Pular para o conteúdo principal

Timor Dei, a sabedoria verdadeira. Provérbios 9.10

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9.10



Timor Dei é uma expressão que veio do latim e significa Temor de Deus.
Timor Dei é um princípio, um caminho, uma resposta para todos os que buscam a sabedoria.  É um degrau que leva ao mais alto e profundo conhecimento que o homem pode adquirir nesta vida. Se alguém ignorar este degrau ficará desprovido de conhecimento verdadeiro.

A sabedoria é um bem precioso e muito importante, todos anseiam pela sabedoria, todos desejam ter um coração sábio e entendido para poder tomar decisões corretas e boas e agir com eficiência e prudência.

Quanto ela vale? Qual o valor exato do conhecimento? Se eu tivesse um milhão de dólares e não tivesse sabedoria , daria todo este valor por ela. Se tivesse 150 milhões daria por ela. Há relatos de esportistas e atores famosos que possuíram tanto ou mais que estes valores e perderam tudo por falta de sabedoria. Sabedoria vale mais do que qualquer dinheiro do mundo.

O que você não daria para ter sabedoria?

O escritor de Provérbios achou a sabedoria, dê uma lida no Livro de Provérbios para ver a quantidade abundante de conselhos sábios encontrados ali. Esta é uma prova de que ele achou de fato a sabedoria.

Ele nos dá a receita pronta, temer a Deus. Perceba que ele não nos escondeu a receita, não nos ocultou a fonte para que só ele fosse encontrado como o sábio da terra e fosse honrado por isso. Não, ele destacou a origem da fonte: Deus.

Jamais teria bom senso e sensatez um homem que ignora a vontade do Todo Poderoso, e age de acordo com sua própria racionalidade humana e caída. Este é um estúpido, cego e não entende nada da verdadeira sabedoria.

Sinônimos de sabedoria no dicionário:

Conhecimento, estudo, inteligência, entendimento, compreensão.


A verdadeira sabedoria está muito além desta definição do dicionário. Ela está no âmago, na essência de Deus e ele a distribui a quem lhe agradar. Há um tesouro de sapiência e instrução à disposição dos que temem a Deus, devemos pedir sempre que necessitemos.

É possível ter conhecimento e não ser sábio, ter erudição e não ser sábio, ter estudo e não ser sábio.  Este conhecimento que adquirimos pelo acúmulo de informações não é verdadeira sapiência. A verdadeira riqueza está em saber utilizar bem o conhecimento, seja pouco ou muito, que possuímos.

Jesus, em uma de suas parábolas, chama um fazendeiro de louco, que significa insensato, sem juízo, porque este ajuntou muitos bens para si, e não teve preocupação em fazer a vontade de Deus, enquanto vivo, e chegando a hora de sua morte não estava preparado para herdar a salvação de sua alma ( Lucas 12).  Este fazendeiro teve sucesso em seu empreendimento, foi sagaz e inteligente aos olhos humanos, mas foi insensato para com Deus.

Perceber quem é Deus é honrar a Deus.
O temor de Deus é um sentimento  muito forte, muito intenso, de que precisamos adorar e servir a Deus. É uma sensação de completa e alegre submissão aos divinos propósitos. 
Temer a Deus é prestar-lhe a devida honra e reverência. O Altíssimo possui santidade, justiça, poder e autoridade que, quando são compreendidos da maneira correta, nos fazem adorá-lo e reverenciá-lo com toda nossa alma e toda nossa devoção. Uma visão medíocre dos atributos de Deus nos torna irreverentes e insubmissos.

A verdadeira sabedoria é temer a Deus ao perceber corretamente quem ele é e seus atributos, pois o homem que baseia sua vida neste princípio jamais estará desamparado, jamais será surpreendido ou abalado, pois o Senhor sempre o conduzirá ao melhor caminho.



Sabedoria é Timor Dei, o Temor de Deus.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores