Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 13, 2019

O profano desprezo da primogenitura. Gênesis 25.29-34

Primogenitura é uma tradição antiga que consiste em repassar a herança da riqueza, estado ou função dos pais para primeiro filho, de forma a manter o status da linhagem familiar. Entre irmãos, o filho de um irmão mais velho falecido tem prioridade sobre um irmão mais novo. O “direito de primogenitura” estabelece o direito e dever do filho mais velho ser, depois do pai, o chefe da família, e de herdar uma porção dupla dos bens do pai. No Antigo Oriente este direito era de porção dobrada em relação aos outros filhos.
Sabemos que entre alguns dos povos do Oriente antigo, o direito de primogenitura podia ser transferido para outros. Foi exatamente esse o caso de Esaú, que, num momento de fome e cansaço, não avaliou corretamente todos os benefícios e vantagens que o fato de ser primogênito lhe daria e desprezou seu direito trocando por um prato de lentilhas.




Mas só um prato de lentilhas?

Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: "…

O enigma do 666. Não receba a marca da besta.

O número 666 é  um símbolo aterrorizante e sombrio, revestido de uma aura de mistério ele já apareceu em inúmeras obras literárias, filmes, histórias, sempre associado à imagem do Inferno e da destruição.  Claro que nem todas as pessoas temem o número 666, outros o elevam por simpatia ao que ele representa, um número subversivo e anti-religioso, escolhendo-o como sinal do seu inconformismo para com a religião cristã.
Este número está descrito na Bíblia, no livro de Apocalipse, escrito pelo Apóstolo João.

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, (fronte) Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.   Apocalipse 13.16-18
Aqui não é uma alusão literal ao que vai acontecer, mas …

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores