Pular para o conteúdo principal

Só perdoando você vai ser livre para ser feliz.


Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 
Colossenses 3.13 



Uma das principais causas do adoecimento emocional da nossa sociedade está na falta de perdão. As pessoas estão destruindo suas vidas ao impedirem-se de liberar perdão.

O mundo em que vivemos é imperfeito e hostil, as lutas e desafios serão constantes, é bom saber que relacionar-se com as pessoas será seu principal desafio. Perdoar vai ser um exercício diário e constante. Pense no perdão como a água do banho, por mais que você faça uma boa limpeza, amanhã vai precisar de outro banho, pois as sujeiras vão naturalmente se acumulando durante o decorrer do dia.


As pessoas vão te ofender, vão te machucar, vão te contrariar e te decepcionar, e você vai precisar perdoá-las, por mais difícil que isso possa ser. Esse é o custo de seguir a Cristo. Por outro lado você vai ofender, machucar, contrariar e decepcionar muitas pessoas durante a vida ( talvez você não seja humilde para reconhecer isso), e vai precisar pedir perdão por isso.

Esse perdão é o que torna possíveis os relacionamentos. Quem não sabe perdoar nunca vai conseguir conviver satisfatoriamente nem com pais, amigos, filhos, esposa, com ninguém. A falta de perdão acaba com casamentos, acaba com amizades, com relacionamentos e , principalmente, afasta as pessoas de Deus.Em resumo é só perdoando você vai ser livre para ser feliz.


O homem natural dificilmente se dispõe a perdoar, e quando o faz, não consegue fazer por completo. Ele tem tanta maldade predisposta em seu coração que seu perdão geralmente é condicionado e parcial. Basta que a pessoa se sinta novamente ofendida para lançar em rosto o que dantes já tinha sido "perdoado". Ora, se o perdão houvesse ocorrido por completo não haveria nada a ser lançado em rosto. Isso não pode ser verdadeiro perdão, isso é tapar o sol com uma peneira;

Se não podemos decidir ser afetados ou não pela ofensa de alguém, se  não conseguimos aniquilar a mágoa do nosso peito, como então poderemos perdoar?




Como perdoar de verdade?

É preciso refletir sobre algumas questões para perdoar eficientemente, eu citei cinco questões fundamentais. Leve todas em consideração


Analisar
É preciso analisar com cuidado, pois muitas vezes a nossa sensação de ser ofendido não procede, estamos forçando algo por termos antipatia com a pessoa. Busque entender a motivação do "ofensor" e depois compreender se realmente sua ação foi desrespeitosa, agressiva ou mal-intencionada.


Reconhecer
É necessário reconhecer-se como ferido. Entender que você foi injustiçado e tratado de uma maneira que não merecia. A sinceridade com você mesmo é imprescindível, não adianta dizer que não foi nada e guardar a ofensa lá dentro do coração. Não é fazer drama, é reconhecer que alguma coisa está errada e você foi realmente ferido. Se o espinho esta ali não adianta ignorá-lo, ele vai continuar a doer.



Pedir ajuda
Aqui você vai precisar de ajuda divina. Aui você ora a Deus para que o auxilie nesta árdua tarefa de perdoar. Você quer perdoar mas não sabe como? Ore a Deus. Você quer que a pessoa reconheça o seu erro? Ore ao Senhor. Tem coisas que só ele pode resolver, peça ajuda.


Confrontar
Algumas vezes você vai ter oportunidade de ir conversar com o ofensor e explicar-lhe que sentiu-se magoado com sua atitude. Há casos em que você não terá esta oportunidade., geralmente com pessoas desconhecidas, com quem você pouco se relaciona. Porém, com seus familiares, amigos, irmãos de igreja, cônjuge e filhos a confrontação amorosa será indispensável. Nem sempre o resultado vem como esperado, mas faça sua parte.



Libere o perdão
Muitas pessoas nunca vão pedir perdão, mesmo quando confrontadas. Outras nem adiantaria confrontar, pois são tão arrogantes e egoístas que a sua estupidez e falta de bom senso nos agrediriam ainda mais. Neste caso é preciso perdoar e entregar nas mãos do Senhor. ( Lucas 17.3-4). Nós não mudamos as pessoas, Deus muda as pessoas. Assim, devemos perdoar por causa do grande perdão que recebemos de Deus através de Jesus.



Tire o peso de seus ombros e de seu coração, entregue-o a Cristo. Libere-se da mágoa, libere-se do desejo de vingança, perdoe e ore por quem te machucou. Só  se desfazendo das mágoas você estará livre para ser feliz. Isso fará muito bem para você.



Comentários

Daniel Olimar disse…
Excelente reflexão. Realmente difícil de praticar, mas a cura só vem na prática.
Muito bom o texto Vitor
Sempre o outro é a chave

Me veio a mente o seguinte

Mateus 5 23Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,...

Olha a importância do outro o perdão realmente tem a capacidade de mudar pelo menos duas vidas em uma única atitude.

Vlw e siga escrevendo e fica firme.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores