Pular para o conteúdo principal

A Igreja Protestante Moderna

O protestantismo é um movimento que se iniciou na Europa Central no início do século XVI como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano. A Reforma Protestante foi um fenômeno  que  buscou de um novo entendimento sobre a relação entre Deus e os seres humanos.


 Bíblia é   única fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras históricas e linguísticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histórico. A salvação é   dom gratuito   de Deus alcançado mediante a fé. As boas obras são resultados da fé e não causa de salvação.  O protestantismo assume a doutrina trinitária, a Cristologia clássica, o credo Niceno -Constantinopolitano, a infalibilidade e Inerrância da Bíblia, a justificação por graça mediante a fé somente - a Sola Fide, o sacerdócio de todos os crentes - e a Bíblia como única regra em matéria de fé e ordem, doutrina conhecida como Sola Scriptura; sendo que diferem grandemente em outros pontos doutrinários.

Doutrina Protestante
 A Bíblia é a única regra de fé.  (2Tm 3,16). Toda doutrina emana da Bíblia e nada fora dela pode ser matéria de fé. Devemos crer apenas nas verdades contidas nela, sem necessidade de Tradição ou Igreja.

1 – “Sola Scriptura”. Só a Bíblia, nada além da Bíblia. A Palavra de Deus escrita é a única regra de fé, prescindindo da Tradição Apostólica e do Magistério da Igreja.

2 – Livre Exame. Cada crente possui o poder de ler e interpretar autenticamente a palavra de Deus, sob iluminação direta do Espírito Santo.

3 – Centralidade de Cristo. Somente Cristo é a Cabeça da Igreja como está escrito "Cristo é a cabeça da igreja," Ef. 5:23.

4 – Justificação pela graça mediante a fé . Ef  2.8,9

Vamos ver a história das principais denominações Protestantes. (clique nos títulos)



Fontes

anchietacampos.blogspot.com.br


afeexplicada.wordpress.com

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores