Pular para o conteúdo principal

Justiça e vingança. Salmo 119.142

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. 
Salmo 119.142

Difference between Justice and Revenge_



A tragédia recente, Brumadinho em Minas Gerais, levantou a questão sobre a capacidade da Justiça brasileira. Estamos sedentos por justiça e desejamos uma punição exemplar que abarque os grandes empresários responsáveis pela catástrofe. Essa irritação é justa e cabível,  eu também compartilho desta, mas a pergunta que fica é: Será que teremos uma boa e correta justiça para medir a dose certa de punição?
Queremos justiça ou vingança?

O clamor das massas nem sempre ( na verdade dificilmente) está com a razão. Se a comunidade pudesse pegar um destes empresários hoje, ele seria linchado até a morte, se a polícia não interviesse antes. A tragédia gera comoção, gera desestabilização, as pessoas ficam emocionais e não racionais.

Sabemos que eles erraram de acordo com as leis humanas, sabemos que merecem uma punição, mas qual será ela? Qual o valor exato a ser pago, ou devemos matá-los também , já que seu erro ocasionou a morte de muitas pessoas?
A maioria das pessoas entende que nossa justiça é lenta, parcial e tende para os ricos e poderosos. A justiça brasileira é assim, e não só a brasileira, mas a americana, a dinamarquesa, a francesa, a australiana, enfim, a de qualquer país e qualquer lugar é também injusta e parcial, umas mais outras menos. Os juízes e os líderes, geralmente “fecham os seus olhos” para as necessidades dos fracos, desamparados e necessitados. Isso nos irrita. Não sem razão, pois queremos acabar com  todas as injustiças.

Sim, devemos ter fome e sede de justiça pois isso é uma das bem-aventuranças ( Mateus 5.6) , mas de qual justiça estamos falando? Baseados em que? Na Lei dos homens?

Deus permite que tenha um estado que cuide de exercer a Justiça para punir os malfeitores ( Romanos 13), mas será importante que tomemos a medida correta para não incorrermos em vingança.

Se seguirmos nossos instintos acabaremos de nos destruir. O primeiro ímpeto do homem é a vingança, mas a vingança humana nunca é proporcional, sempre queremos ir além do que é razoável. Pior ainda, é fácil você infligir determinado castigo   no outro, mas se você mesmo incorrer no erro, deseja que esta punição seja menor. Nossas medidas estão com problema por causa do pecado. As tragédias e injustiças se multiplicam no caso de retribuirmos sempre o mal com o mesmo mal.


O que é Justiça?

A    justiça  define que você precisa lidar com as conseqüências do que fez. Em toda sociedade existe um sistema de justiça, organizado e convencionado como a maneira correta de lidar com ofensas . Este sistema dita regras e regulamentos para diferentes tipos de comportamento ofensivo e desviante.  Não se resume a punir malfeitores, mas também em recompensar os benfeitores, mas deste último não trataremos  aqui.


O que é Vingança?

A vingança humana  é completamente impulsionada pela raiva e pelo ódio. Ela não tem parâmetros, nem senso de proporção e tem uma vasta gama de  prejuízos  emocionais   para todas as partes envolvidas.
Devemos procurar a justiça, dentro dos parâmetros humanos e buscar em Deus a retribuição pelo mal que nos fazem.

O único e infalível parâmetro de justiça que possuímos é a Bíblia e neste caso, somos tão culpados quanto os diretores da Companhia Vale do Rio Doce. Neste caso eu e você não somos considerados melhores do que eles. Nós erramos, pedimos perdão a Deus e nossos pecados são perdoados, não recebemos a ira vingativa de Deus por causa deles.
Porque não nos indignamos tão fortemente quando detectamos que somos soberbos ou gulosos, ou vaidosos, ou cobiçamos, ou invejamos, ou cometemos qualquer outro pecado? Isso se chama indignação seletiva, pois escolhemos nos indignar com erros que nós não cometemos. Isso não é justo. Deus não se vinga imediatamente de nós quando pecamos, mas tem prazer em nos fazer voltar e com que nos arrependamos dos erros cometidos. 

A vingança é uma espécie de justiça selvagem. 
Francis Bacon


O salmista compreendia que perfeita Justiça vem de Deus, e é esta que devemos procurar cumprir, acima de tudo. Por isso, seguindo o padrão correto, não devemos clamar por vingança, pois esta pertence ao Senhor, ele tem poder para usar a medida correta ( Deuteronômio 32.35). Nosso clamor deve ser por justiça, não só a humana, mas também devemos clamar especialmente a Deus para que ele nos faça cumpridor da sua Perfeita e Eterna Justiça aqui na terra, para que os homens possam glorificar a Deus. A justiça que deveremos buscar é a justiça de andar conforme os mandamentos e as ordenanças de Jesus, essa é a verdadeira e pura justiça.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores