Pular para o conteúdo principal

Monergismo e a Glória de Deus




Monergismo significa na teologia cristã a doutrina de que o Espírito Santo atua no ser humano e propicia a conversão. 
Nessa concepção, o Espírito trabalha para efetivar a salvação dos indivíduos através da regeneração espiritual sem a cooperação do indivíduo. 

Monergismo (grego mono significado "um" e erg "trabalho" significado(teologia). Apenas um trabalha,   apenas um operando.  Deus faz sua obra e não pede permissão para ninguém, seu agir é soberano, em todo o tempo.  Esta obra é a construção do seu povo, sua Igreja, constituída  por gente como eu você, como bloquinhos, sempre  transformados pelo poder do Espírito Santo. Blocos e mais blocos sendo assentados na estrutura do seu infinito amor.

Em uma manifestação simplificada o monergismo afirma que a salvação emana toda ela  apenas de Deus, e Ele não usa nenhuma condição humana para aplicá-la. Essa visão, sustentada por grupos reformados e calvinistas, vê a salvação como a obra de Deus  do início ao fim. O Espírito é quem opera nos salvos, sua vontade perfeita, nos proporcionando receber a salvação pela fé no sacrifício de Jesus.
Em Seu tempo Ele trará os eleitos à fé e os salvará para sempre para o louvor da Sua graça gloriosa. 

Eu digo que o homem, antes de ser renovado para a nova criação do reino do Espírito, nada faz e não se esforça em preparar-se para aquela nova criação e reino, e quando é recriado, nada faz e nada procura para sua perseverança naquele reino ; mas somente o Espírito opera em nós duas bênçãos, regenerando-nos e preservando-nos quando regenerados, sem nós mesmos ...
Martinho Lutero  em  "Bondage of the Will"   



A fé no Deus vivo e em seu Filho Jesus Cristo é sempre o resultado do novo nascimento, e nunca pode existir senão no regenerado. Quem tem fé é um homem salvo.
Charles  Spurgeon em  "Faith and Regeneration"


Homens mortos em pecados. Mortos não entendem, não ouvem e não podem receber o evangelho da graça. A menos que Deus os transforme e os capacite, iluminando a pregação e convencendo sua mente. Esta doutrina está lastreada na Bíblia Sagrada. Vamos usar a apenas dois, dos muitos versículos que servem de base:


E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
Atos 16.14


Como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo
Efésios 4.5


Há outras referências em :
I Coríntios 1.9 
I Coríntios 1.24-26 
Gálatas 1.15 
I Tessalonicenses 2.12
II Tessalonicenses 2.14
I Pedro 5. 10 
I Pedro 2.9 
I Pedro 1.15 

Blocos e mais blocos sendo assentados na estrutura do seu infinito amor.Nada do que o homem faça pode tirar a glória que é somente de Deus e ele salva  a quem quer, para louvor de sua Majestade. O poder é dele e Ele assenta os blocos como  e onde desejar.  Cremos num Deus Soberano em tudo e sobre todos, somos monergistas.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores