Pular para o conteúdo principal

O Batismo bíblico - Sacramento da Aliança



Como já dissemos no post sobre sacramentos,  Batismo, era um voto público  em que o fiel se comprometia a mudar de vida. Ali  ele adentra  na aliança e  se torna uma nova pessoa. O  batismo é  um marco fundamental na vida cristã.

Como se sabe, durante o AT havia dois sacramentos, quais sejam, a circuncisão e a páscoa. No caso a circuncisão era o ritual de entrada do homem e, com ele, toda  sua família, no pacto da aliança.  A páscoa foi instituída por Moisés ao povo hebreu ao sair do Egito. A páscoa dos hebreus nos remete a Santa Ceia do cristão.  Vamos tratar da Ceia num próximo post, agora vamos analisar o batismo.


O Batismo no Antigo Testamento?


Naturalmente não havia o ritual do batismo no Antigo Testamento.  Porém temos prefigurações, analogias que apontavam para o que haveria de vir. 
Temos  em  Noé, uma  excelente prefiguração do batismo. Através do dilúvio, Deus, usando da água,    eliminou da terra os ímpios e  salvou  misericordiosamente   o seu povo. No caso, salvou Noé e sua família.

Na travessia do Mar Vermelho, possuímos outra analogia do batismo.  Paulo nos diz que os hebreus  estiveram sob a nuvem e nela e no mar foram batizados em Moisés. 


E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
1 Coríntios 10.2-4


Apesar de não haver batismo, a religião dos hebreus tinha seu ritual de entrada. Neste caso o ritual era a circuncisão. O pacto da circuncisão (Gênesis 17.9-14)  foi feito com Abraão e com toda a sua descendência.  Na circuncisão o membro masculino tinha o prepúcio cortado em um sinal de aliança de Deus com aquela pessoa. As famílias entravam em aliança com Deus através do homem da casa.
Se em  Abraão,  foi realizada a aliança na carne,  na Nova Aliança ela é feita pelo  poder  do Espírito Santo, que age no nosso coração.


No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela 
circuncisão de Cristo. 
Colossenses 2.11




O Batismo tem poder para regenerar a pessoa?


O Catolicismo romano acredita que o batismo tem poder em si mesmo de transformar ou regenerar a pessoa. Sendo que quando ela passa pela água do batismo ele é regenerada, ou seja, formada nova criatura.

As Igrejas Evangélicas não aceitam a doutrina da regeneração batismal.  No contexto evangélico o batismo é um sinal, um símbolo de que aquela pessoa faz parte do círculo da Igreja, O batismo, como um  ritual religioso, destina-se  a dar testemunho duma realidade espiritual , um sinal que aquela pessoa foi assumida como parte da Igreja visível. 

O Batismo na  água não transforma a pessoa, não tem poder para isso, pois a pessoa primeiro precisa conhecer e crer de coração na mensagem do Evangelho para só então ser admitida ao batismo.  Ela primeiro precisa ser batizada no  Espírito Santo ocorre no ato da conversão.

Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo.
1 Coríntios 12.13



O que o batismo nos proporciona?


Este batismo interior, gerado pelo Espírito proporciona : 

Certeza da salvação – O Espírito nos garante que estamos confirmados na graça salvadora.

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos
 filhos de Deus. 
Romanos 8.16

Esclarecimento espiritual – através do Espírito Santo, a Bíblia começa a fazer sentido, nossos olhos espirituais  são abertos para uma nova vida. 

Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
1 Coríntios 2.13


União com a igreja – Somos incluídos, através do Espírito,  entre o povo santo , chamado Igreja, que está sendo preparado para glória de Cristo em todo o mundo.

Desta maneira o batismo nas águas é evidência exterior do batismo interior, sendo que o batismo interior é sempre idêntico, mas o exterior varia entre as tradições cristãs. Há o batismo por imersão, por aspersão e por efusão, todos utilizando água. 





Quem deve ser batizado?


Os reformados  e católicos batizam crianças, o chamado pedobatismo.  As outras tradições batizam somente adultos crentes, o chamado credobatismo. 



O que devemos pronunciar no batismo?


A fórmula batismal encontrada em Mateus 28.19 é empregada na maioria das Igrejas cristãs. Desta forma os novos convertidos são  batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Como todo bom cristão,  o ministrante do batismo confessa  o  credo na Trindade na hora do batismo.


Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28.19

  

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores