Pular para o conteúdo principal

Irresistível Deus


E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
Atos 16.14

Esta é uma continuação do post sobre Depravação total, clique para ler este texto.

Deus encanta seus eleitos com sua bondade e maravilhosa graça, estes o ouvem, o adoram e o louvam por tão grande salvação.
 Os eleitos são aqueles  a quem aprouve a Deus salvar por sua livre vontade.  Desta forma entendemos que o Espírito Santo é infalível em trazer à salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo. Ele aplica a obra salvadora ao pecador, tornando-o justo e santificado aos olhos de Deus.


O Altíssimo é irresistível. Podemos dizer que tão grande é seu amor, tão grande é seu poder, sua majestade, tão grande é sua glória e não menos grande é sua capacidade de ser atraente, cativante,  encantador. Quando alguém se deslumbra com a grandeza de sua bondade, amor e sua misericórdia é impossível não ficar completamente envolvido por ele.
O Senhor tem poder para salvar (e vai salvar) os seus escolhidos. Quando Ele exercita sua graça na alma, conduz a pessoa na compreensão completa do mistério da salvação convencendo-a de sua miséria, seus pecados e da necessidade de arrependimento. Foi isto que ocorreu com Lídia. O Espírito não força as pessoas, nem violenta suas vontades, porém age docemente, instruindo e tirando as barreiras que impedem o homem de receber as verdades do Evangelho. Ele age cativando com sua afetuosa amizade. Por isso Deus abriu o coração de Lídia para compreender a verdade salvadora. Pensando com mais profundidade, notamos que são dois os tipos de chamados:




O Chamado resistível , ou chamado externo

Ele convida a todos os homens, a  crer e a renderem-se ao Evangelho. Promete salvação a todo que se arrepender e crer em Cristo. Naturalmente que essa chamada geral externa, feita sem distinção, a escolhidos e não escolhidos não agirá eficazmente em ambos os grupos. Um receberá e outro rejeitará. Nem todos crerão, nem todos receberão ao Salvador.
O não regenerado não vai responder à chamada do evangelho para arrepender-se e crer. Ele vai escarnecer e blasfemar, ou vai simplesmente ignorar o chamado.


O Chamado irresistível , ou vocação interna.

O Espírito Santo, opera eficazmente naqueles que são escolhidos para a vida eterna. É chamada vocação interna porque o Espírito age silenciosamente dentro do coração incrédulo, para transformá-lo em um crente. O Espírito Santo realiza uma obra de graça no pecador e suave e docemente o convence a seguir a fé em Cristo. A mudança interna operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na verdade espiritual. Alguns dos eleitos resistem por mais tempo ao chamado, porém outros creem de imediato, notamos que o Espírito opera de diferentes formas nos corações. Pense em como Paulo foi convertido num processo de pouco mais de três dias (Atos 22.1-16), já Ananias e Safira nunca chegaram a crer( Atos 5.1-10), e Cornélio foi convencido imediatamente após preleção de Pedro (Atos 10.44) .
É importante entender que o pecador transformado e iluminado pelo Espírito volta-se espontaneamente para Cristo, como seu Senhor e Salvador. Não é forçado ou arrastado, mas amorosamente submisso. Ela opera somente nos salvos e é irresistível.
Por outro lado, a chamada externa do evangelho não é irresistível, muitos a rejeitam dia após dia.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao
 Pai ele vo-lo conceda.

João 15.16


Nosso Deus é tão gloriosamente irresistível!

Pense agora em tão maravilhosa verdade!
Você não escolheu nascer, você foi gerado no ventre da sua mãe e trazido a existência de maneira incompreensível. Assim também, silenciosa e eficazmente o Espírito traz um novo salvo à vida, sem que o homem entenda como isso se deu. "De repente vejo a luz! Estou vivo!"
O que houve, o que aconteceu, se estávamos no escuro alguém acendeu a luz. Se estávamos mortos em nossos delitos e pecados, alguém nos deu a vida. Antes resistíamos a querer Deus, hoje o queremos mais do que tudo. Como pode isso? Quem fez isso ?
Deus! Essa foi uma intervenção sobrenatural!
João Calvino diz desta intervenção que "não é violenta, de modo a obrigar os homens pela força externa; mas ainda assim é um poderoso impulso do Espírito Santo, que torna os homens dispostos que anteriormente não estavam dispostos e relutantes".

John Gill diz que: "Deus atrai o de pouca disposição, para o fazer disposto: ele ilumina a compreensão, produz a vontade, dá um coração de carne, docemente fascina pelo poder da sua graça, e faz a alma se empenhar para vir a Cristo, e se dar por ele; ele puxa com as cordas do amor. "
"Atrair, embora suponha poder e influência, contudo, nem sempre coação e força: a música atrai o ouvido, amor ao coração, e prazer à mente."

Segundo a Confissão de Fé de Westminster, Deus salva os crentes: "iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça".

Por isso, chamamos de graça irresistível. É graça que opera sem chances de falhar. É a graça que traz o que Deus quer que aconteça. Nós somos irresistivelmente atraídos para Cristo e por isso somos, transformados, remidos e salvos, para louvor da sua glória.




Fontes


João Calvino . "João 6: 41-45" . Comentário sobre John . 1 .

John Gill . "João 6:44" . Exposição de John Gill da Bíblia . 

Confissão de Fé de Westminster

 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores