Pular para o conteúdo principal

Colossenses - imagem do Deus invisível - Cap 1,15-19




Colossenses 1.15-19
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, 
16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude

Não há como não nos emocionarmos lendo este magnífico trecho escrito pelo apóstolo dos gentios. Aqui lemos o relato mais preciso e completo sobre nosso Salvador, que destaca isso ao usar um antigo hino cristão da igreja primitiva que celebra a supremacia de Jesus Cristo. Jesus, que nasceu como um frágil e simples humano, mas é o Rei do Universo, acima dos anjos mais elevados, acima de toda e qualquer criatura ele está entronizado.

Vamos ao comentário:



15 - imagem do Deus invisível - Deus não pode ser visto, ele enche o céu e a terra, é onipresente. De um modo peculiar e  milagroso o Deus Filho pode ser visto através da sua encarnação.  O próprio Senhor, em suas palavras registradas na Bíblia, é quem nos afirma isso: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (Jo 1.18). O autor da carta aos Hebreus, falando a respeito do Filho de Deus, disse: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressão exata do seu ser...” (Hb 1.3)



16 - nele foram criadas todas as coisas - Em Cristo foram criados todas as coisas.
Visíveis: Pessoas, planetas, animais, árvores, bactérias, átomos...
Invisíveis: Anjos, arcanjos, querubins, etc...
Autoridades: Sejam elas seres espirituais ou autoridades humanas.
Criadas por ele e para ele: Tudo veio existir por meio dele e para louvor de sua majestade. Não há nada que não seja criado por Cristo e para Cristo.


17 - Ele é - Não foi, não começou a ser nem será, o Filho Eterno de Deus, Jesus Cristo.
antes de todas as coisas, - Ele é anterior a tudo e a todos. Antes dele criar qualquer coisa só havia o nada em seu redor.
e nele tudo subsiste. - Além de Criador, Cristo é Deus mantenedor, que dá manutenção à sua obra, que dá prosseguimento a seus planos e para isso cuida e coordena tudo que ocorre no Universo criado. Sem ele nada seria possível, nada nem mesmo existiria. Se ele simplesmente abandonasse a criação ela desapareceria como um sopro.


18 - Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja - Além de suas prerrogativas de criador de todas as coisas, todos os povos e nações, ele também dirige pessoalmente um povo, a ele se unindo de maneira tão íntima, real e misteriosa que chega a tratar esse povo como seu próprio corpo, e ele mesmo denomina-se Cabeça, o líder deste povo. A Igreja é a preciosidade de Cristo nesta terra e sua prioridade em termos de cuidado, zelo e amor.
é o princípio e o primogênito dentre os mortos, - O primeiro a ressuscitar para a vida eterna, primeiro a assumir um corpo humano, mas glorificado. Dentre os mortos ele ressurge, como vencedor da terrível e poderosa morte da qual ninguém poderia escapar.
para que em tudo tenha a supremacia - Ele tem supremacia de tudo e sobre todos. Ele tomou a precedência para si, e após isso, declarou que a ressurreição estará disponível ao seu povo, seu corpo, a Igreja, quando o tempo de Deus for chegado.


19 - Em Jesus Cristo toda a plenitude do poder de Deus habita, sobre ele os poderes dos céus e da terra estão repousados. Ele é Senhor sobre tudo e todos, pois todas as coisas se sujeitam debaixo do seu poder.


É fundamental que sua Igreja, o seu povo o perceba como ele é agora, o Grande Imperador do Universo, O Rei do reis e Senhor dos Senhores. O Senhor que tudo submete, Cristo mantém através de seu poder todas as coisas.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores