Pular para o conteúdo principal

O que é Cosmovisão ?



Muitos de nós não tem consciência exata do que seja cosmovisão, mas isso não significa que não tenhamos uma, pois todos nós temos. Sua filosofia de vida revela sua cosmovisão, suas atitudes, hábitos e palavras. Você vive aquilo que crê e do modo como crê.


O que é cosmovisão ?

Simplificando bem, é o modo como enxergamos o mundo. Francis Schaeffer em seu livro Como Viveremos, disse que a cosmovisão: "é o filtro através do qual uma pessoa enxerga o mundo".  Em outras palavras, é o óculos que usamos para compreender a realidade. Reflitam um momento sobre estas perguntas:


- Quem somos?

- De onde viemos?

- Por que estamos aqui?

- Onde estamos?

- Para onde eu vou após a morte?

- O que é verdadeiro e falso?


A estas perguntas se somam outras semelhantes, como: Por que o mal existe? Deus é bom? Quem é Deus? Existe céu e inferno? São as perguntas essenciais (que provavelmente você já gastou algum tempo pensando) que formam o cerne do que pensamos a respeito do mundo e da realidade. 
 

É muito ruim quando não temos muita noção da nossa própria maneira de ver o mundo. Pense na Cosmovisão como um mapa que dirige e orienta cada passo que damos na vida. O mapa nos diz para onde devemos andar e para qual destino estamos indo. Também nos informa a posição que estamos e quais os caminhos possíveis a partir deste ponto. O mapa é nossa cosmovisão. Se você não reflete sobre sua cosmovisão anda aí sem destino certo, para lá e para cá. Mas é importante ter um mapa correto. Só existe um mapa correto que traduz com fidelidade a nossa realidade. Os outros mapas estão errados.

Nós cremos que a cosmovisão bíblica é a mais acertada. Esse mapa responde às diversas perguntas relativas à nossa existência. A cosmovisão cristã  é o modo bíblico de responder a estas questões.

​E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12.2

O cristão precisa enxergar a vida do modo como Deus criou. Precisamos das Sagradas Escrituras para compreendê-la. Vamos à fonte então.

A cosmovisão bíblica pode ser dividida em : Criação , Queda, Restauração e Consumação.

No próximo post detalharemos a Cosmovisão Cristã




Comentários

Anônimo disse…
Excelente texto. Uma reflexão sensata, objetiva e lúcida sobre o único caminho seguro para trilharmos, a Palavra de Deus.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores