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Mostrando postagens de fevereiro 19, 2023

Mulheres pastoreando e pregando - Feminismo ou Machismo ?

A questão da ordenação feminina para o exercício do ministério pastoral tem sido muito discutida.  Se temos líderes mulheres na política, na ciência e nas artes, por que não na igreja?  Essa pergunta precisa ser respondida A pergunta é respondida de diferentes formas por dois grupos principais no protestantismo atual:  o Igualitarismo e o Complementarismo. O igualitarismo propõe que Deus criou tanto o homem quanto a mulher como iguais, e que a submissão feminina foi uma consequência da queda, como uma punição divina. Através de Cristo, essa punição é anulada, permitindo que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens de ocupar cargos de liderança e pastorado na igreja.    É extremamente importante destacar que os defensores do igualitarismo não estão apenas buscando justiça e equidade, mas sim lutando contra uma opressão histórica que tem sido perpetuada na igreja e na sociedade. Eles baseiam seus argumentos nas Escrituras, que claramente mostram que as mulheres desempenharam

Avivamento do Espírito Santo.

Neste texto, abordaremos a distinção entre uma experiência emocional vazia e o avivamento pessoal que é essencial para todo cristão. Entendo que a presença do Espírito Santo é muito mais do que uma mera experiência, pois é um processo contínuo que se desenvolve na vida do verdadeiro cristão, tornando-se evidente em seu caráter interior. De acordo com Lloyd-Jones em sua obra "A Vida no Espírito", o batismo no Espírito é uma capacitação de poder concedida com o objetivo de realizar uma tarefa específica. Para exemplificar, o autor menciona passagens bíblicas como Êxodo 31:2-4, Lucas 1:15, Lucas 1:41-42 e Lucas 1:67. Dessa forma, fica evidente que a investidura de poder é algo significativo e consciente na vida do cristão. Uma imagem que aprecio para ilustrar a necessidade de avivamento na comunidade cristã é a de uma vela prestes a se apagar, cujo calor é mínimo, imperceptível e tímido. Contudo, quando alguém coloca um fósforo ardendo em seu pavio, a chama é reacendida, il

Irrefutável - Estoicos e epicureus contra Paulo - Atos 17.18

E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. Atos 17.18 Atos 17:18 é um versículo interessante no contexto do discurso de Paulo em Atenas, onde ele está pregando o evangelho para um grupo de filósofos gregos no Areópago. Neste verso, alguns dos filósofos Epicureus e Estoicos começam a zombar de Paulo, quando ele começa a falar sobre Jesus e a ressurreição. Grosso modo, os Epicureus eram filósofos que acreditavam na busca do prazer como a principal finalidade da vida, enquanto os Estoicos acreditavam em viver de acordo com a razão e na conformidade com a ordem divina. Ambos  consideravam a ideia de uma ressurreição como algo absurdo e improvável, e é por isso que eles começam a ridicularizar Paulo quando ele menciona isso. No entanto, o fato de que Paulo estava pregando sobre a ressurreição já era um sinal de como ele est

Mistérios e riquezas de Deus. Colossenses 2.2,3

Colossenses 2.2,3 2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. 3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Mistérios e riquezas de Deus. Este texto é maravilhoso em profundidade A palavra grega traduzida como "plenitude da convicção da compreensão" é πληροφορία (plērophoria), que é derivada de duas palavras gregas: πλήρης (plērēs), que significa "cheio" ou "completo", e φορέω (phoreō), que significa "carregar" ou "suportar". Juntas, essas palavras indicam uma plenitude ou abundância de conhecimento ou entendimento.   A expressão "conhecer o mistério de Deus, Cristo", é uma alusão ao conhecimento que é revelado em Cristo. "mistério" (μυστήριον, mystērion) se refere a algo que antes era desconhecido e oculto, mas que agora é revel

Apocalipse - sob os olhos amilenistas

  A visão amilenista do livro do Apocalipse, difere de outras formas de ver o livro especialmente no fato de que  é baseada na interpretação de que o milênio mencionado no capítulo 20 do livro é simbólico e não literal. Em outras palavras, não haverá um reino físico de mil anos na terra após a segunda vinda de Cristo como defendem especialmente os Dispensacionalistas. Em vez disso, a visão amilenista vê este livro como uma revelação acompanhada da luta entre o bem e o mal na história da igreja. O livro descreve a vitória de Cristo sobre Satanás e seu domínio sobre a humanidade, culminando na segunda vinda de Cristo e no julgamento final. Neste momento ocorre a vitória final de Cristo sobre Satanás e os julgamentos finais. De acordo com a visão amilenista, a igreja de Cristo é atualmente o reino de Deus na terra, e os crentes são coerdeiros com Cristo, participando de seu reino e sua vitória sobre o mal. A visão amilenista enfatiza a esperança da igreja na ressurreição e na vida ete

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