Pular para o conteúdo principal

O Boca de Ouro. João Crisóstomo

Você já ouviu falar de um homem que foi chamado de “Boca de Ouro”?



Este  foi João Crisóstomo .Nasceu por volta de 345 em Antioquia. Ordenado em 386, pregou  até o ano de 398. Nesse ano foi escolhido como patriarca de Constantinopla, posição que manteve até ser banido, por causa da inveja de alguns, em 404 pela Imperatriz Eudóxia. Clique aqui para biografia completa.
Tornou-se famoso pela sua capacidade de associar textos bíblicos à vida e às questões das pessoas. Por vezes conseguia falar duas horas sem parar, sempre ouvindo aplausos dos seus ouvintes.

João conseguia falar com simplicidade as grandiosas verdades do Evangelho de Cristo, uma forte ênfase dada às consequências sociais do Evangelho; um esforço para tornar bela a oração e para transmitir a reflexão teológica de forma poética. Ele ficou famoso por sua eloquência na pregação e em falas públicas, bem como por denunciar abusos tanto por parte de clérigos quanto de líderes políticos.
  


Crisóstomo fazia aplicações morais práticas do evangelho . Seus discursos eram marcados pelo  fervor com que ele combatia a imoralidade e o amor ao dinheiro.

Um de seus famosos sermões foi exatamente contra o amor ao dinheiro , está registrado no Comentário às Cartas de São Paulo.

Boca de Ouro era chamado assim pela beleza de suas mensagens.Usava uma linguagem simples e direta mas que enchia de esperança quem ouvia.Suas palavras eram puras e singelas e carregavam o sentimento de um homem que não amava a fama, nem o dinheiro, nem grandezas mas considerava a maior riqueza o conhecer a Cristo e seu evangelho. Isso fez com que ele fizesse inimigos poderosos tanto na Corte quanto no próprio Clero. Foi retirado dos centro religiosos e afastado para cada vez mais longe do povo com o qual ele possuía muita influência. Morreu no exilado em 407.

A influência deste grande pregador não pode morrer, com este post desejo reavivar a memória de João Crisóstomo para que ele sirva de exemplo para nossa geração.Precisamos hoje em dia de muitos Bocas de Ouro que falem corajosamente contra o amor ao dinheiro que está tão presente em nossas Igrejas em nossos dias.



Publicado em  23 de ago de 2013

Comentários

Fred Novaes disse…
Parabéns pela postagem...valorizar os chamados "heróis da fé" é fundamental para aprendermos com exemplo desses homens que estudaram o evangelho antes de nós...

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores