Pular para o conteúdo principal

A carta sobre Cristo. Colossenses - Cap 1,3-8

Colossenses 1.3-8





3 Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, 4 desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos, 5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho 6 Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; 7 Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, 8 O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.


3 - Graças a Deus pai de Jesus Cristo - Percebemos mais uma vez a saudação reforçando a filiação divina de Cristo.
orando sempre por vós - Perceba a oração constante por esta Igreja que ele nunca havia conhecido pessoalmente. Trechos como este nos inspiram a orar cada vez mais por todos os crentes em todas as igrejas, mesmo as que nós ainda não visitamos pessoalmente.



4 - vossa fé em Cristo Jesus - É motivo de toda satisfação para o apóstolo saber que a igreja local está prosperando firme e solidamente no evangelho. Tanto o progresso, quanto o foco da fé dos Colossenses são ressaltados. Trata-se de uma fé simples, constituída unicamente em Jesus Cristo.
amor que tendes a todos os santos - Eles estavam demonstrando as principais virtudes que um cristão poderiam demonstrar. Além do apego a fé genuína, eles estavam manifestando o principal característica do legítimo discípulo de Cristo, qual seja, o amor que eles dispensam uns aos outros. Sinal de vitalidade da fé.



5 - por causa da esperança- Ele faz citação das três virtudes cardeais da fé cristã ( 1Corintios 13). Mencionou a fé e o amor, agora fala da esperança. A fé em Cristo, o amor à Igreja e a esperança de uma eternidade nos céus de Deus, quando findar a vida terrena.
antes ouvistes pela palavra da verdade - Com certeza esta fé estava alicerçada nas palavras do evangelho que lhes haviam sido ensinadas. Deste modo eles permanecem aguardando com ansiedade as alegrias do céu, e têm estado sempre assim desde que o Evangelho lhes foi pregado a primeira vez.


6 - também está em todo o mundo - O anúncio do Evangelho estava se espalhando rapidamente pelo mundo conhecido na época em que o apóstolo escreve esta carta.
vai frutificando - Os ensinamentos de Cristo sempre frutificam onde são implantados, modificam as estruturas do mundo.
ouvistes e conhecestes a graça Deus em verdade; - Não é suficiente apenas ouvir, mas conhecer, ou seja, receber de verdade, de maneira profunda, a graça de Deus que se manifestou em salvação aos homens.

7 - Epafras, nosso amado conservo - Epafras foi o pregador cristão pioneiro no anúncio do evangelho aos colossenses. É bem possível que tenha sido Epafras, que relatou ao apóstolo sobre a heresia que ameaçava a fé na igreja de Colossos (Filemom 1.23). O apóstolo dos gentios se preocupava com todas as igrejas, e não só com as que ele havia fundado.
fiel ministro de Cristo - Conservo de Paulo, ministro de Cristo, Epafras era um trabalhador da seara do Senhor, um missionário que levou a boa semente aos Colossenses.

8 - nos declarou também o vosso amor no Espírito. - Se há alguma coisa a ressaltar neste primeiro trecho da carta é o sentimento de amor que existe nesta igreja. Paulo chama a atenção para o amor da igreja no versículo 4 e repete no versículo 8, mas agora, retomando ele destaca que esse amor é no Espírito, ou seja, vem de Deus.
Com certeza, uma Igreja saudável precisa viver em amor e na unidade do Espírito, imitando o exemplo da Igreja de Colossos que estava bem fundamentada no amor.


Continua no próximo post. Aqui

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores