Pular para o conteúdo principal

O que é clamor e porque clamar? Salmo 119.145



De todo o coração, eu clamo a ti; responde-me, ó SENHOR, 
e obedecerei aos teus mandamentos! 
Salmo 119.145


Aqui neste versículo o salmista está clamando "de todo o coração".  Pelo que ele clama ? Qual a força desta expressão: "clamor"? Vamos tentar responder estas questões  neste texto.

As Escrituras sagradas estão saturadas de relatos de servos de Deus em momentos de clamor. O povo do Antigo testamento e a Igreja primitiva entendia perfeitamente a importância do clamor sincero dirigido ao Senhor. A Bíblia registra vários testemunhos daqueles que clamam a Deus em um momento de dificuldade, aflição ou extrema angústia. Quando a aflição atinge picos muito elevados o homem temente a Deus empenha todas as suas forças em clamar.

O clamor não é racional, não é calculado, não é um argumento bem formulado. É uma expressão fervorosa de fé em Deus, uma demonstração de plena  confiança em Sua bondade e poder para agir em seu favor. Este clamor vem de um coração contrito e totalmente aplicado na presença de Deus. Não é necessariamente um grito, ou choro, está mais ligado a   intensidade do sentimento que se expressa. No caso do salmista, muita intensidade.

O salmista não somente clamava, mas o fazia "de todo o seu coração", essa expressão ampliava o alcance do que ele estava relatando, mostrando que não havia nenhum sentimento oculto, nenhuma parcialidade, nenhum fingimento, pois todo ele estava envolvido no clamor por sua resposta. Seu coração não estava dividido em dois pensamentos, mas todo ele clamava ao Senhor.

Sabe porque o clamor é importante? Vou dar alguns motivos.

O clamor gera intimidade. Você não clama para um desconhecido na rua (o bom senso diz que não), não faz para um colega de trabalho  que você apenas dá "bom dia". Você dirige sua súplica a pessoas próximas. E isso mostra que você tem intimidade suficiente para mostrar seus sentimentos para aquela pessoa. E isso é importante, pois todo relacionamento genuíno deve ter uma boa abertura para expressão de sentimentos. Quando você clama a Deus, está demonstrando que confia nele, que espera que ele lhe entenda e que se disponha a intervir em sua causa.

O clamor gera humildade. Ele liberta de toda autossuficiência. A autossuficiência é quando você confia  em si mesmo mais do que confia em Deus. E isso é pecado. Quando clamamos estamos conscientes de nossa incapacidade de resolvermos  sozinhos os problemas, precisamos de ajuda  externa e divina.  Não há soberba nem orgulho que prevaleça num coração que clama. As pessoas a serem dependentes de Deus. As pessoas precisam apreender a depositarem em Cristo toda a sua confiança como forma de afirmarem a sua fé e repetirem os passos dados pelo próprio Jesus.

O clamor gera abundante graça. O salmista sabia que precisava obedecer aos mandamentos divinos, mas como fazer isso sem a graça que vem de Deus? Como obedecer apenas por coação e não por amor? Ora, ele precisava clamar para que o Senhor o fortalecesse para que assim, e só assim, ele pudesse ser um servo obediente. Ele  precisava de Deus para ser obediente. 
Assim como o salmista, que clamava  nós precisamos clamar. E para isso é preciso fortalecer nossos momentos de oração e comunhão com Deus. Devemos clamar para sermos humildes, dependentes de Deus e confiantes na graça superabundante que vem dos céus.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores