Pular para o conteúdo principal

Onde guardar uma obra de arte. Salmo 119.129


Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.  Salmo 119.129



Vejam que livro maravilhoso:  A Bíblia.  
Por que ele  é maravilhoso?

O cuidado que tem o artista quando vai escolher as tintas que ele usará no seu próximo quadro. O detalhismo com que o alfaiate separa os tecidos para fazer um traje de gala. O esmero do  músico ao escolher  os acordes e arranjos que vai usar para produzir sua boa música. Nada disso se compara com  o cuidado e  zelo que o Senhor teve ao escolher as palavras que iam nos instruir e nos educar  para a vida eterna. Ele se preocupou com cada milímetro do texto,  usou homens especialmente designados e chamados para esta função  e preparou os detalhes para a preservação  do texto sagrado.
Estamos diante não de uma obra prima da escrita, mas de uma galeria inteira, uma exposição de arte. A Bíblia é joia rara que nenhum texto meramente humano consegue igualar em estilo e linguagem. Sua eloquência e figuras de linguagem tornam o texto extremamente rico, tanto nas partes de prosa, quanto nas  de poesia. São  palavras escolhidas para mexer com nossas emoções e instruir nosso intelecto.
Porém, não são estas qualidades literárias que tornam este livro maravilhoso. Ele é maravilhoso pois fala ao coração e muda nossas estruturas. Ele é maravilhoso pois são as sentenças que o próprio Senhor do Universo determinou para estarem gravadas em nossas consciências. 
É claro que para que este livro maravilhoso tenha plenamente efeito na vida de alguém é necessário que ele seja aplicado no dia a dia. E para aplicá-lo ele deve estar num lugar acessível. O lugar mais acessível é nosso coração, ou seja, nossa memória.
O salmista desejava guardar estas palavras maravilhosas dentro do seu coração, preservá-las como um colecionador de arte preserva seus quadros, com total segurança  para que não se perdessem nem fossem roubados.

Onde o salmista  poderia guardar a lei de um modo seguro? Onde ele jamais temeria ser roubado?
Um ladrão pode roubar sua casa, pode roubar sua carteira e, na pior das hipóteses pode roubar até mesmo suas roupas. Ele pode roubar tudo de você, mas não pode roubar suas memórias, seu conhecimento e suas lembranças. 
É na mente mesmo que a Palavra deve ser guardada, num lugar seguro e acessível, afinal ela é nosso maior tesouro e a maior fonte de conhecimento que jamais o homem conheceu e jamais conhecerá outro.

O valor de uma Bíblia na Idade Média  era muito alto. Seu preço estava na casa dos milhares e somente  nobres com muitas propriedades poderiam adquirir  um exemplar.
Isto porque um livro requeria grande quantidade de pergaminho  e o pergaminho era um material caro e custoso de se obter.  O preço final aumentava bastante também devido ao valor da cópia, pois  a confecção de livros tomava tempo. Os bons copistas trabalhavam lentamente (por volta de duas folhas e meia por dia). Em um ano, um bom copista produzia apenas cinco livros de duzentas folhas.  Uma Bíblia com milhares de páginas estendia este   trabalho por anos.
Hoje, porém, muitos meios tornam possível o acesso rápido e fácil  ao texto bíblico. Ela pode ser encontrada em computadores, gravações de áudio e na página impressa.  
Apesar disso, esta obra de arte não diminui seu valor por ser menos rara, pelo contrário, a sabedoria e beleza continuam nela, fazendo-a brilhar cada vez mais através dos séculos.

Estas  maravilhosas instruções devem ser bem guardadas para que sejam corretamente aplicadas, quando preciso, às nossas vidas.
Guarde bem este maravilhoso tesouro, com cuidado e com zelo.  

Onde você está guardando a Palavra de Deus?




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores