Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2016

A Diligência - Salmo 119. 4

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. Salmo 119.4

Quando estamos com fome, chegamos em casa e preparamos com rapidez e  presteza uma refeição capaz de saciar-nos . Quando estamos machucados procuramos com zelo e cuidado sarar a ferida, seja com medicamentos, com uma consulta ao médico ou o que mais for necessário. Quando estamos com frio procuramos com grande urgência um agasalho ou abrigo que nos aqueça. Enfim , estes exemplos são suficientes para demonstrar que quando se trata de  uma necessidade do nosso físico usamos de cuidado, rapidez, zelo, presteza, urgência, para satisfazer esta carência física. A palavra diligência resume bem todos estes adjetivos.Ela é uma virtude , uma qualidade de quem realmente sabe o que é importante para si e não negligencia os meios para alcançá-lo.  A questão que nos  surge é: Será que usamos a mesma DILIGÊNCIA  para cumprir a vontade de Deus expressa na Bíblia Sagrada?Será que possuímos esta virtude? Será que temos …

Equidade e Iniquidade - Salmo 119.3

E não praticam iniquidade, mas andam nos seus caminhos. Salmos 119:3
Lendo este salmo me interessei por  refletir, mais acuradamente,  no significado de iniquidade e sua aplicação para  nosso contexto da vida moderna. O dicionário traz  iniquidade como sinônimo de injustiça, malicia, maldade. Mas na Bíblia ela alcança um sentido um pouco mais restrito. Os tradutores, quando esta palavra aparecia no Novo Testamento, traduziram a palavra  ανομια (anomia) que significa falta de conformidade com a lei, negação da lei, não aceitação da lei. A palavra que aparece no hebraico, do texto usado neste salmo, é עוון (avon), que traz a ideia de afastamento da vontade divina, erro, maldade. E é exatamente o sentido desta palavra neste texto. A iniquidade é o pecado  específico do rebelde, do que não aceita determinações superiores, aquele que se acha "dono do próprio nariz", para usar uma linguagem corriqueira. Quem não aceita viver de acordo com a vontade de Deus é iníquo, ou seja, nega a au…

Prazer na Lei - Salmo 119.2

Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. Salmos 119 . 2



O destaque deste verso é para a felicidade dos que se estribam na Palavra de Deus, para os que temem sua santa Vontade e se preocupam em segui-la. Guardar estes mandamentos é naturalmente o dever de todo homem, é para isso que ele foi criado, para viver em comunhão com seu Criador. O problema é que o homem, desviado deste princípio de obediência, desde a queda de Adão no Éden não sente mais prazer em obedecer a Deus pois o pecado afetou totalmente sua natureza e portanto seu coração.  Lemos o que Paulo escreve na sua carta aos romanos:  “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” Romanos 8:7  Ninguém sente prazer em satisfazer a vontade de um inimigo nem por conseqüência, obedecer à sua Lei. Ora , se temos inimizade contra Deus é natural que não queiramos obedecer sua lei santa e justa. Mas contra essa mesma inclinaç…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores