Pular para o conteúdo principal

Graça Comum. Chuva para todos. Tiago 1.17



Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 
Tiago 1.17

Uma comida saborosa, um prato muito bem feito por uma cozinheira :  graça Comum. Uma Catedral grandiosa, imponente,  gótica, maravilha da arquitetura medieval:   Graça Comum. Uma pintura  extremamente bela, de cores bem escolhidas, detalhes harmoniosos, sombras delicadas, fruto da mente aguçada do artista: Graça Comum. Um jovem que ergue-se para dar seu assento para a um idoso no ônibus: Graça Comum. Tudo que você puder imaginar de bom, valioso, grandioso, bem feito, bem pensado, toda bondade, todo amor, toda beleza, em resumo: tudo que traz luz e que vem da luz, tudo isso é Graça Comum. Vamos ver  do que trata essa graça.

A doutrina da Graça comum ensina que Deus concede sua graça  a toda humanidade, em sua soberania. Chamamos comum porque seus benefícios se estendem a todos os seres humanos sem distinção. 


Para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5.45

A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23), isso significa que o Altíssimo, que não pode tolerar o pecado, afastou de si o ser humano,  para que não usufruísse da sua presença bendita. Assim Adão e Eva, estavam fadados a ter de cumprir a punição eterna, ou seja, a humanidade  recém criada deveria ser fulminada ali,  ( Gênesis 3) logo depois do pecado. Sabemos que o pecado gera a morte então qual o motivo deles não morrerem imediatamente?

O motivo é a  graça de Deus. O Senhor em sua incomensurável bondade susteve os efeitos devastadores da queda, para que não destruíssem imediatamente o homem e a mulher.  O Altíssimo susteve sua ira justa e santa para que toda a criação não fosse esmagada imediata e irremediavelmente. Desde então o homem não vive, mas sobrevive através da graça comum de Deus. Deus mantém os efeitos do pecado sob  rígido controle para que seja possível haver  civilização, sociedade e cultura.

Desta forma o Senhor também  limita as pessoas para que não sejam tão más   corruptas e malignas quanto poderiam ser.   A Graça comum  permite que haja coisas boas ainda entre os seres humanos corrompidos, ela permite que tenha bondade, beleza e harmonia nas coisas realizadas pela humanidade. A  natureza  está se deteriorando lenta e progressivamente , como efeito da queda.Essa corrupção relativamente lenta é devida a boa vontade de Deus que impede que ela degenere rapidamente e impeça toda a vida na terra.

Em relação aos homens, o Senhor distribui talentos  artísticos, musicais,  administrativos, relacionais, relativos a criatividade, a criticidade, relativos à organização entre outros. Toda capacidade intelectiva e interativa dos seres humanos provém de Deus. Os talentos atléticos  também provém da imensa bondade divina.  A capacidade de fazer o bem, de amar, de comunicar sentimentos também provém de Deus. Tudo é Graça Comum.


A Graça Comum distingui-se da Graça Salvadora, na medida em que a primeira é distribuída indistintamente para todos em alguma medida. Já a graça salvadora é destinada a alguns, aqueles que farão parte do povo de Deus, os eleitos em Cristo.

É necessário que entendermos que não existe dois tipos de graça, mas apenas um, sendo que o Senhor a utiliza para diversos propósitos, conforme sua soberana vontade. A diferenciação entre comum e salvadora é apenas entre o modo de atuação de cada uma. A graça comum tem o papel, indispensável, de suster a escalada do pecado da humanidade e permitir que o homem possa viver uma vida  com. Como já afirmamos, a graça comum alcança todos os homens, sem exceção..


Entendemos, deste modo, que mesmo aqueles que estão longe do Senhor, vivendo na impiedade são ainda alvos da graça comum e por isso, devem tributar a Deus seus dons e talentos recebidos, bem como qualquer boa ação que tenham praticado.



Diante de tudo isso percebemos que sem Deus o ser humano nada pode ser, fazer ou sentir que seja bom ou digno de méritos. Desta forma devemos sempre elevar seu coração em gratidão ao Senhor por todas as coisas boas com que nos tem outorgado através da Graça Comum.  

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores