Pular para o conteúdo principal

A Ira. Efésios 4.26


Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4.26

Você está no trânsito dirigindo normalmente e com segurança e de repente um carro chega e te dá uma fechada. Você combina de encontrar alguém às 8 da noite e a pessoa chega perto das nove horas e nem se desculpa pelo atraso. Você tem um acampamento maravilhoso para ir, que vc estava aguardando por quase um ano, e no dia dele ocorrer desaba a maior tempestade e o evento é cancelado. Quais das ocasiões acima te causa mais frustração? Me diga: o que você sente quando isso acontece? Palpitação, coração acelerado, rosto fica vermelho, os pulsos se fecham e você tem vontade de xingar todo mundo. Você está irado, colérico!
A ira é um sentimento básico do ser humano. Deus nos proveu com este sentimento para que pudéssemos sobreviver no meio selvagem da terra primitiva. A ira nos provê uma injeção de energia para reagir a alguma situação destrutiva para nossa vida. Mas que sentimento é esse?




O poder da ira

A ira pode ser explicada de modo mais amplo, como uma energia desencadeada quando uma meta significativa é frustrada por ações injustas de alguma pessoa ou evento externo. Ela impulsiona o indivíduo a agir para superar uma barreira ou adversidade de modo construtivo ou destrutivo. A energia pode ser canalizada para construir uma ponte ou derrubar uma parede. A ira também aparece no caso de nossa existência ser ameaçada, nosso orgulho, ou nossa dignidade. E ela aparece com intensidade variável, de acordo com o temperamento da pessoa afetada.

A Bíblia recomenda que a ira seja contida, mas não anulada. Não há como ficarmos impassíveis quando alguém nos rouba a carteira, ou quando o motorista do ônibus faz de conta que você não existe e passa "voando" ignorando você que está esperando quase uma hora na parada. Você vai se irar, você vai se chatear, se entristecer. Vai ter vontade de xingar ou bater no motorista.

Mas ter vontade não significa que você tenha o direito de fazê-lo, pois é preciso que dominemos nossas emoções e não sejamos dominados por elas. Nossos sentimentos não podem ser mais fortes do que nosso senso de responsabilidade, e especialmente, nosso caráter cristão.




O preço da ira


Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio 
dos tolos.
Eclesiastes 7.9


A ira cobra um preço muito caro para se manifestar. Um preço altíssimo. Não há nenhuma vantagem em alimentar o sentimento de ira, somente um tolo faria tal coisa. O homem sensato procurará mitigá-la até que ela desapareça completamente.

Apesar da ira ser um sentimento importante, ela facilmente descamba em tragédias, por isso ela deve ser controlada de perto. Como um fogo que facilmente incendeia uma casa, uma floresta ou uma plantação, apesar de ser importante para assar uma carne. A Bíblia afirma que: “a ira do homem não produz a justiça de Deus”( Tiago 1:20). O homem facilmente excede a dose correta de justiça ao agir baseado na ira. Uma reação impulsiva é, na maioria das vezes, uma reação emocional que pode descambar em tragédia. É melhor esfriar as coisas antes de agir. Agir com pressa pode fazer com que você "meta os pés pelas mãos", pois não dará tempo para refletir e tomar uma decisão justa e acertada. Por isso afirmo convictamente, nunca aja com base na ira.





A ira gera inimizades


O homem que facilmente se ira provoca brigas,e quem é propenso à ira comete muitas transgressões. 
Provérbios 29.22


Falar de modo precipitado pode gerar mais revolta, mais ira, mais pessoas magoadas , porque o homem iracundo faz muitas inimizades, e assim, ele sempre sairá perdendo. O "pavio curto" geralmente se dá mal, pois fala mais do que deveria e ofende desnecessariamente,  se arrepende do que falou,  pois a ira tem a tendência de ser desproporcional. O sangue sobe para cabeça e não se pensa corretamente, desta forma o iracundo será presa fácil do homem astuto,  acabando por enredar-se em suas palavras e ações agressivas e precipitadas.




A ira precisa descansar.

Não é a ira realmente que precisa descansar, mas o homem que se ira. E quando falo homem incluo a mulher, mesmo sendo realmente mais comum que as reações iradas sejam mais comum no sexo masculino, é sabido que as mulheres também se iram e pecam com muita frequência nesta área.

O fato é que não devemos permitir que injustiças sejam praticadas, pessoas sejam ofendidas e o mal prevaleça. Não é isso que significa abrandar a ira, pois o correto é que ajamos com prudência, e justiça, sabendo corrigir os maus e impedir, na medida das nossas possibilidades , que as injustiças se multipliquem no mundo, isso pode incluir castigos e correções que a lei determina. Mas sempre com a paz e serenidade de Cristo no coração.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores