Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 14, 2018

Sou pequeno e desprezado. Salmos 119.141

Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos. Salmos 119.141

Há algumas poucas coisas que se podem conhecer a respeito de nós, seres humanos, aqui duas principais:  Somos uma construção maravilhosa, máquina sofisticadíssima, umcorpo que tem mecanismos precisos, alimentação, circulação, excreção, respiração, que nos mantém vivos  por vários anos. Somos seres morais e racionais, feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas também somos seres egoístas, malvados e cheios de toda sorte de vícios e pecados, somos corruptos por natureza, todos nós, uns mais e outros menos.
Dignos de admiração enquanto feitura de Deus e dignos de desprezo enquanto pecadores afastados deste Deus.

É fácil desanimar quando a pessoa se sente pequena e sem valor diante de si mesmo, de seus próprios olhos. É fácil se sentir um lixo quando se compara com gente  que imaginamos ser mais valiosa, que sabe mais, que é mais rica, mais poderosa, gente que é mais interessante, mais importante, mais necessár…

O Pobre de Espírito . Mateus 5.3

"Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus. Mateus 5.3

Nossa sociedade costuma inverter as coisas, a ponto  de “pobre de espírito”, ser considerado uma ofensa, ou seja querem passar a ideia pejorativa de alguém sem virtude, baixo, vil, sem coração, desafeiçoado, rude.    Já vi frases dizendo:
Inveja é coisa de gente pobre de espírito.
Não espere atitudes nobres de gente pobre de espírito.
Enquanto o sábio agradece, o pobre de espírito reclama.
Não é isso que significa pobre de Espírito. De fato é totalmente o oposto. Pobreza não é defeito, nem pobreza de espírito.

O termo bem-aventurado lá no texto grego do Novo Testamento, está escrito Makários (μακαριος / μακάριος),  significa  muito próspero, excepcionalmente feliz, suprido com abundância.

E  na locução pobre de espírito,  o termo grego usado para pobre  é πτωχός  ( ptokhós )   que significa  mendigo ; aquele que se agacha e se encolhe.
De fato os termos parecem contrários um ao outro, como se fossem antagônic…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores