Pular para o conteúdo principal

Adoração ou Idolatria

Qual a diferença entre adoração e idolatria?

Primeiramente vamos analisar as palavras, sua origem e sentido original, é onde temos as chaves para clarificar os conceitos.
Percebemos no grego a palavra l"atreia " que quer dizer “culto”.

O vocábulo hebraico que transmite a ideia de adoração pode ser abhôdhâ (ʽa·vádh) possui o sentido de servir. Ou ainda outro vocábulo, menos comum, que é o hebraico Hishtahá (hish·ta·hhawáh), que significa primariamente “curvar-se”, ou seja, curvar a fronte em reverência ou homenagem.

Tanto o hebraico latreia, como Hishtahá e abhôdhâ significam servir com temor reverente, admiração e respeito.


No entanto, o contexto determina de que modo devem ser entendidas as respectivas palavras. Não são todas as vezes que estas palavras são usadas para o Deus verdadeiro. Há quem cultue a Deus e há quem cultue aos ídolos. Muitas vezes encontramos estas palavras  num contexto de idolatria, como lemos em 2 Reis :

 Queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o SENHOR expulsara de diante deles; cometeram ações perversas para provocarem o SENHOR à ira
 e serviram os ídolos, dos quais o SENHOR lhes tinha dito: Não fareis estas coisas.  
2 Reis 17.11,12



Neste caso não teríamos uma latria, mas uma idolatria, ou seja, o contexto determina que entendamos que não existe aí adoração nem culto ao verdadeiro Deus, mas uma adoração ao ídolo, o falso deus. 
O Apóstolo João nos adverte contra a idolatria:


Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5.21


E Paulo nos ensina sobre o culto às imagens, que é idolatria também:

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Romanos 1.22-23


Adorar a Deus significa ter olhos fitos na sua bondade, perfeição, justiça e amor, de tal forma que nosso coração e nossa alma não tenha outra alternativa senão exultar e glorificar ao nosso único Senhor e Rei. Sua glória passa a ser o nosso alvo para toda a vida. Daí estamos em perfeita sintonia com o Espírito Santo e podemos executar a verdadeira adoração. 


A Idolatria é desviar a adoração e  culto devidos ao verdadeiro Deus, para seres, imagens ou coisas criadas, ou seja, os ídolos.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores