Pular para o conteúdo principal

Lavando pés para crer. João 13.14



 “Se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros”  João 13.14

Quando buscamos viver de acordo com a Palavra de Deus, podemos ter segurança de que estamos procurando agradá-lo com a nossa vida.
A vontade de Deus com frequência pode exprimir uma ideia diferente da que naturalmente obtemos, diferente do que a sociedade busca e tem como meta honrosa e importante para um dia bem sucedido.

Mas, e quando buscamos viver segundo os nossos preceitos e desejos sem nos importarmos verdadeiramente se estamos vivendo conforme a vontade de Deus e por conseguinte, vivendo para agradá-lo, o que então temos buscado com a nossa vida?

É claro que ao longo do nosso dia nós temos planos mesmo que aparentemente insignificantes e temos metas, essas podem até parecer indefinidas mas sim, temos metas. Se você tem o plano de fazer um suco verde, ou um bolo de chocolate, você tem um plano para o dia. Se você deseja ler um livro, você tem um desejo que pode se tornar uma meta para o dia: “ler um capítulo do livro [...] E se o teu dia prevê um descanso que você também precisa, você também possui um objetivo, que é necessário, para recompor sua mente e seu corpo para trabalhar como necessita.

Acontece que nos é comum planejarmos e não pensarmos em como fazer o que precisamos de forma que traga mais Glória a Deus, de forma que edifique a nós mesmos e por consequência aqueles que convivem conosco. E é certo que nós precisamos descansar e trazer um renovo para o nosso corpo e mente, mas no nosso dia a dia, quando não estivermos nos momentos de recompormos as forças, será que nós temos pensado em como bem serviremos ao nosso semelhante?

E quando fala-se em servir, pode ser bem natural se erguer uma das sobrancelhas e pensar: “Hum? Eu servir? Eu não vou deixar que abusem da minha boa vontade, tenho mais o que fazer.” Sim, nós temos mais o que fazer, e bastante por sinal. Mas enquanto não vemos a necessidade de servir, nós jamais iremos nutrir bons relacionamentos com as pessoas, pois estaremos pensando somente em nós.

O equilíbrio nos chama ao dever e ao servir.


Jesus praticou um ato corriqueiro pois era praxe lavar os pés dos recém chegados. Não era corriqueiro porém o mestre lavar os pés dos discípulos e sim o contrário. Cristo inverte os papéis , numa alegoria clara de que na visão do Reino de |Deus o maior serve o menor e quem serve demonstra mais utilidade do que aquele que é servido. 

Somos chamados para sermos quem somos na medida de Cristo, sendo quem Ele é, o autêntico servo.
O que eu realmente preciso fazer do meu dia hoje?

Você não é chamado à exaustão de tentar fazer mais do que deve, e de tentar fazer tudo o que o outro acha que você precisa fazer por ele, porque nós precisamos avaliar as necessidades reais de acordo com o conselho do Senhor e aplicarmos o nosso coração para cumprir. Nem sempre estaremos oferecendo auxílio eficaz se nos inclinarmos em cumprir cada carência que o nosso próximo parece ter. Às vezes daremos um apoio suprindo, e por vezes o incentivando a fazer o que ele mesmo precisa fazer. E é por isso que precisamos ser atentos, solícitos, e observadores da Palavra e da necessidade real.

Mas depois de analisar, geralmente haverá algo a contribuir. Seja fazendo, seja apoiando o outro a realizar, oferecendo uma Palavra que ilumine o coração.

Portanto, isso nos leva a crer, e a praticar. Enquanto estamos aqui na terra nós devemos ser movidos na busca por servir, a Deus e aos nossos semelhantes. Até mesmo quando estamos desfrutando de um descanso, através dele nós obteremos refrigério para podermos contribuir na vida do nosso próximo.



Publicado em 25 de abr de 2019.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores