Pular para o conteúdo principal

O Sistema Imunológico da fé. Polemistas e os apologistas



Dores musculares, cansaço, olhos lacrimejando, cabeça doendo, garganta irritada, nariz escorrendo, espirros frequentes. É provável que você esteja com um resfriado. O resfriado é conhecido como uma doença de fácil tratamento, sendo que geralmente o organismo mesmo acaba com ele. Na verdade você não morre de resfriado, por que tem um batalhão imenso de soldados lutando por você todos os dias. São eles que impedem que vírus ou bactérias acabem com nossa saúde. 
Esse batalhão se chama sistema imunológico. O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção. A Igreja, também é um corpo, o corpo de Cristo.



Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo.

1 Coríntios 12.27


Tal qual um corpo, a Igreja precisa de mecanismos de defesa contra os inimigos externos. São eles que impedem que surjam ensinos malignos que, se proliferando, venham causar dano na santíssima fé da Igreja. O Sistema Imunológico da fé do corpo de Cristo são os polemistas e os apologistas.

Os apologistas fazem a defesa da cristianismo, contra os argumentos do ateísmo, o gnosticismo e do deísmo, ou seja, ataques de fora. Os polemistas precisam defender a Igreja dos ataques internos, as heresias que surgem de dentro do próprio povo de Deus.


Nós não temos dificuldade de apreciar o trabalho do apologista, é fácil perceber o valor de apologistas como Alvin Plantinga, C. S. Lewis, Cornelius Van Til, G. K. Chesterton, William Lane Craig. Porque eles debatem com pessoas de fora, que negam Deus, a vida de Cristo e coisas assim, mais ou menos óbvias para um cristão. O problema é reconhecermos o trabalho dos polemistas, pois eles combatem o erro que surge dentro da Igreja. São pessoas como Marcos Granconato, Paul Washer, John MacArthur, Paulo Júnior e Augustos Nicodemus que chamamos de polemistas nos nossos dias. Estes são exemplos de teólogos que ajudam a defender a pureza da fé a partir de dentro da Igreja. Eles são o sistema imunológico da Igreja, Deus os usa para defender a fé contra os ataques do inimigo.


O primeiro e mais capaz polemista foi o apóstolo Paulo ( também foi excelente apologista). Ele lutava ferozmente pela pureza do evangelho. Toda a sua carta aos gálatas é um exemplo de defesa apaixonada da verdade. Paulo é duro para com os hereges que pregavam a circuncisão, ele usa expressões como:


Tomara até se mutilassem [castrassem] os que vos incitam à rebeldia.
Gálatas 5.12


Paulo tem um coração totalmente apaixonado pela verdade, por isso usa uma linguagem dura para tratar os impostores da fé. Ele não podia aliviar, do contrário muitos crentes poderiam cair nas garras destes falsos mestres. Ele enfrentou judaizantes, gnósticos, ateus, politeístas e fariseus. Ele enfrentou o próprio Pedro, quando ele estava caindo na hipocrisia dos judaizantes.

A história da Igreja esta repleta de exemplos de polemistas. Atanásio lutou pela doutrina da divindade de Cristo. Agostinho pela doutrina da salvação pela graça. Tertuliano e os Pais Capadócios pela Trindade.

Lutero foi outro excelente polemista, foi ele quem se interpôs no meio de tantas heresias, para reformar a Igreja Romana, tendo tentado, não conseguido e sendo expulso da mesma, ele se retira e forma  uma Igreja nova, militando pela verdadeira fé. Da mesma Forma John Knox, John Wycliffe, Wesley e tantos outros na história da Igreja.



Mesmo na época de Paulo já haviam os pregadores que se corrompiam ensinando heresias por motivo de ganância. O apóstolo ensina a Tito a ser firme e inflexível com tais hereges.


Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,

Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.

Tito 1.10,11



Nestas passagens notamos o quanto Paulo se importava com o ensino correto, o quanto ele se empenhava em defender a fé e a sã doutrina.Ele era um legítimo polemista, e não se esquivava da polêmica quando necessário. Ele sabia que a paz era importante, mas não a custo da verdade.


Hoje em dia muitos pregadores tem medo de expor determinado ensino das Escrituras por que pode ofender alguém. Muitos evitam confrontar o erro, de falar contra os falsos ensino e tacham de fundamentalista, fanático, dentre outros adjetivos pejorativos, quem se encoraja a falar a verdade, custe o que custar, doa a quem doer.


Claro, que precisamos ter em mente a edificação da Igreja quando vamos confrontar o erro, precisamos querer ganhar o irmão que está pecando , para Cristo e para a verdade. E para isso é necessário tato e mansidão.


Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
Gálatas 4.19,20


Imagine se o sistema imunológico deixar passar uma gripe, porque é fraca, ou uma amigdalite, por que não causa tanto transtorno?

Assim também o corpo de Cristo precisa ser defendido dos maus ensinos e falsos mestres, com ousadia, com firmeza e com amor e com convicção.
A moderação é essencial no comprimento da tarefa de defendera Igreja. Demonstrar amor pela doutrina e zelo pelo bem estar do povo de Deus. Ao mesmo tempo exercer a firmeza inflexível contra os falsos mestres.
Que Deus possa levantar muitos polemistas, que amem a Igreja e a Cristo, no meio do seu povo.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores