Pular para o conteúdo principal

O que são sacramentos e quais são?




O que são sacramentos?

Sacramento é um ritual   sagrado que simboliza uma realidade essencial para a vida cristã. Algumas denominações chamam os sacramentos de ordenanças, pois foram ordenados diretamente por Cristo. O sacramento é vital, é essencial para a comunidade cristã. Sem eles a igreja deixa de ter unidade, deixa de ter sintonia, enfim, deixa de ser Igreja de Cristo.

Sacramento vem do latim sacramentum e significa ritual sagrado. Sacramentum significava "fazer um juramento acompanhado de um gesto específico".  Fazer um sacramentum  significa fazer um juramento solene. 

SACRA - (sacrum, sacrare) indica uma relação com o "divino".  Algo sacro é algo separado do uso comum, algo santo. 

MENTUM - Indica o meio ou o instrumento. Assim, a palavra significa o instrumento pelo qual algo ou alguém era destinado a algo. 

Da junção destas duas que obtemos a palavra sacramento. Esta palavra designava, na Roma antiga, um juramento ou compromisso solene, especialmente o juramento do  rapaz romano que, ao completar os seus 17 anos, jurava lealdade ao seu superior e se dedicava a vida militar, abandonando a vida civil comum. A autoridade maior sobre aquele rapaz já não seria nem pai, nem mãe, nem a si mesmo, mas o Imperador Romano.

Da mesma forma foi entendido na Igreja dos apóstolos, que, ao se converter, o crente deixava a vida de pecados, de obediência ao sistema mundano e suas paixões e se consagrava para a vida em Cristo, como membro da Igreja. Ele fazia um voto  que  passou a ser chamado de SACRAMENTO. Que voto era esse? O Batismo bíblico.

O próprio Batismo, era um voto público de sua mudança de vida. Mais tarde, a Ceia do Senhor foi alçada a condição de Sacramento, simbolizando a continuidade, ou confirmação do voto feito, anteriormente. Os sacramentos são os dois rituais fundamentais para a Nova aliança de Cristo com o seu povo.  No batismo adentramos na aliança e na Santa Ceia manifestamos  nosso interesse em permanecer.



Sacramentos - símbolos de realidades espirituais.

Os sacramentos são símbolos, atos que representam realidades espirituais. Eles são a manifestação visível das realidades que nós não podemos discernir materialmente. Instituídos por Cristo, através de um ritual sensível, recebemos da parte de Deus os benefícios da aliança da graça divinas. Resumindo, sacramento é um sinal visível de uma graça invisível, como dizia Agostinho:

"Sacramento é o sinal de uma coisa sagrada"
 (Cidade de Deus X,5).

Cada sacramento contém um elemento material, palpável aos sentidos. E não somente isso, ele contém um ritual apropriado para seu uso. O sacramento une o participante ao material indicado , pão, o vinho e a água, cada um simbolizando uma realidade ( do batismo e da Santa Ceia do Senhor). Nessa união simbólica o Espírito Santo de Deus abençoa e transmite graça aos participantes.



Quais são os sacramentos que a igreja deve celebrar?

São considerados sacramentos o Batismo e a Ceia do Senhor. A Igreja Católica celebra sete sacramentos, que são: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. Mas nós ( cristão reformados presbiterianos) não percebemos base bíblica para mais do que dois.

As divinas ordenanças estão bem claras nas Escrituras são apenas duas. Cada uma tem um sentido específico para a Igreja. O Senhor quando nos concedeu a justificação e a remissão dos pecados, e a graça santificante, provê o símbolo do batismo (a água), quando da comunhão com o Espírito Santo e com a santa Igreja, provê o simbolo da Santa Ceia ( pão e vinho).


Sobre o batismo, Jesus mesmo ensina:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Mateus 28.19

E não somente ele, mas a própria igreja primitiva mantinha o padrão, o Apóstolo Pedro ensinava:

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.

Atos 2.38


Sobre a instituição da Santa Ceia Jesus diz:

E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é  derramado por vós.
Lucas 22.19,20


 Nos próximos textos falaremos sobre o Batismo e Santa Ceia.




Fontes

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Editora Cultura Cristã.

Doctrine according to Godliness






  

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores