Pular para o conteúdo principal

Um presente para o dia dos pais. Colossenses 1.21-23





        Colossenses 1.21-23

21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.


21 - E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, Nós, observando esta  humanidade, sentimos uma tão grande vergonha, tamanho sentimento de desprezo pelas suas grandes injustiças e devassidões que cotidianamente temos informação pela mídia, que nos esquecemos de notar o quão sujo e degradado é nosso próprio coração. É fácil olharmos para um político corrupto ou um traficante e nos acharmos tão  superior moralmente a eles. Essa é uma comparação infeliz, pois faz com que nos sintamos bem com nossa própria moralidade, e isso é enganoso, ridiculamente enganoso. É como alguém que toma um tiro na virilha e se sente mais saudável do que aquele que tomou um tiro no coração. Pode-se pensar que essa sensação é pura tolice, pois na verdade ambos morrerão se não forem atendidos por um médico. A humanidade toda está separada de Deus e ferida de morte, doente pelo pecado. Não é sensato que nos julguemos uns aos outros para saber quem está mais doente, sendo que todos precisamos de um médico. Nosso entendimento (nossa mente) e nossas obras estão marcadas pelo pecado e isso nos faz totalmente estranhos e inimigos de Deus. Essa é a  nossa dura realidade.

22  - agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte,  Depois de ler este versículo podemos dizer que essa ERA  a nossa dura realidade. Os crentes não estão mais debaixo da maldição e não sofrerão as consequências da condenação eterna. E isso só é possível graças a  morte de Cristo Jesus na Cruz. Nós , Igreja, tendemos a esquecer a importância deste sacrifício, por isso acerta o Novo Testamento ao nos relembrá-lo em várias passagens. 

para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,- A excelente notícia do Evangelho ainda não está completa, pois temos consciência, por meio desta passagem, de que a nossa salvação tem ainda outro objetivo.  Cristo nos chama, não apenas para nos livrar da condenação, mas para nos apresentar a Deus, como um povo santo, inculpável e irrepreensível. Somos de fato, um presente do Filho para o Pai, de Cristo para Deus .


23  - se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes  De fato somos o presente, todos nós, Igreja de Cristo, somos um enorme e fabuloso presente que Jesus dará a Deus Pai. Mas você não pode pensar que Cristo não será cuidadoso com o que irá oferecer. Ele está  lapidando e adornando  este presente para o entregar naquele grande dia. E isso ocorre por meio de sofrimentos e de provas para que nosso caráter se torne cada vez mais firme e aprovado, mais parecido com o modelo que Ele mesmo nos deixou. Para que tal ocorra é necessário que não  vacilemos nesta jornada, mantenhamos nossa posição na fé e na Palavra, pois elas nos dão esperança de dias melhores e abençoados. Esta esperança é que nos manterá firmes no meio de muitas lutas e provas que enfrentamos diariamente. 

e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. A pregação do Evangelho alcançava, nos tempos de Paulo, uma grande porção do mundo conhecido, talvez quase toda Europa. Por isso ele usa esta figura de linguagem  (afirmação exagerada, uma hipérbole) para nos representar a grandeza da obra missionária que o Espírito Santo havia executado por meio dele, Paulo, o ministro do Evangelho.


Como podemos ver, somos um povo especial, constituído para sermos sal e luz da terra, povo santo, um presente maravilhoso de Cristo para Deus Pai, sendo ao mesmo tempo presente e presenteados.  Presentes a Deus e presenteados com a salvação eterna em Cristo. Com isso em mente, lutemos para manter os olhos fitos na esperança de salvação e não esmorecermos durante a jornada, pois a luta e prova podem ser grandes, mas a recompensa é bem maior. 




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores