Pular para o conteúdo principal

Sou cristão - posso fazer tatuagem?



Respondendo primeiramente de forma objetiva a pergunta:
Sim posso fazer. Tenho liberdade em Cristo para isso. Mas como todas as coisas, deve haver um critério bem claro para isso, afinal somos templo do Espírito Santo e o que fazemos em nosso corpo deve ser feito com sabedoria para a glória de Deus.
Biblicamente não há nada no Novo Testamento que diretamente proíba o uso de tatuagens. Há no Velho Testamento leis que impedem a realização de incisões ou marcas permanentes na pele (algo como as modernas tatuagens), o texto   de Levítico 19.28  diz:

“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”

Mas como todos os crentes deveriam saber, nós não seguimos mais as leis cerimoniais  do período mosaico. Os que usam este versículo para condenar as tatuagens estão elaborando uma doutrina baseada em ordenanças que já não são mais válidas para nossos dias.  Estamos na vigência das ordenanças deixadas por Cristo e seus apóstolos à igreja.
Entretanto, temos uma recomendação interessante, deixada para o apóstolo Paulo, que pode nos orientar para  agirmos com sabedoria e temor em inúmeras situações da vida. Ele diz  em I Coríntios 6.19-20 :

 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Desta forma, a tatuagem deve servir para glória de Deus, deve ser discreta, deve ser moderada e deve ser feita com extrema responsabilidade. Afinal estamos marcando nosso corpo de maneira permanente. Apesar de hoje em dia haverem técnicas de remoção de tatuagem, estes procedimentos são bem caros e bem dolorosos, inclusive podendo gerar alguns problemas dermatológicos.

Não é recomendado que menores de idade façam tatuagem, eles ainda não possuem maturidade para escolher se devem ou não marcar o seu corpo. É preferível que a pessoa esteja madura suficiente para fazer tal escolha.
Precisamos estar plenamente conscientes do que desejamos e para que desejamos. Se é para vaidade, se é para chamar a atenção para si mesmo, se é para "ficar diferente". É importante que sempre a motivação seja  válida e nos traga paz ao coração. 
E você , faria ou não uma tatuagem?
 A Bíblia diz, como uma excelente e sucinta recomendação, em Colossenses 3:15:

"Que a paz de Cristo seja o juiz.."



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores