Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2017

Teologia Pessoal

Há muita confusão a respeito do termo TEOLOGIA. Teologia para mim é experimentar a Deus. Isso não é uma ideia muito comum, é uma definição pessoal. Precisamos detalhar um pouquinho:
O que é Teologia? Essa palavra aparece em livros, pregações, palestras e para a maior parte das pessoas não fica claro seu significado. Existem dois significados semânticos para este Termo. Primeiro: Teologia é o estudo de Deus, ou sobre Deus, este é o sentido restrito. Segundo: Teologia é pensar sobre Deus, refletir sobre Deus, este seria o sentido amplo. No primeiro estamos lidando com o sentido acadêmico e de uso corrente. Teologia como matéria universitária. Estudo sistemático sobre um segmento religioso definido (geralmente cristão embora exista teólogos muçulmanos, hindus, judeus e outros).  No segundo a palavra ganha um novo sentido mais amplo que significa qualquer reflexão sobre Deus , sua atividade e manifestação em nosso mundo.
Neste caso todos somos teólogos, todos conhecemos algo sobre Deus, da mane…

Fale com moderação e sabedoria. Provérbios 10.19

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.  Provérbios 10.19


Não é difícil reconhecer que uma pessoa fala demais. Observe bem, ela acaba sempre se metendo em encrencas. É aquela pessoa que fala coisas em momentos inadequados, não faz um comentário no tempo certo, não tem tato para prever um constrangimento causado por suas palavras. É inevitável, se falar bastante vai causar problemas. Esta é uma prática que atrapalha a vida pessoal, profissional e principalmente nossa vida com Deus. Pense num filtro de água para bebedor. Quanto maior for o volume de água a passar pelo filtro maior será a chance de passar alguma impureza por ele, é serviço demasiado, água em excesso para ele. Da mesma forma nossa mente, que deve filtrar o que falamos, quando o volume de palavras é muito grande fatalmente alguma coisa ruim sairá, pois não estamos filtrando. É preciso filtrar com sabedoria. Não é fácil identificar uma pessoa sábia, mas um bom indicativo de conhecimento …

Vida autêntica pela fé - Existencialismo. Hebreus 11.1-3

Como devemos viver a vida? Esta é uma pergunta que muitas mentes brilhantes já tentaram responder. A questão  deveria ser melhor formulada. O que é viver a vida?  Ou  antes ainda:  O que é vida? Como já dissemos, muitos seres pensantes passaram por esta terra propondo soluções para estas indagações. São chamados pensadores,  poetas e místicos. O filósofo existencialista responderia simplesmente: vida é o que você faz da sua existência. Uma boa resposta, mas ainda inconclusiva.  Ampliemos então. Viver a vida é passar pela  existência de maneira examinada e refletida, de modo a reconhecer a singularidade e a individualidade irrepetível de cada instante. Mas isto só fará sentido se explicitarmos algumas coisas. 


O medo da morte
O medo da morte paralisa. O medo da morte retira de nós nossa humanidade mais essencial. A morte é uma realidade temível que nos  aniquilará. O ser eterno não deseja morrer. O ser humano não foi feito para morrer. Se a morte fosse algo tão natural e trivial não teríamos…

Obedeça a Deus, fique aberto para surpresas e mudanças.Lucas 11.28

Mas ele disse: "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam."  Lucas 11.28

Falar que serve a Deus é fácil, qualquer um pode dizer, o problema é fazer a vontade de Deus, na íntegra. Parece difícil? Pode ser, mas obedecer a Deus pode ser surpreendente! Nossa salvação veio pela graça, mediante a fé, não depende de obras, mas isso não nos dá licença para desobedecer ao Senhor e desonrá-lo com nossas atitudes.  Devemos nos esmerar para cumprir sua vontade em nossa vida. Mas como saber como Deus quer que ajamos especificamente em nossa vida? As pessoas tem muita dúvida do que seria a vontade do Senhor.  Alguns não sabem, alguns fogem de saber,  por medo. Medo de que a vontade de de Deus seja ruim, desagradável ou esquisita e que nos faça infelizes. A Bíblia já nos revelou toda a vontade de Deus para nossa vida. Ela é boa, agradável  perfeita  e nos faz muito felizes, nos surpreendendo.  Há três modos de fazer a vontade de Deus.


Primeiro lugar - AMAR A DEUS
Respondeu…

Olhos sofredores. Salmo 119.123

Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça. Salmo 119.123

Quem de nós já não teve olhos sofredores? Os olhos transparecem a dor da alma. Noites insones, lágrimas abundantes. Onde está Deus? O salmista estava com o olhar exaurido de tanta espera, ele ansiava pela salvação de Deus para sua atribulada vida. Olhos sofredores são olhos angustiados, olhos aflitos. Homens de Deus também choram, também lamentam, sofrem. Ninguém está imune ao sofrimento. Quem tem sentimentos, sente. Numa escala de sensibilidade o cristão é o mais sensível dos homens, mais sofredor dos homens, pois além da sua dor, das suas angústias ele ainda aprendeu a sentir a dor do outro, chorar com os que choram, sofrer com os que sofrem. Afinal Cristo fez isso por nós e os cristão são imitadores de Cristo. Você é cristão? Já lamentou e se aliou empaticamente ao sofrimento do seu irmão? Se ainda não você ainda não aprendeu o mandamento de amar ao próximo. Amar é preocupar-se e afligir-se com o …

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores