Pular para o conteúdo principal

A Paciência é sabedoria. Série Fruto do Espírito. Provérbios 14:29



O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.
Provérbios 14.29


Nosso próximo aspecto do fruto do Espírito a ser estudado é a paciência. Como todos os outros aspectos, ela  é produzida pelo  Espírito Santo de Deus no coração do salvo.
Para começarmos, é bom saber que esta  qualidade, hoje em dia, é uma vantagem emocional muito grande para quem a possui, pois  significa, em um bom resumo, que você está no caminho da sabedoria. Doutro modo, ser impaciente significa que você está longe do caminho da sabedoria. Com  isso podemos dizer que ter paz e saber esperar é a melhor definição de paciência.
Deste modo, ter paciência implica uma grande capacidade de inteligência, de compreensão e de humildade, não é fácil exercê-la. Mais que isso, é preciso muita graça de Deus para ser paciente, pois essa é uma característica que precisa ser desenvolvida com treino e com esforço, ela não vem de graça. Em geral os tolos são impacientes não gostam de pagar o preço do aprendizado e sofrem muito com isso
É necessário exercitar a paciência ao invés de simplesmente querer o que queremos, na hora em que queremos. O tolo tem esse desejo destemperado, ele age com pressa e, não raro, com imprudência, com isso ele gera em si mesmo muita frustração, ansiedade e ira.

A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.
Provérbios 19.11

A ira é o primeiro sinal do impaciente, é o primeiro sinal de um homem sem entendimento. Por outro lado, o homem  paciente,  não perde a calma com facilidade, ele consegue ignorar ofensas é isso lhe configura  uma vantagem. A vantagem de ignorar ofensas é que não ficamos presos ao sentimento de vingança e não ficamos machucados  com a opinião de outrem sobre nós. A ofensa do tolo não pode atingir a mente do sábio.
Além disso, tudo tem uma hora certa, um momento apropriado, entender isso exige maturidade e experiência de vida. Exige acima de tudo confiança em Deus e na sua perfeita soberania e controle. 

A paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, sofrendo, lutando ou apenas esperando. Tem muitas pessoas que preferem enfrentar um a luta, uma polêmica, do que apenas esperar, elas não aguentam  a expectativa. Mas o paciente suporta a espera, mesmo que longa, sem reclamar: a paciência para esperar lhe oportuniza muitos êxitos na vida.

Paciência também se manifesta  na tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4.2


Nossos irmãos, tanto os de sangue, quanto os irmãos de fé, vão errar conosco, vão faltar, vão atrasar e você vai precisar lidar com isso. Eu e você não somos perfeitos, temos outras falhas, por isso precisamos ser tolerantes. Tolerância não é fraqueza, mas sim  a capacidade de não perder a esperança em meio a dificuldade, inclusive a dificuldade de lidar com as fraquezas dos outros. Tolerar é esperar que o outro amadureça, cresça e se desenvolva.
Ser paciente é ser, de certo modo, otimista, é dizer:  "Eu acredito que ele vai melhorar como pessoa". Ou ainda, ser otimista consigo mesmo: "Eu vou melhorar como pessoa, preciso ter paciência." 
Digamos que a pressa é inimiga número um da paciência.  O apressado sempre agirá sem calma, sem pressa.

A paciência também se manifesta na  capacidade de persistir numa atividade difícil, exigente, mas  acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão ou o conhecimento que ainda não se tenha obtido.

Com muita paciência  pode-se convencer a autoridade, e a língua branda  a  pode vencer qualquer dificuldade.
Provérbios 25.15

Ter  paciência ajuda a ouvir. Precisamos também desenvolver a capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem interrupções, sem ter pressa,  liberto da ansiedade por falar, demonstrar que sabe, que tem razão, que conhece e que pode. Paciência liberta a alma das pessoas.  A arte da conversação tem sido muito ignorada nos nossos dias, e ela só se desenvolve bem através da paciência.

Jesus foi muito paciente com a ignorância dos seus discípulos, Salomão foi paciente para julgar o povo de Israel.
Noé foi paciente aguardando a chuva vir depois de pronta a arca. Abraão foi paciente ao aguardar por anos a promessa de ter um filho.

E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.
 Hebreus 6.15


Em resumo, saber esperar é saber confiar, é ter fé. Ser paciente é a essência da sabedoria.







 



Ministração do dia 7-11-2019 - UPH Cachoeira
 
 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores