Pular para o conteúdo principal

A alegria. Série Fruto do Espírito. Filipenses 4.4.

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Filipenses 4.4


O segundo aspecto do fruto do Espírito é a alegria. Mas não é uma alegria qualquer.


Uma pergunta intrigante  é: Como viver alegre? Quem soubesse de uma resposta simples e prática  escreveria um livro, gravaria um áudio ou um vídeo e ficaria milionária, da noite para o dia. Já pensou encontrar a fórmula da felicidade? Todos adorariam encontrar, pagariam  preços ridiculamente altos para obtê-la.
Sabemos porém que não  é tão fácil encontrar a alegria,  isso porque a maioria de nós não sabe exatamente onde encontrá-la. Nem fabricá-la, pois  ela não tem fórmula.   

 
Vamos pensar um pouco.
Uma criança fica feliz com um conjunto de alguns balões coloridos,  com um sorvete, um brinquedo novo. podemos vê-la alegre. Mas logo ela se cansa daquilo e procura outra coisa pra satisfazê-la. Nós todos somos assim, como crianças procurando afastar o tédio de nossos corações.

"Se eu comer churrasco todos os dias vou encontrar a alegria".Inclua nesta lista o sorvete, o macarrão, o strogonoff, até o suco, inclua aqui todo tipo de comida que seja maravilhosa de degustar. Você seria feliz durante um tempo,  mas seus índices de colesterol logo te diriam que não continuasse essa dieta. 

"Se eu achar o homem ideal e casar com ela eu seria feliz". O único homem  perfeito foi Jesus e ele não casou, não era parte do seu plano o casamento. O mesmo princípio poderia excluir a ideia de mulher perfeita, pois não existe mulher perfeita. Logo, relacionamentos não traz em felicidade.

"Se eu me aposentar?" O tédio pode terminar com a felicidade.

Se eu ganhar na loteria, tipo 200 milhões? Ficaria feliz um ano ou dois, depois as preocupações, receios, abalos da economia, acabariam derrubando sua alegria. E os prazeres grosseiros? Consumismo, sexo desregrado, bebedeira, drogas? Nem preciso gastar tempo explicando o motivo disto não trazer alegria duradoura. Tudo na vida tem um porém, um senão. Nunca teremos alegria duradoura se dependermos das circunstâncias.
Mas talvez, lá no fundo, você mantenha esperanças de encontrar aquilo que pode te fazer feliz. Quem sabe pense consigo: " Eu sei o que me tornaria feliz e vou lutar para alcançá-lo". Eu não posso te provar agora que você está errado. Quando chegar lá, alcançar o que  você tanto tem almejado, volte para ler novamente este texto.



Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Filipenses 4.4

É uma ordem para todo cristão, o Senhor ordena que nos alegremos..Deus está preocupado com nossa alegria, mas não da forma que muitos esperam. Ele não vai encher seus bolsos para te dar alegria, nem te deixar com saúde impecável até os 100 anos para depois morrer de acidente. Ele não vai te dar o homem ou a mulher perfeito para você casar. Não vai te dar filhos incríveis, super obedientes, inteligentes e perfeitos. Ele não vai te dar todos os prazeres possíveis ao seu dispor. Até porque você não terá verdadeira alegria duradoura nestas coisas. Ele te deu algo mais valioso. Duas coisas. Um, ele te dá um sentido para sua vida. Dois, te dá esperança da ressurreição e   vida eterna. 
Que tal? Vamos celebrar?

Só estas duas coisas, só elas.Nos bastam para ficarmos regozijando.  Coisas que talvez você nem esteve procurando, mas que fazem falta, muita falta. Temos um sentido para orientar nossa vida. Nascemos, vivemos para glória de Deus. Ele nos ama muito e deseja que cumpramos o chamado que ele nos tem dado. cada pessoa é chamada para alguma coisa, algo que ela fará muito bem para glória de Deus e nisso ela encontra realização e prazer. Isso é o sentido da sua vida. Vamos celebrar?
Por outro lado, a esperança nos mantém alegre no meio das piores tragédias. Ela te mantém firme nas lutas mais renhidas. Suportamos a mais complicadas provações porque temos convicção da nossa vocação e da nossa esperança.


Que o Senhor possa te alargar o entendimento para que você possa sentir-se alegre independente das circunstâncias. E se Deus te der poucos recursos financeiros? Não conquistar sua casa própria ou seu carro? Se Deus te der um filho com autismo? Se Deus te der um esposo emocionalmente instável? E se você tiver diabetes ou hipertensão e for privado das suas comidas favoritas? Vamos celebrar?

A lista de infortúnios possíveis são muito grandes, não vale a pena ficar ansioso pensando em cada um deles. O certo é que se tivermos consciência de nosso chamado, do quanto somos amados, na nossa esperança da recompensa futura, então estaremos jubilosos, alegres e felizes.

O Espírito de Deus sempre estará conosco, nos habilitando a percorrer o caminho que ele mesmo nos propõe, com alegria e prazer em Cristo.  Então, vamos celebrar?


Essa é uma parte da Série Fruto do Espírito.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores