Pular para o conteúdo principal

A letra mata? 2 Coríntios 3.6

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; 
porque a letra mata e o espírito vivifica. 
 2 Coríntios 3.6


Errar na interpretação de um texto bíblico não é algo incomum, todos nós erramos em maior ou menor grau, especialmente em textos difíceis ( Daniel, Apocalipse, Zacarias são campeões) porém há erros tão horrorosos que é preciso grande esforço para não perceber o equívoco.

Ler um versículo isolado é o pai de todos os erros de interpretação. O uso enlouquecido de versículos bíblicos isolados pode provar qualquer coisa na Bíblia. Desde o Catolicismo, luteranismo, mormonismo, neopentecostalismo,  até mesmo a doutrina kardecista,  tudo pode surgir dentre textos pinçados e selecionados.  mas será que todos fazem sentido? Tudo pode ser provado selecionado versículos daqui e dali, sem dar atenção ao texto circundante.


Este versículo de 2 Coríntios 3.6 é um dos melhores exemplos de como uma heresia maligna pode brotar de um erro simples de interpretação. Aqui há uma heresia que se chama anti-intelectualismo bíblico.  Essa heresia quer afastar as pessoas do estudo dedicado e esmerado das verdades reveladas por Deus.

Vamos fazer uma breve análise deste texto para corrigir isso. Para entender o texto é preciso fazer o óbvio, ler o que vem antes e depois do versículo.


4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;

5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,

6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,

8 como não será de maior glória o ministério do espírito?

2 Coríntios 3.5-9


A leitura apressada do versículo 6 induz-nos a pensar que Paulo está combatendo o ensino das Escrituras e condenando o conhecimento de Deus que advém deste estudo. Ora, isso é um tremendo contrassenso! Conhecer a Deus não é somente necessário, é imprescindível. Sem estudarmos sua palavra estaremos condenados!

Mas o certo é que devemos ler antes e depois do texto, o chamado CONTEXTO.


Paulo está mostrando neste texto, a diferença entre a lei e o espírito. Ele explica que o Antigo Testamento (a letra) traz a condenação, enquanto o Novo (o espírito) oferece a salvação.

Paulo está falando de um novo pacto e por que este pacto é superior ao antigo. O primeiro pacto foi o da Lei Mosaica, que trazia a condenação do pecado e o juízo de Deus. O segundo pacto traz o perdão do pecado, a condenação do mesmo na morte de Cristo na cruz e nossa salvação pela fé. O primeiro é Letra ( da Lei) e o segundo é Espírito ( a palavra de Cristo).

O A.T. está totalmente comprometido com o pacto e da legislação de Moisés; São 613 mandamentos catalogados e registrados como regras necessárias para a conduta moral e a adoração cerimonial do povo hebreu. A bênção e a vida estava condicionada à sua obediência estrita e a morte à sua desobediência. A escolha era vida ou morte: a vida se cumprir a lei, e a morte se fracassassem em fazê-lo. Mas Israel quebrou o pacto, fracassando em obedecer a aliança (Jr. 31-34).



A nova aliança é imensamente mais graciosa e abençoadora que a antiga porque vem do Espírito Santo e não leva à morte (v.7,8); nos traz perdão, nos traz esperança de vida eterna, nos dá paz no coração e nos leva a procurar uma vida santificada para estarmos mais próximos de Deus.

É vasto o uso deste versículos por evangélicos adeptos da heresia do anti-intelectualismo;  Essa heresia se caracteriza por negar a importância do estudo sistemático e disciplinado das questões teológicas.
Em geral, o anti-intelectualismo bíblico se justifica mediante os argumentos de ideologias e pragmatistas. Entre as suas motivações  ( erradas) mais comuns, podemos enumerar: ressentimento de pessoas pouco instruídas contra eruditos; hostilidade em relação ao trabalho realizado pelos intelectuais, como educação,  defesa da fé, crítica à erros teológicos , produção de material de fortalecimento doutrinário e discipulado bíblico. Críticas infundadas e preconceituosas que precisam ser combatidas.  Precisamos de doutos e indoutos do Reino de DEus, mas é melhor  que os indoutos procurem crescer  no conhecimento de Deus, 


Graças a Deus pelo Espírito Santo que nos instrui e alimenta pela sua Palavra nos dando vivificando.



Comentários

Peço permissão para deixar meu comentário: este texto não se refere a questão da lei do AT e NT, como você mesmo falou que devemos prestar atenção no contexto, o contexto não fala de 613 lei, mas de viver na obediência da lei de Deus andar em Espírito e na verdade, quem anda no Espírito já é uma carta lida pelo mundo, não precisa de carta de recomendação. Aqueles irmãos convertido por meio do ministério de Paulo se manifestavam como carta de Cristo escrita não com tinta, mas pelo o Espírito. A lei mostra o pecado que é a condenação para a morte, mas a lei é para ser obedecida pelos que já estão salvos pela graça.(Rm. 7:7 a 13, Isaias,8:20,)

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores