Pular para o conteúdo principal

A Revelação de Deus - Colossenses 1.24 - 26

 

Colossenses 1.24-26

 24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;  25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:  26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; 


24 -  Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós Parece loucura alguém se alegrar com o sofrimento. Paulo não se alegra com certeza no sentimento de aflição, porém com o resultado de seu sofrimento na vida da Igreja. Ele trata aqui de um sofrimento com objetivo, uma meta. São os resultados destas suas dores que alegram o apóstolo.

e preencho o que resta das aflições de Cristo, - Não que a obra de Cristo tenha sido insuficiente, mas que  os sofrimentos da obra continuam na vida dos seguidores do evangelho, mesmo depois da obra ser consumada na Cruz. Nós também somos chamados a sofrer por causa do evangelho, em perseguições, em trabalhos e em provações.

na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja. - Ele estava ciente de que seus sofrimentos, tais  quais o de Cristo, estavam sendo em favor da Igreja, e ela estava sendo edificada por causa deles, por isso estava alegre. Quando sofremos por uma causa importante, por algo que valha a pena, e vemos o resultado disso,  somos motivados a continuar, porém quando o sofrimento é  em vão a dor é multiplicada.


25 -    da qual me tornei ministro Ministro aqui não tem o sentido de um oficial superior, uma autoridade, ou alguém que gerenciaA palavra usada para ministro aqui é διάκονος . 

"... DIAKONOS vem de uma palavra composta grega, que significa 'fazer a poeira subir'. ... A imagem [é] de alguém que está se movendo tão rapidamente ... para cumprir suas obrigações, que seus pés, quando ele passa, fazem a poeira levantar e rodopiar. Havia tanto para os diáconos fazer que eles não podiam parar, nem conversar besteira, nem demorar-se. Eles ocupavam-se de seus ministérios com tal diligência que levantavam a poeira; assim, aqueles chamados a este ministério eram chamados 'aqueles que fazem a poeira rodopiar', isto é, diáconos." (J. Dwight Pentecost, "The Joy of Living", pág. 114).  

Paulo não se considerava um diretor, um chefe, um grande líder, mas sim um servo, um homem chamado a fazer um trabalho pesado e árduo e que lhe consumia  grandes somas de energia. 

de acordo com a dispensação da parte de Deus, - O próprio Senhor  lhe  faz esta  atribuição de responsabilidade. Esse é um chamado pessoal e intransferível da parte de Deus.

que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: - Paulo entende-se vocacionado para cuidar da nutrição espiritual dos Colossenses. Seu compromisso é pregar toda a vontade de Deus para aquela Igreja. Ele está preocupado em terminar o que começou, ou seja, a explanação completa  do plano divino para sua Igreja através de Cristo. O senhor não chama qualquer um para ser o ensinador de seu povo, mas escolha os mais fiéis e capacitados para esta tarefa. No caso dos Colossenses é ele Paulo quem recebeu essa tarefa e é ele quem tem que cumprir.


26 - o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos Paulo fala em mistério referindo-se as "religiões de mistério", a exemplo do gnosticismo, uma religião bastante comum na região de Colossos na época, onde o acesso ao conhecimento das práticas são reservadas aos iniciados, ou seja, pessoas que já estão dentro do sistema.  Sabemos que  a doutrina cristã,  não é  oculta ou misteriosa, ela não está  escondida para que apenas alguns , mais sábios e entendidos, tenham acesso a ela.  A palavra mistério aqui aponta para o passado. Nosso Deus escolheu um novo modo de manifestar sua glória, e este processo foi planejado desde a antiguidade, desde antes da fundação do mundo. Eis o enigma impenetrável, insondável e surpreendente: 

Cristo, o Filho de Deus veio ao mundo para restaurar a humanidade a Deus e trazer a revelação completa e perfeita do Altíssimo. Nasceu, morreu e ressuscitou para trazer perdão aos pecadores.

Cristo foi o mistério revelado, foi a maior revelação pessoal de Deus.  Este mistério estava oculto, mas agora já não é mistério, pois está revelado, e pela fé recebem esta verdade todos aqueles que foram chamados para salvação eterna.


Neste trecho de Colossenses, Paulo nos mostra como o sofrimento pode ser motivo de alegria quando empregado na obra do Mestre. Nenhuma dor é  vã quando causada pelo empenho no trabalho de Cristo, por isso é bom  e agradável a Deus demonstrarmos gratidão por podermos ver  o  trabalho crescer e se robustecer por nosso intermédio.

Também podemos perceber a importância do chamado à pregação do evangelho, e que, não obstante ser uma imensa honra participar deste chamado,  devemos apenas nos considerar servos, cumprindo aquilo pelo qual fomos recrutados pelo Senhor com humildade e dedicação. Assim como Paulo, nós também somos trabalhadores da seara do Reino de Deus, chamados a anunciar a mensagem do Evangelho, que esteve oculto, mas agora está revelado e brilha através do testemunho e pregação dos salvos ao redor do mundo. Anunciemos a encarnação de Cristo, sua morte e ressurreição.  Esta é a grande Revelação de Deus.

 

Para as leituras de meus comentários anteriores em Colossenses:

Introdução e Saudação. Colossenses - Cap. 1.1,2

A carta sobre Cristo. Colossenses - Cap 1,3-8

Reino do Filho do seu amor - Colossenses Cap 1,9-14

Colossenses - imagem do Deus invisível - Cap 1,15-19

A primazia de Cristo- Colossenses Cap 1,15 - 20

Um presente para o dia dos pais. Colossenses 1.21-23



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores