Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2018

A Paciência cristã . Tiago 5.7-11

A Paciência é uma qualidade essencial para o verdadeiro cristão. 


Vamos ao conselho de Tiago.

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.  Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5.7,8
Nós que estamos aguardando a vinda  do Senhor devemos aguardar com paciência. Ele virá, mas nós devemos esperar. Existe um tempo, que não nos pertence, ele é do Senhor. Este tempo passa na velocidade que Ele quer e nós devemos apenas aceitar:  "Ok Senhor, eu não estou no comando, não posso entender tudo o que ocorre e no tempo que ocorre, obrigado por sempre fazer o melhor, no tempo mais adequado,  para minha vida."
Aceitar o controle do Senhor nos dará mais capacidade para esperar.




Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não  sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.  Tiago 5.9
Percebam c…

Poesia e Teologia

Sempre achei que teologia e poesia não rimavam apenas no som, as duas possuem uma "rima" muito interessante de sentido. Vamos explicar porquê?
Poesia, como explica o dicionário, é a arte de criar imagens, sugerir emoções por meio de uma linguagem em que pode se combinar sons, ritmos, significados e formas.  Teologia  se refere ao conhecimento da divindade e de suas relações com os homens.  A poesia é o frasco mais bonito de que se serviram os escritores bíblicos para depositarem o perfume da fé. O interessante é que a linguagem da Teologia é quase sempre poética. Na verdade o Senhor se revela aos homens poeticamente. Percebemos no texto bíblico entrelaçamento de sons, imagens e significados para revelar ao homem aquilo que ele não vê, não toca, não cheira e não ouve. A poesia reverbera o som da criação para que o homem possa ouvir a voz do Criador.


Veja a poesia dos Salmos, o livro mais famoso de todos nas Escrituras Sagradas. Os salmos foram feitos para serem cantados como letra…

A verdade como liberdade. João 8.32

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.32


Há muita divagaçãoa respeito do que seria propriamente a verdade. É  também questionada a possibilidade de conhecer a verdade ou não. Se ela está acessível a nós, se ela está acessível à razão.  O que é a verdade? Ela é acessível? Ela existe? Somos reais ou virtuais? Sábios e filósofos tentaram resolver estas questões de diversas formas, montaram estratégias de argumentação, propuseram experiências, foram fundo na questão para descobrir o que seria real e verdadeiro, longe da subjetividade. Sem a verdade objetiva não há muita segurança, não há certeza, sem certeza não temos esperança, sem esperança perecemos, nos desmotivamos, caímos numa existência vazia e "non sense", sem sentido. Épreciso descobrir a verdade. Isso é urgente. Para Pirro de Élis (365-270), filósofo grego cético,é impossível afirmar se algo é realmente falso ou verdadeiro, se uma atitude é justa ou injusta,  certo ou errado, bom ou mau. Ele propôs o cet…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores