Pular para o conteúdo principal

Cuidado com seu inimigo.Salmos 119.150



Os meus perseguidores aproximam-se com más intenções; mas estão distantes da tua lei.
Salmos 119.150


Você tem inimigos? Qual é seu pior inimigo? Aquele que mais te mete medo, mais te causa desconforto com sua aproximação?

O escritor deste salmo conhecia bem os seus inimigos. Ele estava sempre sob a vista dos seus perseguidores, quando menos esperava, ao olhar para trás, seria possível enxergar os povos acampando ao seu redor.
Estes povos inimigos estavam sempre no seu encalço sem lhe dar trégua, eram nações idólatras, que não temiam ao Deus de Israel nem lhe respeitavam as leis.  O salmista temia ao Senhor e estava confiado nEle para vencer suas batalhas.

A Bíblia é clara ao nos mostrar que há um conflito espiritual invisível (Efésios 6.10-18). Hoje não são nações inimigas, não são os vizinhos, os colegas de trabalho, não é seu chefe. Resumindo, não são as pessoas, mas o espírito que age nelas e que não vem de Deus  ( Efésios 6.12). Na verdade o nosso inimigo age no mundo espiritual, onde não podemos nem ver, ouvir ou tocar diretamente, ele é Satanás e seus demônios. Hoje são milhares de pessoas prisioneiras do Diabo, inclusive, com opressão e possessão maligna. Outras inúmeras são afetadas não de maneira tão óbvia, mas de maneira indireta, sendo influenciadas por espíritos e demônios. São apenas escravos do Diabo e precisam ser libertos.
Não podemos ficar temerosos  de exagerar a importância destes espíritos maus, como alguns o fazem, com certo ar de dramaticidade, porém também não podemos negligenciar sua astuta e maligna influência, sob o risco de cairmos em suas artimanhas.

Há uma batalha, espiritual, invisível, mas letal. Nós somos atacados todos os dias por nosso adversário. Negligenciar este fato e ignorar a força do adversário é o mesmo que se expor na frente da trincheira, é colocar-se como alvo fácil e vulnerável ao um ataque surpresa.


 Quem é Satanás?


O nome “Satanás” traduz-se como o “o Adversário”, ele é o inimigo de Deus, o sagaz a poderoso anjo que foi derrubado dos céus por causa de seu orgulho (1 Timóteo 3. 6). Obviamente ele  nada poderia contra o Altíssimo, por isso intentou mal contra o homem a coroa da criação de Deus. 
Tentou a Eva e derrubou  a ela e a seu esposo Adão.  Depois da entrada do pecado no mundo, ele se tornou Diabolos (Acusador), acusando continuadamente o povo de Deus, Ap 12.10. É ele o originador do pecado, (Gênesis 3.1,4;  João 8.44; 2 Coríntios 11.3). É também chamado  “Príncipe deste mundo”   Jo 12.31; 14.30; 16.11, e  “deus deste século”, (2 Coríntios 4.4). 
Como nenhum ser humano poderia vencê-lo, Deus mandou seu próprio Filho para derrotá-lo
Ele foi o inimigo que Cristo Jesus derrotou na cruz. Ele que acusava dia e noite o povo de Deus por causa de seu pecado.




Como vencê-lo?

A Bíblia diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Precisamos resistir ao nosso adversário para que ele seja derrotado . Sempre resistir através da leitura da Palavra e da oração.
Um soldado que vai ao campo de batalha e esquece a munição está garantindo a sua humilhação e derrota.

Nessa batalha precisamos estar sempre bem servidos de oração que é a munição da nossa alma. Sem oração seremos facilmente derrotados, pois o inimigo nos atacará sem pena e será preciso revidar as investidas para não ser destroçado. Ele espera um descuido seu, uma deslizada para te atingir no peito, sem piedade, para destruir sua fé e fazê-lo duvidar das coisas de Deus. Fazer você acreditar que nada adianta, que não há vida eterna, que os maus não são punidos e os justos são  apenas palha e lenha seca para o fogo dos perversos.
Você precisa perseverar em oração para resistir a isso.

Mas não adiantará ir bem servido de munição se não estiver bem forte, nutrido e alimentado. Também é preciso estar bem nutrido e alimentado da palavra de Deus, para que o inimigo não nos vença na persistência. A Palavra nos fornece alimento pra jornada, esperança de vitória e certeza de que seremos mais que vencedores em Cristo Jesus. Cristo é bem mais forte e superior aos nossos inimigos e se ele estiver conosco então jamais seremos derrotados.
Por isso invista prodigamente na leitura bíblica, invista em oração, você nunca vai exagerar, esse alimento nunca dá "gordura espiritual ", pois tudo que você consumir fará bom uso para o Reino de Deus.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores