Pular para o conteúdo principal

A Paciência cristã . Tiago 5.7-11


 A Paciência é uma qualidade essencial para o verdadeiro cristão. 



Vamos ao conselho de Tiago.


Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.  
Tiago 5.7,8

Nós que estamos aguardando a vinda  do Senhor devemos aguardar com paciência. Ele virá, mas nós devemos esperar. Existe um tempo, que não nos pertence, ele é do Senhor. Este tempo passa na velocidade que Ele quer e nós devemos apenas aceitar: 
"Ok Senhor, eu não estou no comando, não posso entender tudo o que ocorre e no tempo que ocorre, obrigado por sempre fazer o melhor, no tempo mais adequado,  para minha vida."

Aceitar o controle do Senhor nos dará mais capacidade para esperar.




Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não 
sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 
Tiago 5.9

Percebam como é terrível a queixa e a reclamação. Deus abomina tal coisa, ele detesta os injuriosos e os que falam mal dos outros. E como fazemos isto tão prontamente! Estamos sempre prontos a perceber o quão falho e pecador é nosso irmão e  a nos impacientar com ele.  É perceptível  que pessoas impacientes são as primeiras a reclamar do seu próximo. Para elas quem tem razão é sempre o mais rápido, o mais apressado. Pessoas impacientes são vistas no ambiente de trabalho como mais assertivas, mais produtivas, mas isso não é verdade. Existem pessoas muito calmas e que são plenamente assertivas e bastante produtivas.  
Reclamar não faz de ninguém melhor, não torna você superior a ninguém. Pelo contrário, a Bíblia é clara, deixa-nos um mandamento: "não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados."



Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência 
os profetas que falaram em nome do Senhor. 
Tiago 5.10

Tiago estabelece o contraste com o versículo anterior. Aqui  os profetas são exemplos positivos, de pessoas que eram feridas e injustiçadas por falar  a verdade da parte de Deus. Nem por isso perdiam sua paciência, nem por isso desistiam do seu serviço sagrado. Eles foram exemplos de paciência para nós.



Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
 Tiago 5.11

 Outro exemplo de paciência foi Jó, um homem que perdeu tudo, bens, saúde e seus filhos. Estava arruinado, destruído, mas não perdeu sua paciência, embora  fosse instado para isso. Jó estava irado, estava confuso, mas ele não perdera a paciência e a prova disso era que ele não blasfemara contra Deus. 





A impaciência é uma destruidora de vidas, de lares e de relacionamentos. Alguns perdem a paciência às vezes, outros tem pouca paciência e outros não tem quase nada de paciência. Conviver com uma pessoa impaciente é um desafio bem desagradável. 

Como agem pessoas impacientes?

São pessoas intempestivas, ansiosas e estressadas, pessoas que não sabem descansar, não aprenderam  a entender o tempo do outro ou o tempo das coisas. 

A impaciência gera irritação,  aflição,  ira. Gera frustração, discórdia.  E traz malefícios à saúde do corpo:  É um fator de risco para a hipertensão, até mesmo entre jovens adultos.
É fator de risco também tomar decisões precipitadas e impensadas. Estas  decisões causam dor e mágoa nas pessoas  com quem convivem. Agir sem pensar, falar sem pensar, tudo isso é fruto da falta da capacidade de saber esperar. O impaciente  também pode ficar irritado quando outros falam, pois  não tem paciência para esperar a outra pessoa terminar de expressar suas ideias. Ele pode usar de todos os meios para "atalhar" uma conversa, cortar a vez de outros falar ou "fingir que está ouvindo" enquanto está apenas se  preparando para expor sua opinião. Ninguém quer amizade com pessoas assim. Isso acaba dificultando a convivência.
Você percebe que está  sendo impaciente, quando nota que está  intolerante com os outros, nota que vem repreendendo inúmeras atitudes de outras pessoas, que está ranzinza e mau-humorado.
A impaciência está ligada à pressa. Estamos vivendo numa era veloz que parece exigir que tenhamos sempre a máxima velocidade em tudo. A verdade é que ela não exige, somos nós que exigimos de nós mesmos e dos outros essa velocidade irracional.
 Para termos melhor qualidade de vida  é necessário que tiremos um pouco "o pé do acelerador" , respeitar o limite tanto do corpo quanto da cabeça. Cabeças velozes demais cansam e o cansaço gera más decisões e frustrações.
Além de desacelerar é bom mantermos uma agenda saudável, reservarmos certo tempo para as refeições, para uma boa leitura, para um descanso corporal durante o dia.  Uma agenda cheia demais faz com que não consigamos aproveitar a contento nossas atividades de interesse. Nem mesmo nossa vida profissional será tão produtiva se  ficarmos sempre desesperados e impacientes.
Deus quer que aprendamos a administrarmos o tempo, sem  impaciência, com sabedoria e consciência.





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores