Pular para o conteúdo principal

O Segredo, a lei da atração e o cristianismo


Que tal ficar rico, obter sucesso, ter filhos super saudáveis e obedientes, um casamento maravilhoso; acrescente aí fama, conquistas e tudo mais do que você achar valioso.  Agora pense bastante sobre isso, por bastante tempo, tenha  certeza de que você vai conquistar. 
Pensou?
Então aguarde convicto  que tudo isso irá acontecer em sua vida,  através apenas  da força deste pensamento.
Bom aí está o resumo da receita do sucesso, segundo australiana Rhonda Byrne, escritora do livro The Secret (O Segredo). O livro foi um estrondoso sucesso e o filme baseado neste livro popularizou ainda mais a teoria. 
Byrne,  diz que a realidade é determinada pelo pensamento, sendo  preciso  apenas pensar com insistência, acreditar e esperar,  para que as coisas maravilhosas começassem a acontecer. Esta é uma  crença de que pensamentos positivos ou negativos trazem experiências positivas ou negativas para a vida de uma pessoa.
Você ficou encucado com isso? Eu também  e  fui atrás dos estudos da física quântica e neurociência para entender como essa teoria poderia nos afetar,  atrás de comprovação de pesquisas sérias a este respeito. Eu também resolvi avaliar, pessoalmente, se haviam boas bases bíblicas para esta teoria.


Argumentando  pela Física 
Segundo esta teoria, vivemos num universo energético, cheio de vibrações, os pensamentos são magnéticos e emitem uma freqüência poderosa capaz de influenciar as pessoas e coisas à nossa volta. Essa energia faz com que o Universo reaja em nosso favor, para que alcancemos nossos objetivos.


Argumentando pela  Neurociência 
De acordo com esse raciocínio, quando você pensa positivo, atrai coisas positivas – o pensar negativo, atrai coisas negativas, esta seria a atração pela força do pensamento. O pensamento teria um poder em si mesmo para atrair coisas  para o indivíduo.

Argumentando pela  Bíblia
Existem também os que utilizam a Bíblia para corroborar a Lei da Atração, dizendo que as Escrituras Sagradas dão respaldo a teoria. Eles explicam que Jesus Cristo, há dois mil anos atrás, procurou ensinar às pessoas a criar a sua própria realidade utilizando o poder dos   pensamentos e das  emoções.  Jesus estava ensinando o povo a utilizar a Lei da Atração através da manifestação do seu desejo com o poder da sua mente, ou seja, da sua fé. Esse é, basicamente o argumento bíblico. Vamos aos textos mais utilizados para confirmar essa posição:

E tudo que pedirdes em oração, crendo já recebereis.
Mateus, 21.22

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida por seus pensamentos.
Provérbios, 4.23

Pois dizia essa mulher consigo mesma: Se eu conseguir apenas tocar em suas vestes, serei curada. Jesus virou-se para a mulher e disse: Alegre-se minha filha, vá em paz, sua fé te curou. E naquele momento a mulher se curou.
Mateus 9.21-22





As críticas da Ciência à Lei da Atração

Para muitos na comunidade científica, o conceito de Atração é difícil de acreditar. A revista Skeptical Inquirer (A Revista Para a Ciência e Razão)  criticou a falta de falseabilidade e testabilidade dessas alegações.

Leia o que diz  Ali Alousi, professor de física do Vanier College,  Montreal, Canadá
"Esta é a primeira vez que ouvi falar da Lei da Atração. Esses conceitos não estão na comunidade científica. A ciência lida com quantidades mensuráveis [ que você pode medir]. Ela tenta explicar o universo de maneira racional e mensurável. Você não pode justificar fé ou religião através da ciência. Não está em oposição; simplesmente não é mensurável."  
"Quanto ao poder do pensamento: as ondas cerebrais têm um sinal elétrico, mas saber se elas têm algum efeito fora do corpo é questionável",  

Não só Alousi, mas outros cientistas, como Adilson José da Silva, professor do Instituto de Física da USP,  batem nesta mesma tecla:
O pensamento como energia, como uma espécie de campo que age a distância, é algo que nunca foi comprovado cientificamente”.

Há também Dr. Ernesto Kemp, Pós-Doutor pela  Universidade de Roma II “Tor Vergata”, Itália, que diz: 
"A verdade é que, no cérebro humano, ocorrem estímulos elétricos o tempo todo. Os pulsos elétricos liberados durante as sinapses são tão fracos que a probabilidade de o campo eletromagnético que você está gerando com suas sinapses interagir com o de outras pessoas é nula."

O neurocientista Martin Cammarota, pesquisador do Centro de Memória da PUC de Porto Alegre explica que não temos controle total nem sobre nosso cérebro nem sobre o corpo: “O ser humano é uma soma de circunstâncias. Por mais que você pense positivo, seus níveis de colesterol no sangue não vão diminuir somente em conseqüência disso."




A Crítica da Bíblia à Lei da Atração.

Os ensinos da Lei da Atração são uma afronta explícita à doutrina bíblica. A Soberania de Deus e de sua Providência, são questionadas de maneira mais direta possível. Não é possível que o cristão genuíno abrace este tipo de ensino sem afastar-se do conhecimento de Deus revelado nas Escrituras. O crente começa acreditar que suas palavras e pensamentos tem poder para mudar a realidade a sua volta, já não é mais em Deus que ele crê, mas em si mesmo, e se tornou um verdadeiro incrédulo. Não sou eu quem determina o meu futuro, nem minha sorte, somente o Altíssimo pode determinar o meu destino. Não se pode confundir fé com lei da atração, pois ter   fé  é confiar em Deus e em suas promessas e não  poder para ser utilizado no que minha mente desejar.

Uma fé no nosso poder de controlar o Universo através do pensamento é uma fé em si mesmo, não uma fé em Deus.
Após esta explicação, vamos analisar os textos utilizados.



Explicação de Mateus  21.22


E tudo que pedirdes em oração, crendo já recebereis.
Mateus, 21.22

Nenhum versículo da Bíblia deve ser lido isoladamente. Para ser corretamente compreendido devemos comparar  a Palavra de Deus com a Palavra de Deus para descobrir o que ela está nos querendo dizer. Afinal, a Bíblia nunca se contradiz, mas se complementa. Leia  também estes outros  versículos:

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes 
em vossos deleites.
Tiago 4.3


E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 João 5.14 

Aqui Tiago e João nos deixam  bem claro que  posso pedir, com fé, e mesmo assim não receber, porque meu pedido foi egoísta ou porque estava em completo desacordo com a vontade de Deus. Isso nos auxilia a entender o que Mateus relata sobre o que Jesus havia dito antes.  A fé é primordial para receber algo de Deus através da oração, e que ela é o meio pelo qual Deus nos concede o que desejamos, desde que isso seja um pedido justo e baseado no amor e não no egoísmo e vaidade.





Explicação de Mateus  9.21-22


Pois dizia essa mulher consigo mesma: Se eu conseguir apenas tocar em suas vestes, serei curada. Jesus virou-se para a mulher e disse: Alegre-se minha filha, vá em paz, sua fé te curou. E naquele momento a mulher se curou.
Mateus 9.21-22


Aqui percebemos nitidamente o quanto Cristo valorizava a fé como elemento fundamental para a cura. O Filho de Deus determinou que as pessoas receberiam o sim de suas orações por meio da fé.  Aquela mulher tinha uma carência de saúde urgente e confiou em Cristo para suprir-lhe esta necessidade. Ela não saiu frustrada, pois aprouve a Jesus socorrê-la naquele mesmo instante. Não foi seu pensamento ou sua fé quem a curou, foi Cristo, por sua bondade.



Explicação de Provérbios 4.23


Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida por seus pensamentos.
Provérbios  4.23

Aqui está bem claro o sentido do texto, basta analisar com cuidado. O que o sábio nos ensina é que nossas decisões e nossos hábitos forjam nossa maneira de viver e que conduzem ou a caminhos bons ou caminhos ruins. Por exemplo, se eu for um fumante inveterado, é quase certo que estou plantando um câncer no pulmão ou na laringe. Se sou um sedentário estou plantando um infarto, se sou um estudioso e esforçado estou plantando um diploma ou um cargo de concurso público, se tenho vida de oração, estou plantando vida espiritual sadia, etc...

É na mente que nascem os desejos então é lá que deve ser travadas nossas maiores lutas. A crença de que pensamentos positivos ou negativos trazem experiências positivas ou negativas para a vida de uma pessoa é falsa e está baseada em misticismo e pseudociência. 

Pensar em coisas boas é ótimo, faz bem para nossa vida e nosso dia a dia, porém não da forma que ensina a Lei da Atração, ou seja, sem esperar que aconteçam como que por mágica em nossa vida. O pensamento bom está alicerçado pela Palavra de Deus. Coisas boas também dependem de esforço, trabalho e dedicação.




Fontes

Skeptical Inquirer 

Superinteressante - O pensamento positivo






Comentários

Thata. disse…
Tenho estudado sobre a Leia da Atração, a Mente, a Mente de Cristo, a vontade de Deus... e algo nao se encaixava... onde esta a soberania de Deus se podemos fazer tudo sozinhos?
E esse texto foi fundamental p eu chegar a conclusão q as leis universais existem, mas não andam segundo a nossa vontade, mas a do SOBERANO DEUS.
GRATA PELO ESTUDO!
Anônimo disse…
Muito boa leitura. Obrigado por compartilhar. Acredito que todo cristão genuíno ao conhecer algo do tipo, seja logo alertado sobre essas distrações que tentam nos colocar no centro, em vez de Cristo. Aliás, pesquisando a respeito, encontrei a nova modalidade (se é que posso chamar assim) de Igreja, que é O Novo Pensamento. "Estejamos apercebidos, que ninguém nos engane".
JOSE DOMINGOS disse…
A Bíblia é um livro de Sabedoria Milenar, com certeza a Lei da Atração que é uma lei Universal se encontra em suas páginas, assim como a Lei da Semeadura, excelente texto!
Anônimo disse…
Excelente artigo sobre o assunto, estarei compartilhando!Deus vos abençoe!
Anônimo disse…
A verdade que contra fatos não há argumentos e se tudo que as religiões ensinaram até hoje for mentiras? E se essa for a vontade de Deus que sejamos felizes e realizados, por isso Deus disse façamos o homem nossa imagem e semelhança, se este poder de atrair as coisas que pensamos é um poder que Deus compartilhou com a raça humana? Então vcs estão cegos achando que Deus escolhe no palito quem vai ser bem sucedido e quem vai sofrer.
Anônimo disse…
A Lei da atração é um fato, quer queiramos e a aceitemos, quer não.
Anônimo disse…
A lei da atracção enfatiza o pensarmos mais nos nossos desejos e necessidades
Do que em Deus, os humanos no jardim do eden
Fracassaram em defender a soberania de Deus por causa da aplicação desta lei, está mais do que claro qual é a verdadeira origem dessa lei.
Anônimo disse…
Obrigada por compartilhar esse conteúdo. Ajudou-me bastante.
Muito obrigado.


Que Cristo vos conceda sua graça.
Atenciosamente,
Vitor Germano da Silva Oliveira

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores