Pular para o conteúdo principal

A Cosmovisão Cristã. 2 Coríntios 10.5

Cosmovisão Cristã

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10.5

O que é Cosmovisão?

Pense na Cosmovisão como um mapa que dirige e orienta cada passo que damos na vida. O mapa nos diz para onde devemos andar e para qual destino estamos indo. Também nos informa a posição que estamos e quais os caminhos possíveis a partir deste ponto. O mapa é nossa cosmovisão. Se você não reflete sobre sua cosmovisão anda aí sem destino certo, para lá e para cá. Mas é importante ter um mapa correto. Só existe um mapa correto que traduz com fidelidade a nossa realidade. Os outros mapas estão errados.

Esse mapa responde às diversas perguntas relativas à nossa existência. A cosmovisão cristã  é o modo bíblico de responder a estas questões.  O modo como um cristão enxerga a vida, é baseada na Palavra de Deus. A revelação divina nos veio através de sua palavra escrita, a Bíblia Sagrada.


O cristão assume o ponto de vista de que sua vida, o mundo, as outras pessoas e tudo que existe, é um projeto que nasceu na mente do Criador e que sem sua orientação, a vida não tem nenhum sentido. Torna-se então necessário compreender o plano e as ações de Deus na história da humanidade, conforme revelado nas Escrituras Sagradas.

O teólogo holandês Abraham Kuyper disse certa vez: “Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!"" Kuyper está afirmando que a soberania de Cristo deve se estender sobre todas as áreas da vida do cristão, inclusive a arte, a cultura, o lazer, política, esporte e profissional.

Logo, a cosmovisão  vai direcioná-lo no seu trabalho, nos seus estudos, nos seus relacionamentos, amizades. Em todos os cantos, por todos os lados sua cosmovisão o afetará. Não há esfera da vida sua vida que não seja afetada por uma visão de mundo autenticamente cristã. Ou tudo é afetado, tudo é transformado ou nada é afetado, nada é transformado. Ou somos cristãos de verdade ou não somos, não há meio termo.Para entender melhor a relação de Deus com a humanidade vamos agora oferecer um resumo da revelação bíblica.


A Bíblia nos mostra a história do mundo em quatro estágios:


1. Criação por Deus, Gênesis

2. Queda no pecado, Gênesis


3. Redenção - Evangelhos


4. Consumação ou Restauração - Apocalipse



1. A Criação . Gênesis - Capítulos 1 e 2
Todo o cosmo, o universo, nosso planeta, a natureza e o homem foram criados no princípio por Deus. O homem especialmente, foi criado a imagem e semelhança de Deus, possuindo assim um privilégio especial. O homem foi criado um ser livre e moral e capaz de escolher entre o bem e o mal. Ele foi colocado numa posição de autoridade perante a natureza.
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Gênesis1.1

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis1.27


2. A Queda . Gênesis - Capítulo 3
Aqui o homem dotado de livre-arbítrio, desobedece uma ordem de Deus caindo em pecado. Com isso  toda a criação sofreu um imenso  abalo e agora jaz sob o juízo divino. Agora a humanidade caída está sob  um terrível estado de miséria moral e espiritual, condenada a morte. Os homens agora são escravos agora da inclinação maligna de sua carne corrompida. É por isso que o relato da queda explica toda maldade, sujeira, desonestidade, violência, prostituição, idolatria e morte que existem no mundo atual. O homem pecador se afastou do Deus criador.

3. A Redenção . Novo Testamento
Deus não deixou o homem no estado de humilhação e miséria em que ele se encontrava. O Senhor preparou um meio para que o homem fosse remido e salvo da condenação e maldição eterna. Cristo o Filho de Deus assumiu a forma humana obedeceu plenamente ao Pai, ofereceu-se a si mesmo como oferta pela nossa culpa. Na cruz ele morreu pelos pecadores. Pela sua morte reconciliou a humanidade com Deus e proporcionou a salvação a todo aquele que crê. Jesus morreu pelos nossos pecados.Pelos pecados do seu povo a Igreja. Não só pelos nossos, nem só pelos da Igreja que nasce no 1º século, mas também por aqueles homens e mulheres que viveram antes dele e, portanto, não o conheceram e, enfim, por toda a humanidade vindoura. Leia mais sobre redenção AQUI.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado 
no madeiro;

Gálatas 3.13



4. Consumação ou Restauração - Apocalipse
A história ainda não está completa. É necessário que todas as promessas sejam cumpridas, o juízo seja executado e os fiéis sejam recompensados. Aí estamos falando da consumação de todas as coisas. Também chamamos de Restauração, pois aí Deus restaurará a liberdade plena no homem que foi salvo, a terra será purificada da maldição do Éden, e o Diabo será lançado no lago de Fogo, juntamente com os demônios e os ímpios. Encontraremos a grande promessa da ressurreição do corpo e a redenção final e definitiva da criação: novos céus e nova terra. A este novo momento chamamos também de glorificação.  Leia mais sobre glorificação  AQUI.



E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.


Apocalipse 21.1-4



Esse é um breve resumo organizado do que a Bíblia afirma sobre a história do homem com Deus.


Cosmovisão Cristã


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores