Pular para o conteúdo principal

Credos e Confissões de fé do Cristianismo

Credos e Confissões de Fé
Existem  na Bíblia algumas declarações utilizadas como afirmação daqueles que professavam uma religião. Por exemplo, já no Antigo Testamento, temos a oração conhecida como Shemá (que significa “ouve”), feita pelo povo judeu até hoje.

“Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR.” (Dt 6.4)

Podemos crer que tanto Jesus quanto seus apóstolos conheciam essa declaração, recitada em sinagogas a cada reunião. No Novo Testamento, vemos algumas dessas declarações entre a igreja primitiva.

“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.” (1Co 15.3-5)

“Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.” (1Tm 3.16)

Além disso,    alguns entendem   também  que a     declaração
“Jesus é o Senhor”   era um tipo   de confissão da igreja  primitiva (Rm 10.9,10 e 1 Co 12.3). Outro texto relevante para essa questão é a conversa entre Jesus e os discípulos, em que o Senhor espera que eles respondam sobre sua identidade (Mt 16.16). Certamente Jesus sabia o que se passava no coração dos discípulos, mas a confissão pública , “a boca que faz confissão” (Rm 10.10), tinha seu valor.
A Bíblia valoriza a confissão pública de fé, não como algo que pode nos salvar, mas como parte da vida do cristão e evidência da salvação.

Aqui estão os links de importantes Credos e Confissões de Fé da Igreja desde o livro de Atos até os dias de hoje:

Credo Apostólico
Confissão de Fé Escocesa   
Confissão de Fé Belga  
Segunda Confissão Helvética  
Declaração de Savoy  
Confissão de Fé Batista 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores