Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Santificação

Santificar significa separar para o uso de Deus.



O homem que já foi adotado agora precisa ser separado. Santificação significa separação, o eleito deve ser retirado de suas práticas pecaminosas para encaminhar-se para uma vida que agrade a Deus.
A santidade é uma qualidade, um atributo exclusivo da Divina Trindade; mas  o  eleito  foi chamado a participar na vida divina, por ser imagem  de Deus.  O pecador  foi restaurado por Cristo para ser participante da santidade divina. Ser santo é ser filho de Deus, viver da vida em Cristo.
Neste caso a santidade inclui boas obras e  virtudes , porém elas só são interessantes quando são sintomas da vida de Deus em nós.

A Santificação pode ser.


-- Instantânea - -

Também chamada de  definitiva,  produzida na conversão pelo Espírito Santo e nos torna parte dos Santos ou seja a Igreja. 
Não demanda nenhum esforço humano, é obra totalmente da graça divina. Somos passivos quanto a esta santificação.

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2.13

Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. Hebreus 10.14

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo. Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1.2




-- Progressiva --

Produzida diariamente no crente, em que ele vai cada dia mais se afastando do pecado. Não é passiva, o crente participa ativamente desta construção diária, precisa orar, buscar a leitura da Palavra e enfrentar as tentações  que o  rodeiam sua   diariamente. 
É como lavar-se, temos que manter a prática constante para que as impurezas da vivência não se acumulem sobre nosso corpo trazendo doenças. O pecado não tratado  e não perdoado gera enfermidades espirituais terríveis.
Tal qual os outros estágios do processo de salvação, o crente precisa de auxílio da graça divina para  que possa levar a cabo sua tarefa de santificar-se.


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual 
ninguém verá o Senhor; 
Hebreus 12.14


Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Romanos 6.22


 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, 
mas para a santificação. 
1 Tessalonicenses 4.7


  
Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
Romanos 6.19



Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 
2 Coríntios 7.1

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores