Atos 16.14
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Deus encanta seus eleitos com sua bondade e maravilhosa graça, estes o ouvem, o adoram e o louvam por tão grande salvação.
Os eleitos são aqueles a quem
aprouve a Deus salvar por sua livre vontade. Desta
forma entendemos que o Espírito Santo é infalível em trazer à
salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo. Ele
aplica a obra salvadora ao pecador, tornando-o justo e
santificado aos olhos de Deus.
O Altíssimo é irresistível. Podemos dizer que tão grande é seu amor, tão grande é seu poder, sua majestade, tão grande é sua glória e não menos grande é sua capacidade de ser atraente, cativante, encantador. Quando alguém se deslumbra com a grandeza de sua bondade, amor e sua misericórdia é impossível não ficar completamente envolvido por ele.
O Senhor tem poder para salvar (e vai salvar) os seus escolhidos. Quando Ele exercita sua graça na alma, conduz a pessoa na compreensão completa do mistério da salvação convencendo-a de sua miséria, seus pecados e da necessidade de arrependimento. Foi isto que ocorreu com Lídia. O Espírito não força as pessoas, nem violenta suas vontades, porém age docemente, instruindo e tirando as barreiras que impedem o homem de receber as verdades do Evangelho. Ele age cativando com sua afetuosa amizade. Por isso Deus abriu o coração de Lídia para compreender a verdade salvadora. Pensando com mais profundidade, notamos que são dois os tipos de chamados:
O Senhor tem poder para salvar (e vai salvar) os seus escolhidos. Quando Ele exercita sua graça na alma, conduz a pessoa na compreensão completa do mistério da salvação convencendo-a de sua miséria, seus pecados e da necessidade de arrependimento. Foi isto que ocorreu com Lídia. O Espírito não força as pessoas, nem violenta suas vontades, porém age docemente, instruindo e tirando as barreiras que impedem o homem de receber as verdades do Evangelho. Ele age cativando com sua afetuosa amizade. Por isso Deus abriu o coração de Lídia para compreender a verdade salvadora. Pensando com mais profundidade, notamos que são dois os tipos de chamados:
O Chamado resistível , ou chamado externo
Ele convida a todos os homens, a crer e a renderem-se ao Evangelho. Promete
salvação a todo que se arrepender e crer em Cristo. Naturalmente que essa chamada geral externa, feita sem distinção, a escolhidos e não escolhidos não agirá eficazmente em ambos os grupos. Um receberá e outro rejeitará. Nem todos crerão, nem todos
receberão ao Salvador.
O não regenerado não vai responder à chamada do evangelho para
arrepender-se e crer. Ele vai escarnecer e blasfemar, ou vai
simplesmente ignorar o chamado.
O Chamado irresistível , ou vocação interna.
O
Espírito Santo, opera eficazmente naqueles que são escolhidos para
a vida eterna. É chamada vocação interna porque o Espírito age
silenciosamente dentro do coração incrédulo, para transformá-lo
em um crente. O Espírito Santo realiza uma obra de graça no pecador
e suave e docemente o convence a seguir a fé em Cristo. A mudança
interna operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na
verdade espiritual. Alguns dos eleitos resistem por mais tempo ao chamado,
porém outros creem de imediato, notamos que o Espírito opera de diferentes formas nos
corações. Pense em como Paulo foi convertido num processo de pouco mais de três
dias (Atos 22.1-16), já Ananias e Safira nunca chegaram a crer( Atos
5.1-10), e Cornélio foi convencido imediatamente após preleção de
Pedro (Atos 10.44) .
É
importante entender que o pecador transformado e iluminado pelo
Espírito volta-se espontaneamente para Cristo, como seu Senhor e
Salvador. Não é forçado ou arrastado, mas amorosamente submisso. Ela opera somente nos salvos e é
irresistível.
Por outro lado, a
chamada externa do evangelho não é irresistível, muitos a rejeitam
dia após dia.
Não
me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei,
para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que
tudo quanto em meu nome pedirdes ao
Pai ele vo-lo conceda.
João
15.16
Nosso Deus é tão gloriosamente irresistível!
Pense
agora em tão maravilhosa verdade!
Você
não escolheu nascer, você foi gerado no ventre da sua mãe e
trazido a existência de maneira incompreensível. Assim também,
silenciosa e eficazmente o Espírito traz um novo salvo à vida, sem
que o homem entenda como isso se deu. "De repente vejo a luz!
Estou vivo!"
O
que houve, o que aconteceu, se estávamos no escuro alguém acendeu a
luz. Se estávamos mortos em nossos delitos e pecados, alguém nos
deu a vida. Antes resistíamos a querer Deus, hoje o queremos mais do
que tudo. Como pode isso? Quem fez isso ?
Deus! Essa foi
uma intervenção sobrenatural!
João
Calvino diz desta intervenção que "não é violenta, de modo a
obrigar os homens pela força externa; mas ainda assim é um poderoso
impulso do Espírito Santo, que torna os homens dispostos que
anteriormente não estavam dispostos e relutantes".
John
Gill diz que: "Deus atrai o de pouca disposição, para o fazer
disposto: ele ilumina a compreensão, produz a vontade, dá um
coração de carne, docemente fascina pelo poder da sua graça, e faz
a alma se empenhar para vir a Cristo, e se dar por ele; ele puxa com
as cordas do amor. "
"Atrair,
embora suponha poder e influência, contudo, nem sempre coação e
força: a música atrai o ouvido, amor ao coração, e prazer à
mente."
Segundo
a Confissão de Fé de Westminster, Deus salva os crentes:
"iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de
compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os
seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando
as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo
que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira
que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua
graça".
Por
isso, chamamos de graça irresistível. É graça que opera sem
chances de falhar. É a graça que traz o que Deus quer que aconteça. Nós somos irresistivelmente atraídos para Cristo e por isso somos, transformados, remidos e salvos, para louvor da sua glória.
Fontes
João
Calvino . "João 6: 41-45" . Comentário sobre John . 1 .
John
Gill . "João 6:44" . Exposição de John Gill da Bíblia .
Confissão de Fé de Westminster
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