Pular para o conteúdo principal

O que é União hipostática?




União hipostática (também conhecida como união mística ou dupla natureza de Cristo) é a doutrina clássica da cristologia ( estudo da natureza e da pessoa de Cristo)  que afirma ter Jesus Cristo duas naturezas, sendo homem e Deus ao mesmo tempo.

União Hipostática é um termo que vem  do grego hipóstasis, que significa pessoa ou essência. Portanto a união é uma união pessoal.   Há na Bíblia inúmeras passagens que confirmam a divindade de Cristo, mas existem tantos outras   que confirmam sua humanidade. 
O mistério da Encarnação não se pode explicar de maneira completa e perfeita, exige de nós mais capacidade  do que possuímos. A doutrina  bíblica   da encarnação do Verbo ensina  que Deus fez-se homem (João 1.14; I Timóteo 3.16),  baseado no fato de que na Bíblia  Jesus é descrito como vindo em carne (I João 4.1-2).

Sobre a divindade de Cristo temos que fazer referência ao texto clássico de Colossenses.


 Porque nele habita corporalmente toda a
plenitude da divindade; 
Colossenses 2.9


Cristo, perfeitamente homem e também perfeitamente Deus. O assunto parece bem difícil, e de fato o é.  Isso significa que podemos expressar muito bem o que  ocorre , mas não conseguimos explicar como ocorre. Nossa mente é pequena para tanta informação. Temos que ir com muita calma, comendo pelas beiradas.
É como uma criança de 6 anos que pergunta ao mecânico como funciona o carro. O mecânico dirá, a fim de ser compreensível , que  a gasolina chega no motor, ali ela “queima”    e faz o motor girar as rodas , que fazem o carro andar. Aí o mecânico oferece ao menino uma explicação simples e superficial, mas que já serve ao menino, que deseja uma explicação. 




A Bíblia afirma que em Jesus coexistiu a natureza divina e humana.  A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade   se fez homem,  e disso surge uma realidade inédita, o  Deus e o homem Jesus. Nesta união nem a humanidade nem a divindade desaparecem, nem mesmo se transformam em algo diferente. Deus era Deus infinito, Eterno e Onipotente em Jesus. E Jesus era homem de carne e osso, com dores, fome, sede e cansaço como qualquer ser humano. E isso concomitantemente.
Vamos ler dois textos que deixam isso bem claro, eles estão no Evangelho de João.

No início era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo 
era Deus”
João 1.1

 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
João 1.14

Aí vemos como Jesus podia ser homem e Deus ao mesmo tempo.  Mas o porque usamos o termo União Hipostática?

P = Deus Pai         ES = Espírito Santo       F= Deus Filho

As duas naturezas de Jesus,   são inseparáveis. Jesus é  100% Deus e 100% homem, duas naturezas distintas em uma Pessoa. As naturezas não se confundem, não perdem suas características. Jesus não era um "super homem". Sofria, sentia dores, medo, raiva e frustração, mas sabia lidar com tudo isso.  Jesus  vivia com as limitações de humanidade (João 4.6; 19.28).  Jesus atmbém era Deus, e como tal, onipotente, onisciente e onipresente. Ele tinha duas naturezas, mas só uma pessoa ou personalidade.
 
Para que isso se desse, era preciso que houvesse um esvaziamento provisório da sua divindade, em relação à sua Glória. Era Deus sem exercer os direitos divinos.  O esvaziamento de Cristo gera outro post, que  trata da Kenosis de Cristo, ou seja , seu esvaziamento. Para mais explicações sobre, clique em KENOSIS.


Comentários

F. Luís disse…
Parabéns excelente texto!

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores