Pular para o conteúdo principal

Dicionário da Salvação - Conversão

Um homem convertido é um homem que foi regenerado. Sem regeneração não há conversão. Todo nascido de novo é um convertido.



Aviso. Se você não sabe o que é regeneração ou novo nascimento, leia AQUI primeiro.
Se  já sabe,  leia adiante.

  
Vamos aos termos.
O que é conversão?
Conversão é uma mudança   radical de mente e de comportamento que ocorre na vida do nascido de novo. Pense em um homem, seguindo de carro em uma  direção , ele toma o rumo norte da cidade. De uma feita  ele para,  olha, decide ir para outro lugar e faz  a conversão, ele vira seu carro na direção oposta e segue em frente, direção ao Sul. Ele fez uma conversão, mudou completamente o rumo de trajetória.

Assim é o que ocorre na vida do convertido, ele estava indo rumo ao inferno quando Deus intervém na sua jornada, dá a ele uma nova natureza, ele se  depara com o chamado irresistível de Cristo, e  converte-se, agora rumando em direção aos céus.
A conversão é a manifestação externa da regeneração, um fato interno, obra do Espírito Santo.
Na conversão ele dá as costas para o pecado, ou seja ocorre o  arrependimento. Simultaneamente ele recebe o dom da fé, para crer que Cristo pode lhe perdoar pecados e lhe trazer a salvação.

Vamos então estudar os versículos que tratam destes dois elementos, arrependimento e fé, essenciais para salvação e elementos da genuína conversão.



Arrependimento.


Arrependimento não apenas um sentimento, é algo visível, é uma atitude. Arrepender-se é abandonar o pecado e  voltar-se para o Senhor Jesus. Deixar  o pecado para seguir a Cristo.  Judas Iscariotes, o  traidor de Cristo (Jo 13.27), e entrega Jesus por trinta moedas de prata. Cheio de remorso, mas não de arrependimento, joga as moedas no chão do templo e se enforca (Mt 27.5).

Quem ainda ama o pecado não pode dizer-se arrependido, pode apenas sentir remorso como sentiu Esaú, o Judas Iscariotes.

Pedro também traiu Jesus, mas , tocado pelo arrependimento sincero, foi perdoado e tornou-se um grande mensageiro do Evangelho.



Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
 Atos dos Apóstolos 3.19

 Aqui o sentido de conversão está explícito :  "Voltem-se para Deus". O apóstolo Pedro deixa claro que é necessário que o pecador arrependido volte-se para Deus para que seus pecados fossem perdoados. O arrependimento pode ser considerado um gosto amargo que sentimos ao cometer o pecado, gosto que só um nascido de novo pode sentir, pois sua nova natureza espiritual abomina o pecado, embora ainda lute com ele diariamente dentro de si. O regenerado arrepende-se e volta-se para Deus.




Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".
 Lucas 5.31-32

Aqui Jesus enfatiza sua missão de levar os homens a um novo relacionamento para com Deus, um relacionamento baseado no arrependimento, na contrição e no abandono do pecado. Cristo nos ensina que devemos chamar os homens ao arrependimento, isso faz parte do evangelho.







Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Lucas 15.10

É muito interessante notar que não somente Deus, mas toda a corte celestial, com anjos, arcanjos, serafins e querubins também se alegram com o arrependimento de um nascido de novo. Nós, que já somos salvos devemos nos alegrar também quando mais um pecador adentra as portas da igreja arrependido, em busca de perdão pelas suas falhas e salvação.





Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 2.38

Não é só remissão de pecados que temos através do arrependimento. O Espírito é quem opera o em nós a conversão, então  junto com a arrependimento ocorre a remissão de pecados. Outro benefício incluído é o dom do Espírito Santo, que recebe o salvo no momento em que crê. Um benefício que todo salvo pode ter ao ser incluído entre o povo de Deus.



 A Fé

A palavra fé vem do grego ‘πίστησ’ ou "Pistís" , que significa crer, prestar adesão a alguém, conferir credibilidade a algo, a algum ensino.


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2.8,9

A fé é o meio pelo qual Deus resolveu revelar-se à humanidade. Pense a fé como a corda de resgate que Deus oferece a nós para que saíamos do fundo do abismo. Sem ela estaríamos perdidos, mas ela não vem de nós, foi dada gratuitamente pelo Senhor. 




Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
1 Pedro 1.9

O objetivo principal  da nossa fé não é obter vantagens pessoais, bênçãos financeiras, saúde, restauração de relacionamentos ou prosperidade de modo geral.  A fé tem o propósito de operar a salvação na vida do eleito aproximando-o de Deus.



Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 
Efésios 4.5

Uma só fé. Nós, como cristãos, temos várias doutrinas e ensinos que fazem parte de uma só fé. A Bíblia é o canal exclusivo de onde retiramos  os ensinos a respeito da fé genuína, que nos leva a Deus.




Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito. Mas o justo viverá pela fé. 
Romanos 1.17

Em Cristo foi revelado o plano de Deus para a vida do homem. Nele foi depositado  todo o recurso necessário para nossa salvação. A fé é o meio pelo qual temos acesso a este recurso. Pela fé alcançamos a justificação dos nossos pecados ao acessarmos a justiça de Cristo.
O Filho de Deus reveste  com sua própria justiça o homem que crê em sua obra expiatória. Vivemos e viveremos eternamente por causa desta fé.



E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 
Filipenses 3.9

Como citamos  no versículo anterior, Deus Pai imputa, ou seja, coloca , atribui a justiça perfeita e imaculada de nosso Senhor Jesus na vida do salvo.  Deus se satisfaz da justiça de seu Filho e por isso não pune os pecadores que estão remidos sob o sangue de seu filho. 
Para entender  como o sangue de Cristo operou esta justiça, leia mais AQUI sobre expiação.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores