Pular para o conteúdo principal

Quem é amado será ouvido sem dificuldade. salmo 119.149

Ouve a minha voz pelo teu amor leal; faz-me viver, Senhor, conforme as
 tuas ordenanças.
 Salmos 119.149





Preste a atenção no verbo OUVIR .

Quanto custa ser ouvido hoje em dia? Quanto vale ser ouvido por alguém que faça a diferença em sua vida?

Você já se perguntou porque razão Deus ouviria alguém? Não é óbvio que Ele seja simplesmente obrigado a ouvir a oração de qualquer um. O ouvido é algo muito caro hoje em dia. Marque uma hora com um bom psicólogo, ele te cobrará um valor alto ( justo) pela entrevista. Marque com um advogado, uma consulta com um médico, um economista, todos eles te exigirão um bom valor para que você seja atendido. Tente marcar uma audiência com o prefeito ou o governador. Depende da importância ou da especialidade da pessoa que você terá de esperar muito tempo, enfrentar burocracia ou desembolsar um alto valor. 

Pensemos num médico altamente requisitado, especialista. Vamos chamá-lo de Franklin. Formado em Medicina em Harvard, renomado psiquiatra com anos de profissão. Uma consulta com Franklin, além de custar uma fortuna, demoraria muito tempo na fila de espera, devido a sua agenda super lotada. Não é fácil conseguir uma fração de tempo do seu ouvido. 
Mas sabe   quem tem acesso fácil, quase imediato ao Franklin e não precisa pagar nada por isso e nem esperar muito tempo? Os amigos mais chegados dele. Eles teriam acesso privilegiado, ele abriria espaço na agenda para ouvi-los. Isso por que quem é amado sempre será ouvido sem dificuldade. Da mesma forma, Deus é um especialista que está sempre disposto a ouvir seus amigos, porque ele os ama profundamente.

Esta claro que ele sabia que seria ouvido em suas orações. Afinal ele estava acostumado a ser ouvido quando precisava. Porque ele seria ouvido? Deus o amava com amor leal. Ele era íntimo de Deus. O Altíssimo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, ele estava disponível para uma consulta particular. Ele é benigno para com seus amigos, ele é o melhor amigo que um homem poderia ter ou almejar. Um amigo, por exemplo, é um ser benévolo, porque tem boas intenções, é sincero, compreensivo e tolerante. 

Deus é o principal e mais bondoso amigo que um homem pode ter, ele nos ouve de boa mente, escuta nossos lamentos e responde a nossos questionamentos. É sincero, não promete aquilo que não deseja realizar e não se nega a nos contrariar quando é preciso. Não há notícia de que tenha falhado em responder as orações. Sua resposta sempre vem. Afirmativa ou negativa. Para sermos ouvidos por Deus precisamos manter um relacionamento com Deus. Ele não atende todos que clamam, não atenderá o estranho, mas apenas o amigo.


Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.
Jó 35.13


Como ser amigo de Deus? Como não ser um completo estranho para ele? Perceba que os amigos tem interesses parecidos, eles são semelhantes em algumas coisas. O que o salmista deseja? Ele deseja  viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus, formatado e orientado por ela. Era preciso que ele mantivesse uma afinidade para que o relacionamento se desenvolvesse. Ninguém realmente ama a Deus na mesma medida em que é amado por Ele, por isso o Senhor é conhecido por seu amor leal, ele cuida de nós com paciência, com benignidade, mesmo que não consigamos o amar na mesma medida.

Precisamos porém procurar a intimidade do Senhor, procurar uma vida centrada na Palavra de Deus. Quem não gosta de Deus não será ouvido por ele, quem não tem o desejo de agradá-lo com certeza passará longe de ser atendido.

Nossos amigos se preocupam conosco, emprestam seus ouvidos no momento em que estamos atribulados pelas vicissitudes da vida cotidiana. Nós também abrimos nossos ouvidos para nossos amigos. O amor abre nossos ouvidos para as dificuldades dos nossos queridos.
A qualidade da nossa oração esta estritamente vinculada a qualidade de nossa relação com Deus.

Que tipo de relação você tem com Deus? Porque será que nossas orações muitas vezes não são recebidas? Será que realmente estamos sendo amigos de Deus?


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores