Pobres e ricos, chineses, africanos e indígenas, mulheres e crianças, escravos e livres, gregos e romanos; enfim, toda classe de pessoa. 

E qual é a certeza de que os colossenses ( gentios e judeus) que estavam recebendo a carta, receberiam a promessa de salvação, de vida eterna? Paulo responde com um sonoro:

Cristo em vós, a esperança da glória!

É exatamente a melhor resposta que eles poderiam ouvir. Isso soaria aos ouvidos dos colossenses como: Vocês são igreja,  estão ligados uns aos outros em amor e estão ligados a Cristo que é o Cabeça da Igreja. Cristo vive  entre vocês e dentro de vocês. E isso é o que lhes dá garantia de que verão a glória de Deus.

A lógica é a seguinte: Sou Igreja, logo  estarei com Cristo na glória. Simples e fácil de entender, tal como somar dois mais dois.

Cristo vive entre seu povo, no meio dele. O Senhor age no meio do mundo através da Igreja, ele opera milagres no mundo através do seu corpo espiritual. O povo de  Deus é mão, braço,  e perna de Cristo. É por meio da Igreja que Cristo vive neste mundo. Ele subiu para o Pai, segundo o relato de Atos 1.9, mas enviou o Espírito Santo, para guiar e orientar os eleitos de Deus. O Espirito Santo é Cristo Conosco, é Cristo entre nós , é Cristo em nós.

Que bom que temos a alegria de saber que Cristo mora em nós, que somos parte de seu povo e um dia iremos morar com Ele nos céus. Nós que temos a mente de Cristo (1 Co 2.16),  teremos nosso corpo transformado e seremos semelhantes ao que ele é hoje. Estaremos  com Ele, junto ao Pai (1 Pe 3.22) na glória. Por isso todo o cristão, membro da igreja de Cristo,  também pode dizer:  Cristo em nós esperança da glória. 


 Para as leituras de meus comentários anteriores em Colossenses:

Introdução e Saudação. Colossenses - Cap. 1.1,2

A carta sobre Cristo. Colossenses - Cap 1,3-8

Reino do Filho do seu amor - Colossenses Cap 1,9-14

Colossenses - imagem do Deus invisível - Cap 1,15-19

A primazia de Cristo- Colossenses Cap 1,15 - 20

Um presente para o dia dos pais. Colossenses 1.21-23

Um presente para o dia dos pais. Colossenses 1.24-26


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores