Pular para o conteúdo principal

Imago Dei - A Imagem de Deus






Imago Dei refere-se  a duas coisas: primeiro, a auto-realização de Deus através da humanidade; e segundo, o cuidado de Deus pela humanidade.  Somos a Imago Dei. Assim diz a Bíblia. A frase "imagem de Deus" é encontrada em três passagens  no livro de Gênesis (1-11):


Gênesis  1. 26–28
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.


Gênesis 5. 1–3
Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus fez Ele a ele. Macho e fêmea os criou, e abençoou-os, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos e gerou um filho à sua semelhança, segundo a sua imagem; e chamou seu nome de Seth.


Gênesis 9. 6
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.


Imago Dei é uma expressão latina que significa imagem de Deus. Fomos criado a imagem e semelhança do Altíssimo.Temos em nosso ser a imagem daquele que nos formou. Isso é o que ensina a Bíblia (Gênesis 1.26). Todo cristão deveria crer nisso, católicos e protestantes deveriam saber disto. Somos criados em Deus, por Deus e para Deus.

Isso, obviamente desabona o racismo, o machismo, o feminismo e a supremacia racial de qualquer etnia. Somos todos iguais em dignidade enquanto ser humano.

Chamo a atenção para a igualdade fundamental do ser que é humano: que somos todos uma natureza corrompida. Se há alguma indignidade, esta está na perfeição perdida, na corrupção da imago Dei, em ser corrompidos pelo pecado.

A liberdade com que foram dotados nossos pais ( Adão e Eva)  faz o humano à imagem de Deus é a mesma liberdade que se manifestou no estranhamento de Deus, quando a divindade afasta seus olhos do homem por não poder contemplar seu pecado. Quando isso ocorre há uma ruptura no elo sagrado, fazendo com que a imagem de Deus no homem seja manchada, quebrada.

Mesmo quebrada , a imagem de Deus no homem continua ali, os traços estão nítidos. O espelho quebrou , mas o desenho ainda se distingue entre os cacos de vidro.  Por isso, todos devemos nos respeitar pois viemos do mesmo lugar e estamos igualmente manchados pelo pecado( Leia Romanos 3.23).

Todos temos uma dignidade enquanto seres formados à semelhança de Deus, diferente dos animais, plantas e outros seres vivos.
Berkhof diz que na concepção reformada, a Imagem de Deus consiste na integridade original da natureza do homem, integridade esta expressa:

1 - No Conhecimento Verdadeiro - Cl 3.10
“E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

2 - Na Justiça - Ef. 4.24
“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.3 - Na Santidade - Ef 4.24
“E vos revestiais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”

Mas  a  imago Dei que, embora corrompida, ainda permanece é que fundamenta toda a dignidade humana.
As pessoas humanas possuem , derivada de Deus, uma certa autoridade sobre toda a terra, com o domínio sobre os peixes do mar, as aves do céu, o gado e todos os animais rastejantes (versículo 28). 
Deus estabeleceu o  Éden, construiu com toda sua beleza e esplendor e ali  coloca o homem ali para trabalhar e guardá-lo (2.8, 15). O que Deus inicia, o homem deve manter e cultivar. Deus também responsabiliza o homem pelos nomes de todos os animais da terra, exemplificando a autoridade que ele possui (2.19).



Sejamos mais semelhantes a Deus e menos racistas, menos sectários e menos elitistas. Essa separação  é um ultraje a Perfeição de nosso Senhor Deus. O pecado quebrou a imagem de Deus em nós, mas não definitivamente, pois pela graça de Deus em Cristo essa imagem é renovada (Efésios 4.24; Colossenses 3.10). Deus nos chamou para uma vida completa em Cristo. Só Cristo  dá ao ser humano uma centralidade e completude que permite a possibilidade de autorrealização e participação em um realidade sagrada .



Publicado em  3 de mai de 2014

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores