Pular para o conteúdo principal

Onde está sua dor? Salmos 119:143

Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os
 teus mandamentos são o meu prazer.
Salmos 119.143



Como estamos tratando de nossas dores?

Como lidamos como uma dor de cabeça torturante, tão comprometedora que não nos permite pensar em outra coisa senão na dor. Vamos na gaveta, pegar um analgésico, e tomá-lo. E se a dor for na garganta? Também um analgésico. Dor de estômago? Um antiácido. Há também os adeptos da medicina natural, talvez uma meditação, um chá de ervas, ou uma massagem terapêutica, especialmente para dores crônicas. A lista é grande quando se trata de opções para o alívio da  dor.

E é assim que estamos tratando nossas doenças. Queremos o alívio imediato do que nos aflige e pagamos certo preço por isso. A dor passou, mas e amanhã? A dor pode vir novamente, e depois de amanhã e depois , depois...

As dores se acumulam e os remédios também. A questão é que não tratamos a dor, apenas a aliviamos momentaneamente, o correto seria tratar a causa da dor e não apenas a dor em si.

E quando a dor é na alma? A dor na alma está agindo, incomodando, perseguindo, às vezes incapacitando as pessoas. É caracterizada por  uma aflitiva e constante agonia da alma.

Quais os sintomas desta dor? Irritação, aborrecimento, tensão muscular, dificuldade de controlar pensamentos, frustração. São sintomas de algo muito maior e muito mais profundo. Eu te afirmo com segurança: Tenha certeza de que Deus quer tratar isso.

O escritor deste salmo está em uma situação destas, situação de tormento da alma, a expressão que ele usa é de que "aflição e angústia se apoderaram de mim."Uma expressão de mais puro lamento e agonia. A dor tomou conta do salmista, ele está debilitado.

Ele passava por um momento de depressão, a dor o consumia. Não vamos tratar de sintomas médicos, vamos tratar de problemas espirituais. Hoje temos os psiquiatras para tratarem as disfunções biológicas que ocorrem no cérebro humano. Que os casos médicos diagnosticados sejam levados a eles.

Muitas vezes não se é de médico que precisa, mas de uma boa e sadia devoção ao Senhor. Na verdade sempre a piedade é proveitosa, até quando há doenças físicas. Deus sempre está presente seja qual for a dor.

Não é fácil sair da angústia quando ela se instala na alma, mas o primeiro passo é identificá-la corajosamente, ou seja, não adianta tentar dar outro nome ao que se está passando, se a dor é na alma, então assumamos. "Aflição e angústia se apoderam de mim" disse o salmista,. Que  julguem as pessoas, que falem o que quiser, eu estou abatido, eu preciso da graça!!!
Uma coisa apenas devolveria o prazer de viver ao salmista: A Palavra de Deus. Ela é fonte de graça!

Sim é preciso da graça para ultrapassar as camadas mais profundas do nosso embrutecimento natural e penetrar no mais interior do nosso ser. Lá onde só o Espírito Santo pode entrar, nenhum médico, nenhum cirurgião ou psiquiatra consegue alcançar, só Deus.

Ele entra através da sua bendita Palavra. É preciso beber das Escrituras, encher cada centímetro do nosso coração com as meditações da Palavra de Deus. Ela é uma fonte inesgotável de ânimo e vigor para a alma dolorida e cansada.

As feridas da alma, causadas pelo pecado e suas consequências, jamais serão curadas senão pelo poder de Deus e pela sua Palavra.

Somos todos seres humanos fracos e instáveis, temos emoções flutuantes, um dia estamos bem, no outro estamos péssimos, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. As fraquezas, as ansiedades, o pecado, tudo nos tenta e nos prova a fé.  A experiência da dor é algo que todos vamos ter, com maior ou menor frequência.

Nós devemos manter a fé firme em Deus, e nos aproximarmos dEle , mesmo quando as dores causadas por estas provas estejam cada vez mais sombrias. Sabemos que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10.13). Ele está conosco em todos os momentos, sempre.

O melhor remédio é confiar na graça de Deus, o melhor remédio é buscar alívio e conforto no Senhor, seja qual for a dureza da nossa aflição, seja qual for a nossa desgraça pessoal. Beba de Cristo, beba da graça.

Beba da Bíblia e sacie sua alma da bondade e da graça de Deus. Só assim sua dor na alma poderá ser finalmente curada. 

Publicado primeiramente em : 5 de fev de 2019




Comentários

Unknown disse…
Buscar ao Senhor Jesus é sempre um conforto e um refrigério. Glórias a Deus.
Exatamente. O nosso refrigério é o Senhor.
Thainá Oliveira disse…
Bom texto e um bom e importante tema.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Vivi uma das maiores dores que um ser humano possa suportar, a dor de separar fisicamente de alguém que amamos através da morte.E esse salmo nos versículos 49 50 e 143 DEUS trouxe um refrigério pra minha alma. Hoje, lendo esse texto, percebo que foi exatamente com a palavra do SR que fui totalmente curada.
Que Deus a conforte pela passagem deste difícil momento.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores