Pular para o conteúdo principal

Introdução e Saudação. Colossenses - Cap. 1.1,2

Estudo Bíblico Indutivo em Colossenses .  


Colossenses 1. 1- 5
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.

Até no próprio momento em que Paulo escrevia esta carta, Colossos só era uma pequena aldeia, próxima 200 km de Éfeso e entre as grandes e importantes cidades de  Hierápolis e Laodicéia. Paulo  não conhecia pessoalmente os cristãos de lá (Cl. 2.1). 
Seu cooperador Epafras, provável fundador dessa igreja, visitou o apóstolo e falou-lhe do progresso dos crentes e da doutrina errada que os subvertia. 
Na carta aos Colossenses podemos apreciar uma maravilhosa exposição da divindade de Cristo, onde Paulo utiliza uma linguagem poética e grandiosa de escrever  que jamais homem algum poderia conceber em sua mente finita sem o auxílio inestimável do Espírito Santo
Ele está escrevendo esta  carta para a Igreja  de Colossos  para defender a verdadeira doutrina cristã, que estava sofrendo ataques de falsos mestres, possivelmente gnósticos, que desprezavam a importante verdade da plena divindade e humanidade de Cristo

1 -  Paulo qualifica a si mesmo como um apóstolo de Jesus Cristo que foi chamado e ordenado pelo próprio Deus para exercer seu ministério. Ele ressalta a singularidade de seu  apostolado, em relação aos outros 12 apóstolos, o ministério paulino começa mais tarde, após sua experiência com o Cristo glorificado no caminho de Damasco (Atos 9.1-30).

Ele redige esta carta  acompanhado de Timóteo, seu filho na fé e companheiro de viagens missionárias.


2 - É interessante o modo como ele se reporta  aos crentes colossenses, chamando-os de santos. Paulo  considera todos os pertencentes a igreja como santos de Deus. Ele  contraria frontalmente uma prática comum hoje em dia, de  atribuir o "título" de santo somente figuras de destaque  religioso através de cerimônias de canonização. Estes  santos  são os fiéis e verdadeiros salvos em Cristo, participantes de sua Igreja.

 Graça e Paz, uma saudação comum nas epístolas paulinas que neste caso está especialmente vinculada  a paternidade divina (da parte de Deus nosso Pai). Haviam em Colossos justamente falsos mestres que negavam a filiação divina de Cristo e esta saudação reforçava o ponto doutrinário que Paulo iria expor.

Publicado em 30 de jun de 2017


Continua no próximo post. Aqui


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores