Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2018

Dicionário da Salvação - Justificação

Justificação (δικαίωσις, dikaíosis) é o ato pelo qual somos feitos justos diante de Deus por intermédio de Cristo.


Um conceito essencial, ligado a justificação, é o termo SATISFAÇÃO.
Vamos ilustrar. Um bandido chega no tribunal, sabendo-se culpado por  um crime. Lá ele  é mandado embora , porque o Juiz quis exercer sua bondade. Agora ele está livre, não precisa cumprir a pena, sua liberdade é garantida. 
Neste caso, houve bondade da parte do juiz, mas a justiça não foi satisfeita, pois um crime ficou sem castigo e um criminoso ficou sem condenação, não há satisfação da justiça. Para que fosse satisfeita a pena deveria ser cumprida e a dívida paga.
Pelo contrário, Cristo pagou a pena por sua Igreja remida, Deus não livrou o homem " de graça" houve um preço a pagar, uma pena a cumprir e Jesus foi quem pagou o preço e cumpriu a pena pela por seu povo escolhido. Desta forma a justiça foi satisfeita.
Através da satisfação da justiça é que o homem, em Cristo, é justificado.


Concluímos, p…

Dicionário da Salvação.

O que é Salvação?

Como todo bom cristão, você deseja saber mais como se deu sua salvação, você deseja conhecer mais de como Deus trabalha em sua vida e conhecer melhor sobre como Jesus nos proporcionou esta salvação. Esta é a proposta desta série do blog, oDicionário da Salvação, falar um pouco sobre soteriologia, de modo relativamente simples e descomplicado.

Vamos ao primeiro termo, Salvação, propriamente dita.
Salvar é tirar de um perigo iminente ou situação de risco. Sempre usamos o termo salvação no sentido de tirar algo ou alguém de uma situação difícile que envolve perdas consideráveis.
Todo ser humano está condenado á morte eterna, o destino final dos pecadores, um lugar de tormento eterno, longe de Deus e da sua bondade. Não há perda maior do que esta, não há situação mais difícil que esta.
A salvação que a Bíblia fala é o ato pelo qual , Cristo, o Filho de Deus, SALVAo homem do destino tenebroso que é a morte eterna, e o leva para viver eternamente diante de Deus. Em palavras simp…

Porque não estamos mais apaixonados por Deus.Apocalipse 7.16,17

Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.  Apocalipse 7.16,17


As promessas que a Bíblia reserva para a igreja são abundantes. A vida que nos está preparada é incomparavelmente melhor do que esta que temos aqui, não há nada que se possa assemelhar ao lar que o Senhor nos tem prometido. Nada de choro, nada de sede, nada de fome, nada de fastio ou cansaço.
Desde que o mundo é mundo sabemos que o pastor apascenta os cordeiros, as ovelhas, mas na Eternidade Cristo, o Cordeiro de Deus é quem apascentará o seu rebanho, a Igreja. Seremos apascentados pelo nosso Senhor e Salvador, de nada teremos falta, nem de alegria; teremos muita alegria, prazer e satisfação em estar com o Soberano e Altíssimo Rei do Universo.
Você acredita nisso? Acredita mesmo? De todo coração? Se você acredita você é cham…

Adoração ou Idolatria

Qual a diferença entre adoração e idolatria?
Primeiramente vamos analisar as palavras, sua origem e sentido original, é onde temos as chaves para clarificar os conceitos. Percebemos no grego a palavra l"atreia " que quer dizer “culto”.
O vocábulo hebraico que transmite a ideia de adoração pode ser abhôdhâ (ʽa·vádh) possui o sentido de servir. Ou ainda outro vocábulo, menos comum, que é o hebraico Hishtahá (hish·ta·hhawáh), que significa primariamente “curvar-se”, ou seja, curvar a fronte em reverência ou homenagem.
Tanto o hebraico latreia, como Hishtahá e abhôdhâ significam servir com temor reverente, admiração e respeito.

No entanto, o contexto determina de que modo devem ser entendidas as respectivas palavras. Não são todas as vezes que estas palavras são usadas para o Deus verdadeiro. Há quem cultue a Deus e há quem cultue aos ídolos. Muitas vezes encontramos estas palavras  num contexto de idolatria, como lemos em 2 Reis :
Queimaram ali incenso em todos os altos, como as…

Dicionário da Salvação - Propiciação

Depois da expiação temos o ato da propiciação. Os dois estão intimamente ligados a ponto de não poder haver propiciação sem antes haver a expiação.
Propiciação é o ato de Deus tornar-se propício a nós, pecadores. Nós que dantes estávamos condenados ao inferno eterno e inescapável, nós que estávamos enfermos da ferida de morte que é o pecado. Nós que havíamos ofendido a santidade de Deus com nossos pecados. Nós que somos agora remidos e expiados pelo sangue de Jesus Cristo somos agora reconciliados com o Altíssimo. Deixe-me ilustrar.
Éramos como um condenado que estava correndo velozmente para o tribunal em que seríamos julgados. Ali estava o Supremo Juiz para nos dar a sentença inexorável de morte. Haviam acusações suficientes e provas suficientes. O Juiz estava irado. Justamente irado.
Mas eis que no meio do caminho o filho do Juiz se dirige, antes de nós ao Tribunal e se oferece para sofrer a condenação em nosso favor. Lá ele sofre o castigo devido e quando chegamos lá, no Tribunal, nã…

Dicionário da Salvação - Expiação

A palavra “expiação”, na aplicação bíblica, significa cobertura de pecados. O vocábulo expiação aparece com frequência nos livros de Levítico e Números, mas é retomado com mais profundidade e com clareza no Novo Testamento, especialmente no livro de Hebreus.

Para que houvesse  expiação era necessário sacrifício. Sem sacrifício o pecado ficava descoberto e o homem sujeito à justa ira divina. No Antigo Testamento, o animal era oferecido em lugar do homem pecador. O sangue era derramado no altar, diante de Deus como o símbolo da vida que estava sendo entregue pela transgressão. O animal ofertado era aceito, pela misericórdia de Deus como uma "cobertura" para o pecado, para que a ira do Altíssimo se afastasse do homem. Essa era a expiação, desta forma eram reconciliados com Deus os transgressores – pela eliminação do pecado, que faz separação entre Deus e os pecadores.
Levítico 16.1-34 descreve o Dia da Expiação.O Dia da Expiação, no AT, era um jejum anual, quando o sumo sacerdote…

Dicionário da Salvação - Redenção

O que é Redenção?
Redenção era o termo aplicado quando alguém comprava os direitos sobre algum escravo, e neste caso outorgando-lhe a liberdade. Redenção é o termo aplicado ao ato de resgate efetuado por Cristo à humanidade caída. Estávamos escravos em pecados e transgressões, longe de Deus e da vida eterna. Jesus nos remiu do poder do pecado e nos deu vida eterna.


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1.14 A redenção deu-se através do preço de sangue.

A redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. Salmos 111.9 Deus elege um povo e o redime. Desde a eternidade, Ele escolhe seu povo para que o sirva.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1.7 Se o sangue é o meio, a graça é a causa da nossa redenção. A graça divina é o motivo pelo qual o Senhor se agradou de escolher e remir um povo para si, livrando-o da condenação eterna.


Esper…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores