Como já
dissemos no post sobre sacramentos, Batismo, era um voto
público em que o fiel se comprometia a mudar de vida. Ali
ele adentra na aliança e se torna uma nova pessoa. O batismo é um marco fundamental na vida cristã.
Como
se sabe, durante o AT havia dois sacramentos, quais sejam, a
circuncisão e a páscoa. No caso a circuncisão era o ritual de
entrada do homem e, com ele, toda sua família, no pacto da
aliança. A
páscoa foi instituída por Moisés ao povo hebreu ao sair do Egito.
A páscoa dos hebreus nos remete a Santa Ceia do cristão.
Vamos tratar da Ceia num próximo post, agora vamos analisar o batismo.
O Batismo no Antigo Testamento?
Naturalmente não havia o ritual do batismo no Antigo Testamento. Porém temos prefigurações, analogias que apontavam para o que haveria de vir.
Temos em Noé, uma excelente prefiguração do batismo. Através do dilúvio, Deus, usando da água, eliminou da terra os
ímpios e salvou misericordiosamente o seu povo. No caso, salvou Noé e sua família.
Na
travessia do Mar Vermelho, possuímos outra analogia do batismo. Paulo nos diz que os hebreus
estiveram sob a nuvem e nela e no mar foram batizados em Moisés.
E
todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E
todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E
beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra
espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
1
Coríntios 10.2-4
Apesar de não haver batismo, a religião dos hebreus tinha seu ritual de entrada. Neste caso o ritual era a circuncisão. O pacto da circuncisão (Gênesis 17.9-14) foi feito com Abraão e com toda a sua descendência. Na circuncisão o membro masculino tinha o prepúcio cortado em um sinal de aliança de Deus com aquela pessoa. As famílias entravam em aliança com Deus através do homem da casa.
Se
em Abraão, foi realizada a aliança na carne, na
Nova Aliança ela é feita pelo poder do Espírito Santo,
que age no nosso coração.
No
qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por
mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela
circuncisão de
Cristo.
Colossenses 2.11
O Batismo tem poder para regenerar a pessoa?
O
Catolicismo romano acredita que o batismo tem poder em si mesmo de
transformar ou regenerar a pessoa. Sendo que quando ela passa pela
água do batismo ele é regenerada, ou seja, formada nova criatura.
As
Igrejas Evangélicas não aceitam a doutrina da regeneração
batismal. No contexto evangélico o batismo é um sinal, um
símbolo de que aquela pessoa faz parte do círculo da Igreja, O
batismo, como um ritual religioso, destina-se a dar
testemunho duma realidade espiritual , um sinal que aquela pessoa foi
assumida como parte da Igreja visível.
O
Batismo na água não transforma a pessoa, não tem poder para
isso, pois a pessoa primeiro precisa conhecer e crer de coração na
mensagem do Evangelho para só então ser admitida ao batismo.
Ela primeiro precisa ser batizada no Espírito Santo ocorre no
ato da conversão.
Pois
em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo.
1 Coríntios 12.13
O que o batismo nos proporciona?
Este
batismo interior, gerado pelo Espírito proporciona :
Certeza da
salvação – O Espírito nos garante que estamos confirmados na graça salvadora.
O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos
filhos de Deus.
Romanos 8.16
Esclarecimento
espiritual – através do Espírito Santo, a Bíblia começa a fazer
sentido, nossos olhos espirituais são abertos para uma nova
vida.
Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
1 Coríntios 2.13
União
com a igreja – Somos incluídos, através do Espírito, entre
o povo santo , chamado Igreja, que está sendo preparado para glória
de Cristo em todo o mundo.
Desta
maneira o batismo nas águas é evidência exterior do batismo
interior, sendo que o batismo interior é sempre idêntico, mas o
exterior varia entre as tradições cristãs. Há o batismo por imersão, por aspersão e por efusão, todos utilizando água.
Quem deve ser batizado?
Os
reformados e católicos batizam crianças, o chamado
pedobatismo. As outras tradições batizam somente adultos crentes, o
chamado credobatismo.
O que devemos pronunciar no batismo?
A
fórmula batismal encontrada em Mateus 28.19 é empregada na maioria
das Igrejas cristãs. Desta forma os novos convertidos são
batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Como todo
bom cristão, o ministrante do batismo confessa o credo na Trindade na hora do
batismo.
Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus
28.19
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