Pular para o conteúdo principal

O mistério oculto do cristianismo.



O cristianismo é claro e cristalino a quem desejar conhecê-lo. Apresenta um ensino simples e direto, para  que um camponês possa entender. Mas também tem suas partes complexas e profundas para que um estudioso passe uma vida inteira a estudá-lo sem nunca conseguir esgotar seus ensinos.

Porém, diferente das chamadas "religiões de mistério", onde o acesso ao conhecimento das práticas são reservadas aos iniciados, ou seja, pessoas que já estão dentro do sistema, 
a doutrina cristã,  não é  oculta ou misteriosa, escondida para que os " homens simples" não  tenham acesso a ela.

A Bíblia, é a regra de fé e prática por excelência e está disponível a todos, em todos os lugares. Não há ritual ou procedimento escondido que não se possa fazer menção clara, transparente e acessível.  As práticas litúrgicas , como o Batismo e  a Santa Ceia são de caráter público, sendo que qualquer pessoa da comunidade pode assistir, mesmo não se assumindo como cristão. O Deus dos cristãos é um Soberano que se revela, que se mostra, e que não deseja ficar escondido em cerimônias ou reuniões secretas.

Deus sempre quis fazer-se conhecido aos homens através da fé, e para isso levantou um povo na terra, Israel, para fazê-lo conhecido entre as nações. Deus separa Abraão, o pai da fé, para dele fazer um povo escolhido e especial, que conheceria mais profundamente o Senhor. Além de conhecer, seu estilo de vida deveria ser totalmente diferente, santificado, para glória de Deus e testemunho das nações.

Este povo falhou miseravelmente. Foi idólatra, teimoso e desobediente,  desonrando o nome do Altíssimo entre os povos. E aí  que surge o mistério, algo com o qual os judeus jamais haviam sonhado ou imaginado.
Nosso Deus escolheu um novo modo de manifestar sua glória ao mundo, e este processo de escolha foi planejado desde a antiguidade, desde antes da fundação do mundo. Eis um enigma impenetrável, insondável e surpreendente. Na verdade Deus fez pasmar  até mesmo Satanás com esta revelação.

Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo para restaurar a humanidade a Deus e trazer a revelação completa e perfeita do Altíssimo. Nasceu, morreu e ressuscitou para trazer perdão aos pecadores. Cristo foi o mistério revelado de Deus.

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Colossenses 1.26


O Criador sabia que depois do povo israelita surgiria um povo diferente, formado por pessoas do mundo todo, e que estas pessoas carregariam o seu grandioso nome por todo mundo espalhando e proclamando Cristo Salvador e o Evangelho da Reconciliação.

O Altíssimo revelou seu plano, um projeto que estava sendo pacientemente guardado dentro da Trindade Santíssima. Deste mistério surgiu outro, ou seja, a fundação de um novo grupo de pessoas, separadas e regeneradas pelo Espírito Santo para fazerem parte da Igreja.

A Igreja é formada por salvos em Cristo que estão sendo preparados e santificados para fazerem o nome do Senhor Deus conhecido entre as nações.

Desde então  convite para fazer parte deste povo é estendido para todos os povos e nações, a mensagem de redenção em Jesus está sendo anunciada, agora não só a judeus, mas a todos os gentios.

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, 
esperança da glória;
Colossenses 1.27

Mais um mistério decorrente deste é que agora o próprio Deus, dispensando os templos construídos pelo homem (como o antigo Templo de Salomão), agora  habita cheio de glória, poder e majestade, dentro da própria  humanidade regenerada. Cada um dos membros da Igreja tem Deus morando dentro de si, consolando, exortando e ensinando, dia após dia até que mais um dos grandes mistérios revelados se cumpra, qual seja: o Grande Dia da Sua Vinda, no qual seremos transformados, tendo então corpos semelhantes ao próprio Senhor Jesus na ressurreição. É isso que significa "Cristo em vós, esperança da glória".

Não são todos que, ouvindo esta mensagem, acreditam e recebem a Cristo como seu Senhor e Salvador, mas somente os eleitos. Sabemos que muitos rejeitarão esta oferta de salvação , sendo por isso reprovados e designados para a perdição eterna. Este é um mistério que, mesmo sendo revelado, nem todos aceitam, nem todos compreendem a profundeza da graça envolvida nisso. Essa compreensão se dá mediante a fé que é um dom de Deus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2.8

Não há mais nada para revelar, estamos completos. O Altíssimo nos abasteceu de tudo do que precisávamos. Estamos seguros e confiantes de que nada mais carecemos. Todas as promessas já foram cumpridas em Cristo. Nós, que fizemos parte da Igreja, dos eleitos em Cristo, devemos nos regozijar e alegrar por fazer parte do grupo que conhece, entende e recebe este mistério outrora oculto do cristianismo.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores