Pular para o conteúdo principal

A primazia de Cristo- Colossenses Cap 1,15 - 20





        Colossenses 1.15-20

15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

A que neste trecho de Colossenses temos um dos mais antigos e belos hinos da Igreja. Um elogio a pessoa de Cristo. Uma aula de Cristologia ( doutrina sobre Jesus Cristo). Neste hino maravilhoso temos uma  grande e poderosa imagem da primazia de Cristo, seu poder absoluto, eternidade e divindade e também a segurança de que, estando nEle, faremos parte do novo mundo a ser criado por Deus Pai em Cristo.

9 - imagem do Deus invisível - Deus não pode ser visto, ele é onipresente, está em todo o lugar ao mesmo tempo, por isso invisível aos nossos pobres olhos mortais. Deus Filho sim pode ser visto, quando em forma de homem se apresentou em Jesus, o filho de Maria, o Galileu que viveu a 2 mil anos atrás. Em Jesus a divindade pode pela primeira vez na história ser vista, não diretamente, em toda sua glória e esplendor, mas na forma humana, limitada provisoriamente. Em outro trecho das Escrituras Filipe pede:"Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta." Ao que Cristo responde : "Quem me vê a mim vê o Pai."

primogênito de toda criação - Ao contrário do que alguns afirmam, e ao que possa parecer à primeira vista, Jesus não foi criado primeiro, ou a primeira criatura. Antes, este trecho nos ensina a superioridade de Cristo sobre toda criação. Ele é o Primeiro, o Superior, o Sublime. Ele vem antes no sentido de importância, ele é acima de todas as autoridades. Ele é a imagem do Deus invisível.


16 - pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, - Jesus foi uma base sólida, no qual todas as coisas que existem foram criadas. Nele foram criadas, por Ele e através dEle. O cosmo e sua imensidão apareceram pela primeira vez através do Filho de Deus. 

sejam tronos, soberanias, quer principados, quer potestades  - Não só o universo, mas os anjos , arcanjos, querubins e serafins e todas as classes de seres, incluindo o gênero humano e os animais.

Tudo foi criado por meio dele e para ele.  -  As coisas foram trazidas a existência por Cristo e para sua  glória e honra . (2 Co 5.17).


17 - Ele é antes de todas as coisas. - Jesus é o Filho de Deus Eterno que existia antes que houvesse qualquer coisa. Sua Eternidade serviu de base para toda a divina criação.

Nele, tudo subsiste.  - Ele não é somente criador, mas também mantenedor de tudo que existe. Sem sua provisão cuidadosa nada subsistiria, tudo se desintegraria. Cristo é o grande cuidador e mantenedor do Universo criado.(1.17; Hebreus 1.3)


18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja.- Não há nenhum pastor, bispo ou autoridade humana que se possa denominar como cabeça da Igreja. Por mais sábio, devoto ou espiritual, ninguém poderia ser o primeiro  da igreja. Ninguém pode tomar esta honra para si, a não ser a quem Deus escolheu ( Hb 5.4 ). Cristo  é o dono da igreja,  seu cabeça .Toda a Igreja junta,  formada pelos salvos de todo o mundo em todas as épocas,( inclusive a nossa) formamos  o corpo de Cristo.  Somos o corpo do Filho de Deus e Ele é nosso Cabeça.

Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia -  Assim como ele ressuscitou nós também ressuscitaremos. Sua vitória sobre a morte é a garantia inabalável da nossa vitória sobre a morte. Se a cabeça ressuscita, também o corpo participa dessa ressurreição. Ele foi o primeiro, teve a honra da primazia, ele foi o o único  a ressuscitar para nunca mais morrer, pois não levantou dentre os mortos como corpo mortal , porém como corpo glorificado, corpo que todos nós, cristãos verdadeiros,  herdaremos no grande dia da sua vinda.


19 - porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude. - Aqui a divindade de Cristo fica mais uma vez explícita, indiscutivelmente. Ninguém, a não ser Deus, poderia abarcar toda a a plenitude. Somente Deus é pleno,  nenhum outro ser criado compartilha dessa plenitude. Deus é pleno pois é perfeito, eterno, criador, onisciente, onipotente e onipresente. Cristo compartilha da essência do Pai, sendo perfeitamente Deus. Deus residiu em um corpo humano mortal, por aproximadamente 33 anos.Então, após esse tempo vivido, ele morreu, ressuscitou, venceu a morte e a maldição do inferno, castigo  que pesava sobre toda a humanidade.


20 - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. - Nos versículos anteriores  Paulo nos oferece uma exposição profunda e bem fundamentada sobre  a supremacia de Cristo sobre tudo e sobre todos. O grande Cabeça da Igreja, o inigualável Jesus. Agora sua apresentação se aprofunda e o apóstolo dos gentios reforça, com grande eloquência, o ensinamento ( certamente já apresentado a eles por Epafras, o fundador da Igreja ali) de que a paz que temos com Deus foi mediada por uma medida de sangue. O grandioso, eterno e tão maravilhoso Filho de Deus derramou seu sangue para trazer paz para a criação que jazia  caída, e que estava em guerra contra o próprio Deus desde o Jardim do Éden. Por meio de seu próprio sangue ele reconciliou a criação com seu Criador. Toda as criaturas desde as que estão nos céus , quanto as que estão na terra.
Todo universo criado se mantém em Cristo, toda a criação é também alvo de sua reconciliação poderosa e eficaz. os seres humanos agora são chamados ao arrependimento, para perdão de pecados e remissão dos mesmos. Através deste perdão temos agora, como nosso coração alegre, contrito e cheio de gratidão, acesso ao Trono da Graça. Esse acesso é maravilhoso.







Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores