Pular para o conteúdo principal

O zelo contra o conformismo. Salmos 119:139


O meu zelo me consome, pois os meus adversários se esquecem 
das tuas palavras. 
Salmos 119.139
 

O que tem deixado você zeloso ultimamente? O que tem te inconformado? O que tem despertado sua consciência cristã?
Se nada, então terei de dar um bom motivo para tal.
Deus não nos chamou para a apatia, a indiferença, mas pelo contrário, devemos  ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5. 13,14).
O escritor do salmo 119 não ficava indiferente à maldade que o cercava. Ele clamava contra a impiedade dos seus inimigos.
Com certeza estes adversários do salmista não seriam  de nação estranha, pois somente aos hebreus fora dado o conhecimento da lei, portanto é somente de seus compatriotas ímpios de quem o salmista trata.

A expressão  "me consome" é muito forte  e nos traz a ideia de sofrimento, indignação e angústia, pois quando a vontade revelada de Deus é desprezada o coração do salmista se compunge. A palavra esquecer aqui traz a ideia de desprezo, de desvalorização. Os adversários desprezavam e se recusavam a dar ouvidos aos desígnios da Lei e era este desprezo que revoltava o salmista o deixando indignado. Ele era um dedicado conhecedor das Escrituras e conhecia seu enorme potencial para edificar, para transformar e para salvar. Ficava então perplexo diante de tal estupidez,  pois apesar de conhecerem não se dignavam a observar os divinos preceitos.  Ele não amava os adversários, porém o desprezo destes pela palavra de Deus não causava apenas dano para si mesmos, mas  para suas famílias e indiretamente para toda a sociedade, corrompendo-a  e isso entristecia o autor deste salmo.

Um verdadeiro salvo não pode ficar apático e  indiferente à corrupção da sociedade, enxergando nisso apenas um "sinal natural da depravação do ser humano".
Um crente com a mente de Cristo se indigna com a injustiça e a maldade, pois nosso Senhor se indignou várias vezes com a dureza do coração humano.

 Olhando-o ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem. Estende a mão. Estendeu-a, 
e a mão lhe foi restaurada. 
Marcos 3.5
  

Um cristão se condói com a aflição do outro e não se conforma com a corrupção da moral da nossa sociedade. Os fracos tem sido oprimidos. A Palavra de Deus está sendo negligenciada e nós não podemos ficar indiferentes à isso. Muitos na Igreja hoje são inoperantes na sua comunidade por não terem zelo nem paixão pelas Escrituras.

Com certeza o cristão não enxerga a sociedade como inimiga sua, mas sob a influência do adversário de nossas almas, Satanás. Sob esta influência nossa sociedade vai de mal a pior, reina a injustiça.
Inconformados com o sistema corrupto, somos chamados para fazer a diferença, com nossas atitudes e também com nossa reprovação aos pecados conhecidos. Não podemos aplaudir quando os homens abandonam a Palavra, nem mesmo ficarmos indiferentes a isso. Esse desinteresse seria pecado, pois estaríamos sendo coniventes com tais atitudes.

A ira contra a injustiça e contra a negligência à Palavra divina é bem vinda. Ela deve ser usada em prol de atitudes corretas para que oremos  rogando a intervenção divina em nossa sociedade. Esta ira recebe o nome de zelo. Nosso zelo pela Palavra deve ser constante e produtivo para que o mundo reconheça os filhos de Deus.
Que o zelo de Deus pela Palavra nos consuma e nos faça luzeiros no mundo para glória de Deus.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores