Pular para o conteúdo principal

O que a dificuldade pode estar dizendo a meu respeito?



Na vida a única certeza que temos é de estarmos trilhando um caminho sem certezas, sem seguranças, sem garantias. Planejamos, traçamos o que queremos, mas não carregamos a convicção de que conseguiremos concluir, de que nossos planos terão êxito. Quando as dificuldades surgirem poderão surgir as dúvidas. Se o caminho realmente é aquele que deveríamos seguir, ou se estamos tentando tanto por teimosia ou orgulho. Estar no mundo nos expõe à fragilidade da incerteza, da ausência de controle total. Lidamos com nossas próprias limitações que muitas vezes nos frustram. As dificuldades surgem dos imprevistos, ou da ausência de experiência onde queremos atuar.

Paciência, palavra difícil para quem lida com a pressa. A Pressa e a pressão de fazer o perfeito, e não querer se submeter a possibilidade de ter de fazer muitas tentativas para alcançar o que se busca. Mas essas tentativas fazem parte do processo; o erro e o conserto, a percepção do erro e o crescimento na experiência, é isso só ocorre pelas dificuldades que surgem.

No meio das tentativas e frustrações, o apoio que recebemos é importante e acalenta o coração cansado. E nós devemos esperar o maior conforto do Senhor e buscar entender qual é a vontade do Senhor para as nossas vidas. Pois haverão caminhos que por mais interessantes que sejam não se encaixam nas prioridades que assumimos para nós até mesmo tendo em vista nossa caminhada com Deus e nosso serviço ao próximo.

Mas existem atividades que trarão Glória a Deus, mas que de início nos frustram, nos encontramos com o choque de não saber tudo, não saber de tudo, pode surgir o desespero. Mas isso, pode ser dividido com as pessoas mais próximas de nós e em oração. As experiências que nos levam ao entendimento de que não detemos todo o conhecimento do mundo poderão servir para aproximar-nos de um caráter mais humilde e modesto, e estas oportunidades não podem ser desperdiçadas ou maquiadas com um discurso de super heróis, ou de que somos inúteis por termos dificuldade em determinada tarefa.

A humildade pode ser trabalhada quando expomos nossas dificuldades e dividimos o fardo com quem confiamos. A ajuda e auxílio poderá vir a partir de um conselho ou de uma dica de pessoas que sabem, sim, mais do que nós naquele momento de aperto. A dificuldade em pedir ajuda quando não sabemos executar algo pode mostrar um orgulho do nosso coração, uma necessidade de estar sempre como aquele que está sempre bem ou aquele que não precisa dos outros.

Estas oportunidades servem para que conheçamos a nós mesmos. Talvez não será fácil mudar a forma como nosso coração age normalmente, mas saber o que ocorre dentro de nós ajudará a lidar com as necessidades e como normalmente agimos frente a elas.

Nesta percepção, há possibilidades que não existiriam enquanto não enxergássemos o modo de viver que se tornou comum para nós.
Nós podemos encontrar alívio em uma boa conversa com Deus e com as pessoas mais próximas.


Publicado em 24 de abr de 2019

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores