Nem
tudo que é legal é moral, nem tudo que é moral é legal. Não se
pode dizer que tudo que a lei dos homens permite , Deus também
permite. Isso também não significa que tudo que Deus proíbe seja
proibido pela lei humana.
Além
disto, não é porque a lei do país permite algo, que automaticamente isso se torna moralmente aceitável. Pense por exemplo, que se uma cristã americana, residente no estado de New
York, resolver abortar ela terá direito legal para fazer isso, mas
moralmente ela não terá direito para fazer isso, segundo as
diretrizes da Palavra de Deus.
A Bíblia é o grau absoluto pelo qual abalizamos nossa conduta.
A Bíblia é o grau absoluto pelo qual abalizamos nossa conduta.
O
que a Bíblia diz sobre porte de armas? O direito
de reagir e sobre
defesa pessoal?
Escolhi não usar o Antigo Testamento aqui, vou justificar minha decisão.
Primeiramente,
não se pode utilizar o contexto das guerras do povo de Israel no
Antigo Testamento para referendar o uso de armas, pois o contexto do AT era específico para aquela
região, aquele povo e para aquele momento: Israel deveria desalojar
e liquidar todo povo cananeu da região e olhar sem piedade animais,
crianças, mulheres, idosos e deficientes. Enfim, deveria destruir
tudo que tivesse vida. Parece-nos cruel, e é, mas foi uma ordem
específica para o Antigo Testamento. Este também é um tema muito complexo e polêmico que não vou tratar aqui neste texto.
Também não posso utilizar a lei mosaica como parâmetro, pois a Lei também se dirigia à sociedade que estava sendo organizada, e não havia um sistema de segurança estabelecido, cada um defendia a própria casa, não existia algo como polícia de hoje.
Para
saber sobre nossa realidade, neste nosso contexto, vamos para o Novo
Testamento. Ali havia a segurança do império Romano, com suas leis e garantias processuais. Temos aqui condições de estabelecer bons parâmetros para esta questão, senão vejamos.
A Bíblia não proíbe nem recomenda o uso de armas. Em nenhuma parte nem do Antigo, nem do Novo Testamento. E não se pode argumentar que não existiam armas como as de hoje na época de Cristo, pois as armas da época eram as espadas, e Jesus nunca proibiu seu uso. Nem Jesus, nem Paulo, João, Pedro, e nenhum outro escritor do NT fala diretamente sobre armas. Portanto, não posso simplesmente chegar para o meu irmão e aplicar um versículo dizendo: "você não pode usar armas" .
A Bíblia não proíbe nem recomenda o uso de armas. Em nenhuma parte nem do Antigo, nem do Novo Testamento. E não se pode argumentar que não existiam armas como as de hoje na época de Cristo, pois as armas da época eram as espadas, e Jesus nunca proibiu seu uso. Nem Jesus, nem Paulo, João, Pedro, e nenhum outro escritor do NT fala diretamente sobre armas. Portanto, não posso simplesmente chegar para o meu irmão e aplicar um versículo dizendo: "você não pode usar armas" .
A
Bíblia porém tem uma mensagem clara sobre a violência e sobre a
vingança, isso deve nortear o pensamento cristão a respeito disso.
A vingança e a reparação
O
princípio de Jesus é claramente o da não-violência, “pois a ira do homem
não produz a justiça de Deus” (Tiago 1.20). Fica nítido que a
vingança, a retaliação e a punição não
fazem parte da vida cristã. Qualquer punição ou reparação devida por furto, assalto ou danos deve ser encaminhado para a justiça secular. Aqui está introduzido a ideia de Governo humano e Estado.
A
Palavra de Deus é clara ao separar os deveres do governo civil e
os deveres de um indivíduo. Ou seja, Deus delegou ao magistrado
civil a administração da justiça, seja buscando o ladrão, seja
processando uma empresa, seja punindo com prisão um agressor.Deus criou o governo para estabelecer a ordem, punir o mal e promover a justiça (Gênesis 9.6; 1 Coríntios 14.33; Romanos 12.8). A
vingança deve ser deixada de lado e a reparação dos danos fica a
cargo da justiça secular, mesmo que esta seja , muitas vezes,
frágil, parcial e leniente com o infrator. Somos chamados à paz e
ao perdão. Devemos orar e entregar nas mãos de Deus a nossa causa, para que ele intervenha na justiça humana.
Defesa
pessoal
Por
outro lado os indivíduos têm a responsabilidade de proteger suas
vidas dos agressores. O dever da polícia é proteger a sociedade, como um todo, e seus cidadãos. O cristão assume o dever, prioritário, de proteger a si mesmo e a sua família.
Deus não abona a conduta de um covarde que, em nome da
"pacificação" fica parado enquanto sua esposa é
agredida, ou seu filho torturado. Em casos onde sua família esteja em risco ele tem o dever de agir, se preciso, com o uso da força.
Paulo escreve em uma carta a Timóteo: “Mas se alguém não provê para si próprio, e especialmente para os de sua casa, ele abandonou a fé e é pior do que um incrédulo” (1 Tim. 5.8). Alimento, abrigo, roupa, saúde, e a segurança são as necessidades básicas de uma família e o esposo tem dever de supri-las.
Paulo escreve em uma carta a Timóteo: “Mas se alguém não provê para si próprio, e especialmente para os de sua casa, ele abandonou a fé e é pior do que um incrédulo” (1 Tim. 5.8). Alimento, abrigo, roupa, saúde, e a segurança são as necessidades básicas de uma família e o esposo tem dever de supri-las.
Se
um bandido entrar em minha casa e ameaçar a minha vida e a de minha
família, ou estiver a ponto de matá-los, é claro que é minha obrigação protegê-los, da maneira mais eficaz possível. Se eu tiver um
pedaço de pau, um martelo, uma pedra eu atiro por cima, se eu tiver
uma faca também, em casos como este até mesmo uma cadeira vira uma
arma letal. E se eu tiver um revólver? Posso ou não usá-lo neste
caso? A resposta é auto-evidente.
Então posso
ter uma arma de fogo?
Biblicamente,
se a legislação permitir não há um impedimento objetivo.
Mas espere aí, antes de sair dizendo que eu recomendo uso de armas, fica uma orientação séria e algumas perguntas. Observe estas considerações:
--> Sim Moro em área rural, onde o acesso à polícia é demorado e o
risco de ser vítima de bandidos é grande.
--> Sim Moro em área urbana de grande risco, como grandes cidades onde a
violência é extrema e a polícia não consegue dar conta minimamente da
segurança.
--> Sim Possuo meios de cumprir a legislação para posse segura e
treinada da arma. Afinal ela pode ser extremamente perigosa para mim se não estiver treinado e seguro sobre seu uso.
--> Sim Tenho condições emocionais para ter, ou seja, me considero
suficientemente tranquilo, equilibrado e temente a Deus para evitar
o uso precipitado. ( avaliação sincera e crítica)
--> Sim Pretendo utilizá-la exclusivamente para defesa pessoal em
casos de agressão extrema e/ou violenta. Não estou pensando em evitar um furto, ou um dano material apenas. Não estou pensando em sair à caça de um bandido como se fosse um justiceiro.
Se
você não responde sim, com tranquilidade e convicção cristã, a estas questões, ter uma
arma de fogo pode trazer grandes problemas. Pense que você pode ser culpado pela morte de outro ser humano, devido ao uso
desnecessário da arma de fogo. Isso pode gerar desgastes e problemas seríssimos,
tanto com a lei humana quanto com a consciência moral.
Como sabemos,
o aumento do poder exige um aumento de responsabilidades. Por isso o
uso da arma de fogo deve ser bem restrito e responsável. E deve ser
abalizado pela consciência cristã. Se você não se sente
confortável em possuir uma arma, então não possua, sirva sua
consciência de baliza.
Eu, por exemplo, como crente, na cidade em que vivo, nas
condições que estou, não me sentiria justificado biblicamente para
ter uma arma em casa, mas se morasse no centro do Rio de
Janeiro, talvez.
Comentários
não deixa polarizar um assunto que cria muitas controvérsias